27/06/2011

Mulheres na Física

Na última Escola Jorge André Swieca de Partículas e Campos o Comitê Organizador abriu espaço para a iniciativa de uma visitante estrangeira e incluiu uma sessão “Women in Physics” no evento. Aberta a homens e mulheres, a sessão contou com uma exposição da visitante, experiente docente de Princeton, seguida de colocação dos presentes.

Além do conteúdo em si que foi discutido, esse tipo de abertura é essencial para que possamos trazer à comunidade todos os talentos em Física disponíveis no país. É fato que há uma minoria de mulheres em Física, comparado ao número de homens. Por exemplo, nesta Escola havia cerca de 12% de mulheres – um índice que estimo ser mais ou menos mesmo nos últimos 20 anos em que tenho acompanhado os eventos da SBF.

A fala da professora de Princeton incluiu duas questões que ela tem pesquisado nos últimos anos:
1) Quantas mulheres obtêm o doutorado em Física? e
2) Quantas das doutoras em Física efetivamente permanecem pesquisando na área? São questões motivadoras que podem servir de ponto de partida para reflexões.

Sei que há esse tipo de preocupação na comunidade brasileira mas não localizei ainda um movimento organizado no sentido de, por exemplo, fomentar a participação feminina nos cursos de graduação ou discutir as necessidades especiais das pesquisdoras diante da maternidade. Talvez a ideia de uma seção “Mulheres na Física” em todos os eventos da SBF seja uma possibilidade nesse sentido. Deixo aqui como minha sugestão.

Parabéns ao Comitê da Escola de Partículas e Campos pela oportunidade dada à reflexão sobre o tema.

Nadja S. Magalhães
Física da Universidade Federal de São Paulo

A Escola de Verão Jorge André Swieca de Partículas e Campos é um evento tradicional no calendário da Física no Brasil e acontece a cada dois anos. É direcionado aos estudantes de pós-graduação, pós-doutores e jovens doutores da área da física de altas energia, teoria de campos, cosmologia. A primeira semana da Escola é dedicada a cursos introdutórios que preparam os alunos para os cursos mais avançados oferecidos na segunda semana.

Meninas, vamos estudar Física. Acessei o Google Imagens para ilustrar esse post com o verbete mulheres na Física e só apareceu fotos de mulheres fazendo exercício físico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário