03/07/2011

Quando a ciência inspira a arte


No início de 2011, Pipilotti Rist visitou o CERN para descobrir como a ciência poderia fornecer-lhe uma fonte de inspiração para sua arte. Pipilotti que é uma artista eclética, sempre à procura de uma fonte de inspiração original, é quase tão apaixonada pela Física quanto pela sua arte.
Pipilotti Rist (seu verdadeiro nome é Elisabeth Charlotte Rist), que é bem conhecido no mundo da arte internacional por seus vídeos altamente coloridos e criativos, visitou o CERN pela primeira vez na terça-feira 18 janeiro de 2011. A visita representou uma viagem ao passado, já que ela originalmente estudou física antes de se tornar interessada em prosseguir na carreira artística e passar a desenvolver suas habilidades na Academia de Artes Aplicadas de Viena. Para conhecer o CERN e suas atividades, Ariane Koek, que é responsável pela nova política cultural da instituição, levou Pipilotti Rist em uma visita a ATLAS e Isolda*. "Essa visita simboliza o objetivo da nova política cultural do CERN, que é permitir que a arte e a ciência coabitem dentro da Organização. É uma maneira excelente para artistas e cientistas trocar informações e para os artistas obterem inspiração para seu trabalho", sublinha Ariane. Para saber se o espírito do CERN deixou sua marca no trabalho Pipilotti Rist, teremos de aguardar suas futuras criações.

* ATLAS é um detector de partículas que tem por finalidade detectar o bóson de Higgs, partículas supersimétricas (SUSY) que são preditas pela teoria mas ainda não foram detectadas experimentalmente.

ISOLDA, sigla em inglês de On-Line Isotope Mass Separator (Separador de isótopos em linha) é um experimento que tem por objetivo o estudo das estrutura do núcleo atômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário