13/06/2012

Conheça a mais alta tecnologia do mundo: o LHC

Galera do Liceu,
Organizei esse vídeo para que possamos conhecer o Grande Colisor de Partículas, o LHC.
Gostaria muito que todos vocês assistissem.
YOUTUBE

Conversaremos sobre o vídeo nas próximas semanas.
Se quiser, comente aqui o que achou, o que entendeu e o que não.

Sobre o trabalho, não esqueça de colocar nome, número e turma.

33 comentários:

  1. Muito legal este Colisor de Partículas, já tinha visto ele no Discovery, acho muito legal tudo isto. Sonho em ser Astrofísico. =)
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. professor,gostei muito do vídeo que o senhor postou,parabéns,está muito interessante.
    sabrina,1007.

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha visto falar sobre na Discovery, cheguei até ficr com um pé atras. Será que era possivel mesmo?? Achei muito bacana...

    Gabriela Coelho
    T:3004

    ResponderExcluir
  4. Ta ai o trabalho Turma:3002 N°:24

    LHC

    Um acelerador de partículas, com o objetivo de simular o grande Big Bang, que deu origem ao nosso universo, mas claro, uma simulação de menor escala, apenas para estudos.
    Um enorme mecanismo com 5 etapas distintas, com o objetivo de eletrizar e aumentar a velocidade dos prótons, conseqüentemente aumentando sua massa para provocar a colisão “destes”. Uma simulação onde prótons passam a possuir 99,9% da velocidade da luz, 25 vezes mais peso em movimento do que em repouso e carregados o suficientemente eletricamente, encontram-se em sua quinta etapa, onde são analisadas suas colisões sendo necessárias as seguintes etapas e processos:
    Um cilindro de gás Hidrogênio ejeta suas partículas em um cano (primeira etapa) onde os elétrons são retirados, mantendo apenas o núcleo do hidrogênio, os prótons, que são acelerados através de um campo elétrico, dando início ao acelerador de partículas. Logo os prótons seguem ao segundo estagio onde são divididos em 4 anéis onde eles estão a 1/3 da velocidade da luz. São acelerados e comprimidos por campos elétricos pulsantes e poderosos eletroímãs que dão fim ao segundo estágio.
    No terceiro estágio são separados 2 grupos de prótons que percorrem em 1,2s uma circunferência de 128 metros, alcançando em pouco tempo 99,9% da velocidade da luz, o máximo que prótons conseguem atingir de velocidade exercendo um aumento da massa através da energia excedente. Prótons com 25giga elétrovolts, 25 vezes mais pesados do que quando encontram-se em repouso. Energizados o suficiente para o quarto estágio, estes prótons são levados a 450giga elétrovolts onde em pouco tempo são levados ao último estagio, o grande colisor de partículas com uma circunferência de 27km onde as partículas são separadas em dois grupos em que cada um é transportado para um tubo diferente de forma que um grupo circula em sentido horário e o outro em sentido anti-horário.
    Estes tubos encontram-se em 4 cavidades nas quais ocorrem as colisões de prótons simulando até então o magnífico Big Bang.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi professor, ta ai o trabalho sobre o vídeo! =)
    Taís Schmidt (31), [3002].

    O LHC (Grande Colisor de Hádrons) mesmo parecendo pequeno e insignificante é o maior acelerador de partículas e o que tem a maior energia existente do mundo. Ele se localiza em um túnel, bem como a 175 metros abaixo do nível do solo na fronteira franco-suíça. O seu principal objetivo é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço, entre outras coisas. Começa assim: os átomos de hidrogênio do cilindro se introduzem dentro de um acelerador linear onde os elétrons são retirados e ficam só os hidrogênios, que viram prótons por causa da carga positiva e então são acelerados por um campo elétrico, para que assim eles possam começar a fazer parte de colisões de ultra alta energia, iguais as do Big bang. Os prótons logo em seguida seguem e são divididos em quatro anéis e ficam com 1/3 da velocidade da luz. E então vira uma simulação onde prótons passam a possuir 99,9% da velocidade da luz e por causa da energia adicionada o seu peso aumenta, porque já que não conseguem ficar mais rápidos, ficam mais pesados, então como sua velocidade fica em 25 giga elétron-volts, eles ficam 25 vezes mais pesados e então eles vão para o quarto estágio, o SSP um grande anel projetado para recolher esses prótons e os leva para 450 giga eléton-volts, e enfim esses prótons são lançados ao LHC que adiciona mais energia a cada próton que a velocidade fica tão próxima a da luz que eles passam em volta do anel 11 mil vezes por segundo, até que seu estado fica perfeito e se consegue similar a momentos após o Big Bang.

    ResponderExcluir
  7. Aí professor, o trabalho. rs
    Josiane Siqueira (18) - 3002

    O LHC por menor que pareça ele marca o inicio do maior e mais potente acelerador de partículas do mundo. Ele tem como objetivo fazer uma demonstração do Bing Bang que foi a origem do universo.
    O LHC tenta fazer a simulação através de 5 etapas: Primeira etapa: O cilindro de gás hidrogênio é introduzido com uma taxa de controle acurada dentro da câmara do acelerador, onde os elétrons são retirados para deixar apenas os núcleos de hidrogênios, onde se transformam em prótons pelas cargas positivas, que podem ser acelerados por um campo elétrico para que façam parte de colisões de ultra-alto energia. Segunda etapa: Os prótons se dividem em 4 anéis que estão a 1/3 da velocidade da luz, para poder acelerar os anéis o campo elétrico passa a ser pulsante e eletroímãs são usados para dobrar a velocidade em volta do circulo. Já na terceira etapa eles são separados em 2 grupos de prótons, os grupos circulam em 1,2 segundos alcançando 99,9% da velocidade da luz onde a energia adicionada se manifesta na forma de um aumento de massa dos prótons, como eles não podem ficar mais rápidos, ficam mais pesados, dessa forma sua velocidade fica em 25 giga elétrons-volts, os prótons ficam 25 vezes mais pesados do que quando estavam em repouso. Quarta etapa: O SSP um anel gigante projetado para aceitar prótons com tamanha energia que leva até 450 giga elétrons-volts e em um curto tempo os grupos de prótons estarão com energia o bastante para que na quinta etapa sejam lançados aos LHC onde no fundo da terra com uma profundidade de 27km existem dois tubos onde circulam em sentidos diferentes. O LHC adiciona mais energia a cada próton que já estão tão perto da luz que eles dão a volta no anel mais de 11 mil vezes por segundo até que consiga fazer a simulação minutos após o incrível Bing Bang.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ta ai o trabalho, professor :D
    Letícia Bender, 23, 3002

    O LHC é um acelerador de partículas que tem como objetivo simular o Big Bang. Ele é um grande mecanismo formado por 5 etapas diferentes. Primeira etapa: é constituída da introdução dos átomos de hidrogênio do cilindro dentro a câmara do acelerador linear, onde os elétrons são retirados e restam, apenas, os núcleos do hidrogênio e, após isso, se transformam em prótons para que possam ser acelerados por um campo elétrico. Segunda etapa: assim que os prótons saem do acelerador eles ficam a 1/3 da velocidade da luz e estão prontos para entrar no “buster”. Para intensificar a velocidade do feixe, eles são divididos em 4 grupos, um em cada anel do “buster”. Nesse estágio, a aceleração linear é bastante alta, por isso o “buster” é de forma circular e possui 157m de circunferência. Para acelerar os grupos, o campo elétrico passa a ser pulsante, imas exercem força nos prótons que passam em ângulos retos por eles e eletro-imas são usados para aumentar os feixes nos círculos, com isso, os prótons atingem 91,6% da velocidade da luz e são comprimidos para aproximá-los. Terceira etapa: os prótons são separados em 2 grupos que circulam em 1,2s alcançando 99,9% da velocidade da luz. Nesse ponto, os prótons não podem ficar mais velozes, então a energia adicionada se manifesta na massa, tornando-os mais pesados e agora eles estão 25 vezes mais pesados do que quando estavam em repouso. Quarta etapa: os prótons são canalizados ao SSP, um anel de 7 km de circunferência projetado para aceitar prótons com essa energia e os leva a 450 giga eletro-volts. Quinta etapa: em pouco tempo, os prótons estão com energia suficiente para serem lançados na orbita do LHC, que, com uma circunferência de 27km, possui dois tubos a vácuo contendo prótons que circulam em sentidos diferentes. Estes tubos possuem 4 cavidades nas quais os prótons, que estão circulando em sentidos opostos se colidem, simulando assim, o Big Bang.

    ResponderExcluir
  10. Professor, coloquei aqui. Não se esquece de me dar os pontos hein... HAHA' Espero que goste ;)

    Nome:Guilherme Curcio. Número: 16. Turma:3002

    O LHC é um pequeno acelerador de partículas . Ele tem o objetivo de simular uma pequena demonstração do Big-Bang e explicar a origem da massa das partículas elementares. Ele e constituído por 5 partes. Primeiro é introduzido átomos de Hidrogenio em um acelerador linear, onde ficam apenas os núcleos de hidrogênio, que são acelerados por um campo elétrico. E quando ele sai do Linac 2 ele fica a 1/3 da velocidade da luz. Depois ele entra em um buster onde é dividido em 4 grupos, e são acelerados por um campo elétrico pulsante, e imas fazem uma força nos prótons . O buster, acelera os prótons em 91,6% da velocidade da luz e comprimem para que fiquem mais juntos um a outro. Passam para uma outra fase onde os grupos circulam em 1,2 segundo chegando a 99,9% da velocidade da luz. A energia adicionada se manifesta na forma de um aumento na massa dos prótons assim ficando mais pesados, logo, mais rápidos e a energia deles são aumentadas. E chegam ao SSP que levam ate 450gb de eletrovolts e assim são energizados suficiente para serem lançados ao LHC. Existem dois tubos a vácuos que contem feixes de protons que viajam em sentidos opostos. Assim um tubo a vácuo injeta prótons que circulam em sentido horário e outro que injetam no sentido anti-horario. Assim se cruzam em 4 cavidades que podem se colidir e são detectados quando se chocam, formando um MINI Big-Bang.

    ResponderExcluir
  11. Professor!
    Enviei o meu trabalho para o seu e-mail do Terra.
    (lafer.ferraz) Correto?

    ResponderExcluir
  12. NOME= DAIANA DE ANDRADE FARIAS N°6 TURMA=3002
    O Trabalho
    LHC
    É UM ACELERADOR DE PARTICULA,ELE MARCA O INICIO DO MAIOR E DO MAIS POTENTE ACELERADOR DO MUNDO, ELE TEM COMO OBJETIVO SIMULAR O BIG BANG E EXPLICAR A MASSA DAS PARTICULAS ELEMENTARES.
    OS ATOMOS DE HIDROGENIO INTRODUZIDOS COM UMA TAXA DE CONTROLE APURADO,DENTRO DA CÂMARA COMEÇA DO ACELADOR LINEAR.
    ONDE OS ELETRONS SAO RETIRADOS PARA APENAS OS NUCLEOS DE HIDROGENIO, OS PROTONS COM CARGA POSITIVA PODEM SER ACELERADO POR UM CAMPO ELETRICO.
    IMAS EXERCEM UMA FORÇA NOS PROTONS QUE PASSAM EM ANGULOS RETOS.
    SÃO 5 ETAPAS COM O OBJETIVO DE ELETRIZAR E AUMENTAR A VELOCIDADE DOS PROTONS.NA ACELERAÇÃO INICIAL FAZ COM QUE O LINAC 2 SEJA COMPARADO COM O 1° ESTAGIO DE UM FOGUETE.
    QUANDO O GRUPO DE PROTONS SAIR DO LINAC 2 ELE ESTARA 1/3 DA VELOCIDADE DA LUZ, ELE VAI ESTAR PRONTO PARA ESTAR NO 'BUSTER' OU O 2 ESTAGIO DO FOGUETE, O BUSTER É CIRCULAR COM 157 METROS DE CIRCUNFERENCIA.
    NO 3 ESTAGIO:OS PROTONS SAO SEPARADOS EM 2 GRUPOS QUE CIRCULAM EM 1,2S ALCANÇANDO 99,9% DA VELOCIDADE DA LUZ.
    NO 4 ESTAGIO: os prótons são canalizados ao SSP, um anel de 7 km de circunferência projetado para aceitar prótons com essa energia e os leva a 450 giga eletro-volts.
    NO 5 ESTAGIO:
    em pouco tempo, os prótons estão com energia suficiente para serem lançados na orbita do LHC, que, com uma circunferência de 27km, possui dois tubos a vácuo contendo prótons que circulam em sentidos diferentes.
    O BUSTER ACELERA OS PROTONS ATE 96,1% DA VELOCIDADE DA LUZ
    EXISTEM 2 TUBOS A VACO NO LHC CONTENDO FEIXES DE PROTONS QUE VIAJAM EM SENTIDOS OPOSTOS.
    IMAS EXERCEM UMA FORÇA NOS PROTONS QUE PASSAM EM ANGULOS RETOS.

    ResponderExcluir
  13. Ai Professor o trabalho. :P
    Júlia Doffini nº19 T: 3002


    O LHC mesmo pequeno ele é o acelerador de partículas,que como objetivo é simular o BIG BANG.Para essa simulação ocorrer é formado em 5 etapas diferente. PRIMEIRA ETAPA:dentro da câmara linear é construida a introdução dos átomos de hidrogênio que se transforma em prótons para que seja acelerado por um campo eletrico. SEGUNDA ETAPA:os prótons ao sair do acelerador eles ficam a 1/3 da velocidade da luz e estão prontos para entrar no buster.Os prótons são divididos em 4 grupos para intensificar a velocidade do feixe.A aceleração linear é muito alta,por isso,o buster é de forma circular e tem 157m de circunferência.Para acelerar os grupos,imas exercem força sobre os prótons que passam em ângulos reto e eletro-imas que são usados para aumentar os feixes nos circulos,assim os prótons atingem 91,6% da velocidade da luz e são comprimidos para se aproximare. TERCEIRA ETAPA:são separados em 2 grupos que circulam ate alcançar 99,9% da velocidade da luz.Os prótons não tem como ficarem mais rápidos,entao a energia adicionada se manifesta em massa,que ficam mais pesadas e estão 25 vezes mais pesadas de quando estavam em repouso. QUARTA ETAPA:os prótons são canalizados em um anel de 7km de circunferência projetado para aceitar os prótons com esse energia e leva-los a 450 eletro-volts. QUINTA ETAPA:os prótons já estã com energia suficiente para serem lançados ao LHC, que com circunferência de 27km, tem 2 tubos a vácuo onde os prótons circulam em sentidos opostos que se colidem ocorrendo a simulação do BIG BANG.0

    ResponderExcluir
  14. Ana Clara Vieira Satyro - 1003



    O LHC é o maior e mais potente colisor de hádrons q se localiza na fronteira da Suíça com a França, um dos seus principais objetivos é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço.
    No seu processo os atomos de hidrogênio são injetados em um tubo e é retirado os eletróns e os protóns são introduzidos nesse tubo e são acelerados através de um campo elétrico,esses protóns são divididos em 4 anéis de colisão e são acelerados em um campo elétrico pulsante onde imãs exercem uma força aos protóns, dai eles começam a passar em ângulos retos. Logo depois eles chegam ao ponto de transição, onde a energia é adicionada no campo pulsante e não pode mais se converter devido ao aumento de velocidade ,os protóns são lançados em um gigantesco colisor no fundo da terra com um circunferência de 27 km,onde existe 2 tubos onde os protóns são separados e cada um é transportado para um tubo diferente onde esses protóns circulam de forma diferente um para direita e outro para esquerda,devido a um lançador que sincroniza os grupos que já estão circulando dentro dos tubos com os que chegam, depois de um tempo devido a tanta velocidade eles passam a ficar 7 mil vezes mais pesados do que quando estavam em repouso,quando eles chegam a esse ponto já estão prontos para colidir,o imã muda eles de direção para um curso de colisão,a energia que os protóns colidirão é tão potente q é capaz de reproduzir um estado parecido como foi alguns minutos após o Big Bang.

    ResponderExcluir
  15. Deise dos Santos Costa-Turma:1003
    N:6
    O LHC é o maior acelerador de partículas, e o maior de energia existente no mundo.Está em um túneo de 27 quilomêtro de circuferência e serve para acelerar os prótons a velocidades maiores de 91,6% da velocidade da luz.E com isso els querem reproduzir o que aconteceu minutos depois do big bang.
    Ao contrário dos demais aceleradores de partículas, a colisão será entre prótons , e não entre prótons e elétrons. O LHC irá acelerar os feixes de prótons até atingirem 7 TeV (assim, a energia total de colisão entre dois prótons será de 14 TeV) e depois fá-los-á colidir em quatro pontos distintos.
    Possui um túnel a 100 metros ao menos debaixo da terra na fronteira da França com a Suíça, onde os prótons serão acelerados no anel de colisão.

    Conclusão:
    É de grande importância para todos, pois o LHC tem a capacidade de tirar muitas duvidas sobre o universo em si e como ele funciona.

    Se hoje nós vivemos uma vida cheia de facilidades como celulares, transportes, telecomunicações, energia, internet e etc.., nós devemos tudo isso a uma parcela mínima da humanidade, talvez uns 3%, que são os cientistas. Os outros 97% são as pessoas que poderiam estar vivendo de uma forma ainda bem primitiva, não fosse aqueles 3% (cientistas)..
    A importância dessas pesquisas, vale lembrar que todos esses bens tecnológicos que adoramos, só foram possíveis a partir de pesquisas. O LHC está em busca de uma partícula chamada Bóson de Higs responsável pela origem da matéria. Se o acelerador encontrar essa partícula, será a prova de que o que os cientistas pensam está certo.

    Blibliografia:
    http://www.youtube.com/watch?v=RAO1PU88ufY&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  16. Thayná Müller de Oliveira - Turma: 1003 - Número: 35

    LHC está localizado na Europa, na fronteira da Suíça com a França, em um túnel submerso a 100 metros de profundidade.
    O objetivo do experimento é recriar as interações da natureza física no momento em que o universo foi criado, durante o Big-Bang. Amplificadores são usados para fornecer ondas de rádio que são projetadas dentro de estruturas repercussivas conhecidas como cavidades de frequências de rádio. Exatamente 1232 ímãs bipolares supercondutores de 35 toneladas e quinze metros de comprimento agem sobre as transferências de energias dentro do LHC.
    Dentro do túnel 2 protóns giram em direções opostas, a uma velocidade próxima a velocidade da luz e, de pouco a pouco vão se aproximando. Ao se chocarem, o Big-Bang pode ser recriado. Os prótons Giram em um tubo a vacúo em forma circular.

    Conclusão : O LHC pode ser útil pois ajuda a descobrir a origem do universo e os seres que que nele habitam , porém pode ser perigoso para a terra e seus habitantes.

    ResponderExcluir
  17. tai professor T:1004 N°:18 Nome:Matheus da Silveira Santos

    Large Hadron Collider - LHC
    Sua forma é circular, com um perímetro de 27 quilômetros. Ao contrário dos demais aceleradores de partículas, a colisão será entre prótons português brasileiro ou protões português europeu, e não entre pósitrons e elétrons (como no LEP), entre prótons e antiprótons (como no Tevatron) ou entre elétrons português brasileiro ou electrões português europeu e prótons (como em HERA)
    Sua forma é circular, com um perímetro de 27 quilômetros. Ao contrário dos demais aceleradores de partículas, a colisão será entre prótons português brasileiro ou protões português europeu, e não entre pósitrons e elétrons (como no LEP), entre prótons e antiprótons (como no Tevatron) ou entre elétrons português brasileiro ou electrões português europeu e prótons (como em HERA). O LHC irá acelerar os feixes de prótons até atingirem sete TeV (assim, a energia total de colisão entre dois prótons será de 14 TeV) e depois fá-los-á colidir em quatro pontos distintos. A luminosidade nominal instantânea é 1034 cm-2s-1, a que corresponde uma luminosidade integrada igual a 100 fb-1 por ano. Com esta energia e luminosidade espera-se observar o bóson de Higgs e assim confirmar o modelo padrão das partículas elementares.

    Sua construção e entrada em funcionamento foi alvo de um filme da BBC sobre um possível fim do mundo, e tem gerado uma enorme polêmica na Europa.

    Constituição do LHC
    Possui um túnel a 100 metros ao menos debaixo da terra na fronteira da França com a Suíça, onde os prótons serão acelerados no anel de colisão que tem cerca de 8,6 km de diâmetro.

    Amplificadores serão usados para fornecer ondas de rádio que são projetadas dentro de estruturas repercussivas conhecidas como cavidades de freqüência de rádio. Exatamente 1232 ímãs bipolares supercondutores de 35 toneladas e quinze metros de comprimento agirão sobre as transferências de energias dentro do LHC.

    Os detectores de partículas ATLAS, ALICE, CMS e LHCb, que monitoram os resultados das colisões, possuem mais ou menos o tamanho de prédios de cinco andares (entre 10 e 25 metros de altura) e 12 500 toneladas. O LHC custou cerca de 3 mil milhões de euros ao contribuinte europeu.

    Objetivos:
    Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço, entre outras coisas. Uma dessas experiências envolve a partícula bóson de Higgs. Caso a teoria dos campos de Higgs estiver correta, ela será descoberta pelo LHC. Procura-se também a existência da super simetria. Experiências que investigam a massa e a fraqueza da gravidade serão um equipamento toroidal do LHC e CMS ("Solenóide de múon compacto"). Elas irão envolver aproximadamente 2 mil físicos de 35 países e dois laboratórios autónomos ? o JINR (Joint Institute for Nuclear Research) e o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire).

    As experiências por meio do LHC devem permitir descobrir várias partículas dotadas de todas as cargas de energia e exercendo as mesmas interações que as partículas do Modelo Padrão conhecidas.

    ResponderExcluir
  18. Nome: Letícia Cristine da s. Belo.
    Turma: 2003
    N°: 16

    Pelo o que eu entendi, o LHC (Large Hadron Collider, em português, Grande Colisor de Hadróns) , o maior acelerador de partículas do mundo, é um enorme túnel subterrâneo, no qual, as partículas são jogadas, e passam por varias etapas que aumenta, não só a sua velocidade que chega muito perto a da luz, como também o seu peso, até chegar realmente a esse túnel , onde um grupo de partículas é lançado em uma direção, enquanto outro é lançado na direção oposta, e que ao se chocarem criam uma energia muito grande. Os cientistas o criaram para fazer essa simulação, e assim, descobrir o que realmente aconteceu no Big-Bang, e poder comprovar a origem do universo.

    ResponderExcluir
  19. Nome:Carolina dos Santos Ferreira
    Turma:1001
    N°: 09

    Professor a música é contagiante.. hahaha

    LHC

    O Large Hadron Collider ou LHC (Grande Colisionador de Hadrões) é o maior acelerador de partículas do mundo construído até hoje, e está localizado no CERN.

    O CERN (Conseil Européen pour La Recherche Nucléaire) é o Laboratório Europeu de Física de Partículas,

    Seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas, tanto de prótons a uma energia de 7 Tev (1,12 microjoules) por partícula, ou núcleos de chumbo a energia de 574 TeV (92,0 microjoules) por núcleo. O laboratório localiza-se em um túnel de 27 km de circunferência, bem como a 175 metros abaixo do nível do solo na fronteira franco-suíça, próximo a Genebra, Suíça.
    Possui um túnel a 100 metros ao menos debaixo da terra na fronteira da França com a Suíça onde os prótons serão acelerados no anel de colisão que tem cerca de 8,6 km de diâmetro.
    Amplificadores serão usados para fornecer ondas de rádio que são projetadas dentro de estruturas repercussivas conhecidas como cavidadesde freqüência de rádio. Exatamente 1232 ímãs bipolares supercondutoresde 35 toneladas e quinze metros de comprimento agirão sobre as transferências de energias dentro do LHC.
    Os detectores de partículas ATLAS, ALICE, CMS e LHCb, que monitoram os resultados das colisões, possuem mais ou menos o tamanho de prédios de cinco andares (entre 10 e 25 metros de altura) e 12 500 toneladas. O LHC custou cerca de três bilhões de euros ao contribuinte europeu.

    Concluí: O LHP analisa e vê para onde foi a anti-matéria.

    ResponderExcluir
  20. Nome:Thamires Germana Milagres n°:33 Turma :1001

    o Large Hadron Collider (LHC) é um experimento científico que tentará reproduzir uma situação molecular e microespacial semelhante a que ocorreu após o estouro do Big Bang
    Nos colisores as partículas são aceleradas dentro de um campo eletromagnético até atingirem altos níveis energéticos, e depois são colididas com outras partículas de matéria. Quando os feixes de partículas vão viajando dentro do anel de colisão eles são aceleradas pelos campos elétricos, sendo assim os campos elétricos são proporcionais a energia das partículas, quanto maior o campo elétrico maior será a energia da partícula, essas partículas absorvem parte da energia da onda de rádio a medida que circulam nas cavidades de colisão, para que os feixes de partículas passem pelas câmeras a vácuo varias vezes, elas precisam ser circulares.É preciso bombardear dois feixes de partículas um dentro do outro, para assim obter uma enorme quantidade de energia, pois as partículas aniquilam umas as outras, liberando uma energia tão alta que pode ser convertida em partículas pesadas.

    ResponderExcluir
  21. Nome: Andréia Mendes Tavares
    Turma: 2003
    N°: 2

    O LHC (Grande Colisor de Hádrons) é o maior acelerador de partículas do mundo construído até hoje, e está localizado no CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas, situado perto de Genebra, Suiça). Os aceleradores de partículas foram inventados na década de 1920 como uma ferramenta para a investigação em física. Por fora, parecem grandes túneis, e podem ter vários quilômetros de extensão. Dentro deles, partículas como prótons, elétrons, pósitrons, anti-prótons e diferentes tipos de íons são acelerados a velocidades próximas das da luz, utilizando-se campos electromagnéticos para esse efeito. O único requisito para acelerar partículas é o de que estas tenham carga elétrica e vivam o tempo suficiente para poderem ainda ser úteis.

    ResponderExcluir
  22. Nome : Lucas Stutzel Nº: 15 Turma: 2004

    O LHC ((Large Hadron Collider) é o experimento mais arrojado do mundo, uma tentativa de responder porque estamos aqui. As dimensões do LHC são muito vastas, locaziza-se a 100 metros abaixo do nivel do mar, em um tunel de 27 km de circunferencia. A maior ambição dos cientistas responsaveis pelo LHC é descobrir o que aconteceu no Big-Bang.
    Prótons são lançados ao tunel em direções opostas depois de um grande processo, no qual esses protons chegam a velocidades proximas a da luz, o choque entre elas tenta recriar condições de momentos antes do surgimento do universo.
    Para registar tudo o que acontece no tunel, foram criados super computadores.
    Existem muitas criticas ao LHC, mas isso não desanima os cientias de saber como tudo aconteceu.

    ResponderExcluir
  23. Nome: Andreza Costa de Araujo
    Nº: 2
    Turma: 1005


    LHC do tempo

    O LHC- (Large Hadron Collider), além de ser o maior experimento científico do mundo, pode se tornar também a primeira máquina capaz de fazer a matéria viajar de volta no tempo.Isto se Tom Weiler e Chui Man Ho estiverem corretos.Os dois físicos da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, acabam de propor a ideia em um artigo ainda não aceito para publicação, enviado para o repositório arXiv."Nossa teoria é um tiro de longa distância," admite Weiler. "Mas ela não viola nenhuma lei da física e nem qualquer restrição experimental.

    Partículas de Higgs-Um dos maiores objetivos do LHC é encontrar o bóson de Higgs, uma partícula hipotética da qual os físicos lançam mão para explicar porque partículas como os prótons, nêutrons e elétrons possuem massa.Se o Grande Colisor de Hádrons realmente conseguir produzir essa que é chamada a "partícula de Deus", alguns físicos acreditam que ele irá criar também uma segunda partícula, o singleto de Higgs.Segundo a proposta de Weiler e Ho, esses singletos teriam a capacidade de saltar para uma quinta dimensão, onde eles poderiam se mover para frente e para trás no tempo, retornando depois para nossa dimensão, mas reaparecendo no futuro ou no passado.

    Comunicação com o passado e com o futuro-"Uma das coisas mais atrativas dessa abordagem da viagem no tempo é que ela evita todos os grandes paradoxos," diz Weiler.Na verdade, a abordagem evita os passageiros mais problemáticos na viagem. Como somente partículas com características tão especiais poderiam viajar no tempo, ninguém poderia retornar ao passado e matar algum antecessor, eliminando a possibilidade da própria existência."Entretanto, se os cientistas puderem controlar a produção dos singletos de Higgs, eles poderão enviar mensagens para o passado ou para o futuro," propõe WeilerTestar a teoria, segundo os físicos, será fácil: bastará observar se o LHC produz os singletos de Higgs e se os produtos do seu decaimento começam a surgir espontaneamente.Neste caso, garantem eles, isso indicará que esses produtos estão sendo gerados por partículas que viajaram de volta no tempo para reaparecer antes da ocorrência das colisões que as originaram.
    Teoria-M- A proposta é baseada na Teoria-M, que tem a pretensão de ser uma "teoria de tudo".A Teoria-M requer a existência de 10 ou 11 dimensões, em vez das quatro que nos são familiares (as três espaciais mais o tempo). Isso levou à sugestão de que nosso Universo pode ser uma membrana - ou "brana" - quadridimensional flutuando em um espaço-tempo multidimensional, chamado de "O Todo" (Bulk).Segundo essa "visão de mundo", os blocos fundamentais do nosso Universo estão permanentemente presos à sua brana, o que os impede de viajar para outras dimensões.Mas pode haver exceções - a gravidade, por exemplo, seria uma força tão fraca porque ela se difunde por outras dimensões. Outra possível exceção seria o singleto de Higgs, que responde à gravidade, mas a nenhuma das outras forças básicas.

    Viajar mais rápido do que a luz-E a ideia vai além: se os neutrinos estéreis pegarem atalhos por outras dimensões, do ponto de vista da nossa dimensão eles poderiam viajar em velocidades mais altas do que a velocidade da luz.De acordo com a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, há certas condições nas quais viajar mais rápido do que a velocidade da luz é equivalente a viajar de volta no tempo - foi aí, segundo os dois físicos, que eles entraram no especulativo campo das viagens no tempo.Especulações que, por enquanto, estão rendendo bem no mundo da ficção científica. Os recentes Teoria Final, de Mark Alpert, e A Máquina do Tempo Acidental, de Joe Haldeman, amparam-se na ideia dos neutrinos viajantes no tempo.

    ResponderExcluir
  24. NOME:Amanda Vieira
    N°: 2
    TURMA : 2004

    LHC


    O LHC (Grande Colisor de Hádrons) é o maior acelerador de partículas do mundo construído até hoje, e está localizado no CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas, situado perto de Genebra, Suiça). Constituição do LHC
    Possui um túnel a 100 metros ao menos debaixo da terra na fronteira da França com a Suíça, onde os prótons serão acelerados no anel de colisão que tem cerca de 8,6 km de diâmetro. Os aceleradores de partículas foram inventados na década de 1920 como uma ferramenta para a investigação em física As dimensões do LHC são muito vastas, localiza-se a 100 metros abaixo do nível do mar, em um túnel de 27 km de circunferência. A maior ambição dos cientistas responsáveis pelo LHC é descobrir o que aconteceu no Big-Bang.Os detectores de partículas ATLAS, ALICE, CMS e LHC , que monitoram os resultados das colisões, possuem mais ou menos o tamanho de prédios de cinco andares (entre 10 e 25 metros de altura) e 12 500 toneladas. O LHC custou cerca de três bilhões de euros ao contribuinte europeu. Amplificadores serão usados para fornecer ondas de rádio que são projetadas dentro de estruturas repercussivas conhecidas como cavidades de freqüência de rádio. Exatamente 1232 ímãs bipolares supercondutores de 35 toneladas e quinze metros de comprimento agirão sobre as transferências de energias dentro do LHC.

    ResponderExcluir
  25. Dayane Balter N°:8 turma:2004
    LHC
    Por mas insignificante que o cilindro de hidrogênio pareça ele marca o inicio maior e mas potente acelerador de partículas do mundo terminando no espetacular e grande collider de hádrons
    O lhc precisa de hidrogênio para funcionar a potencia de aceleração da partículas por que os elétrons são retirados para deixar apenas as núcleos de hidrogênio esses são os prótons com cargas positivas que podem ser acelerados por um campo elétrico a jornada desses prótons para que façam parte de colusões de ultra alta energia similares a que seguiram ao big bang pode começar agora. Essa aceleração ao inicial faz com que um grande foguete quando esse grupo de prótons sair do linaque2 ele estará a um terço da velocidade da luz ele esta pronto para entrar no bus ter ou segundo estagio do foguete para maximizar a intensidade do feche o grupo é dividido em quatro um para cada anel do bus ter a aceleração linear nesse ponto é impraticável por isso o bus ter é circular com 157 m de circunferência para acelerar os grupos como eles circulam repetidamente o campo elétrico passa a ser pulsante exercem uma força nos prótons que passam em ângulos retos em sua direção de movimento elétrons imas poderosos são usados para dobrar os feches em volta dos círculos o bus ter acelera os prótons até 91,6% da velocidade da luz, e comprime-os para que fiquem mas próximos um dos outros combinando os grupos dos quatro anéis terceiro ponto do foguete uma vez que alcançam a velocidade da luz eles não podem mas aumentar o velocidade então ficam mas pesados 25 elétrons volts .
    Esses círculos de prótons ficam a maior quantidade em cima das montanhas de jura frança e suíça no fundo da terra circunferência de 27 km existem 2 tubos a vacu de lhc que contem 2 feches de prótons que viajam em sentidos diferente a circunferência injeta prótons que funcionam em sentido horário mas também injeta prótons que funcionam em sentido anti-horário em lugares do cubo os prótons se encontram e forma colisões.

    ResponderExcluir
  26. Nome:Philippe Carius Stumpf de Moraes
    n°:23 turma:2003

    LHC

    O O LHC (Grande Colisor de Hádrons) é o maior acelerador de partículas do mundo construído na atualidade.Possui um túnel a 100 metros ao menos debaixo da terra na fronteira da França com a Suíça, onde os prótons serão acelerados no anel de colisão que tem cerca de 8,6 km de diâmetro.Um dos objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares.

    O LHC acelera os feixes de prótons até atingirem 7 TeV (assim, a energia total de colisão entre dois prótons será de 14 TeV) e depois fara os feixes de prótons se colidirem em quatro pontos distintos.

    ResponderExcluir
  27. Nome: Wallace do Amaral Faustino dos Santos
    nº33 t: 2003


    LHC:


    Um cilindro de gás de nitrogênio por mais insignificante que seja, é o inicio de um dos maiores e mais potente do mudo.
    As partículas de hidrogênio são armazenadas dentro da câmara do acelerador linear, ou seja, o linac 2. Onde são retirados os elétrons e ficam os núcleos de hidrogênio, ou melhor dizendo, os prótons com carga positiva que são aceleradas pelo um campo elétrico. Essa aceleração pode ser explicada como um lançamento de foguete que é o linac 2 entra no segundo estágio do foguete.
    Essas partículas saem do linac 2 na velocidade e depois é preciso dividir em 4 grupos em áreas redondas e podem ser acelerados basta ficar pulsando com uma carga elétrica e com a ajuda de um imã esse grupos chegam a uma velocidade de 91,6% da luz e depois combinamos os tubos as partículas se dividem em dois grupos e conseguem alcançar 99,9% da velocidade da luz.
    O LHC acelera os feixes de prótons até atingirem 7 TeV,assim energia da colisão é de 14 TeV.E depois fara os feixes de prótons se colidirem em quatro pontos distintos.

    ResponderExcluir
  28. Nome: Pedro Johan da Fonseca Borré n°- 22
    Turma: 2003

    LHC

    O equipamento consiste no maior acelerador de partículas que existe no mundo, sendo também o que possui maior potencial energético investido. A função principal do acelerador é a obtenção de informações sobre colisões entre pequenos feixes de partículas.
    O acelerador de partículas tem forma de círculo e apresenta um perímetro de 27 km.
    Dentro da estrutura existem atmosferas repercussivas que possuem amplificadores responsáveis pela emissão de ondas de rádio e transmissão dos dados.

    ResponderExcluir
  29. nome:Tatiane de paula Costa n°27 turma:2004

    O LHC é um pequeno acelerador de partículas . Ele tem o objetivo de simular uma pequena demonstração do Big-Bang e explicar a origem da massa das partículas elementares. Ele e constituído por 5 partes.
    Primeiro é introduzido átomos de Hidrogenio em um acelerador linear, onde ficam apenas os núcleos de hidrogênio, que são acelerados por um campo elétrico. E quando ele sai do Linac 2 ele fica a 1/3 da velocidade da luz. Depois ele entra em um buster onde é dividido em 4 grupos, e são acelerados por um campo elétrico pulsante, e imas fazem uma força nos prótons .
    o buster é de forma circular e tem 157m de circunferência.Para acelerar os grupos,imas exercem força sobre os prótons que passam em ângulos reto e eletro-imas que são usados para aumentar os feixes nos circulos,assim os prótons atingem 91,6% da velocidade da luz e são comprimidos para se aproximar. São separados em 2 grupos que circulam ate alcançar 99,9% da velocidade da luz.Os prótons não tem como ficarem mais rápidos,entao a energia adicionada se manifesta em massa,que ficam mais pesadas e estão 25 vezes mais pesadas de quando estavam em repouso. Os prótons são canalizados em um anel de 7km de circunferência projetado para aceitar os prótons com esse energia e leva-los a 450 eletro-volts. Os prótons já estã com energia suficiente para serem lançados ao LHC, que com circunferência de 27km, tem 2 tubos a vácuo onde os prótons circulam em sentidos opostos que se colidem ocorrendo a simulação do BIG BANG.0

    ResponderExcluir
  30. Nome:Gabriel Matheus T.Rodrigues Nº6
    turma:2003

    O LHC(Grande Colisor de Hádrons)é o maior acelerador de partículas do mundo construído na atualidade. localizado no CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas, situado perto de Genebra, Suiça)Constituição do LHC.
    Possui um túnel a 100 metros ao menos debaixo da terra na fronteira da França com a Suíça, onde os prótons serão acelerados no anel de colisão que tem cerca de 8,6 km de diâmetro, A maior ambição dos cientistas responsáveis pelo LHC é descobrir o que aconteceu no Big-Bang.Os detectores de partículas ATLAS, ALICE, CMS e LHC , que monitoram os resultados das colisões, possuem mais ou menos o tamanho de prédios de cinco andares (entre 10 e 25 metros de altura) e 12 500 toneladas. O LHC custou cerca de três bilhões de euros ao contribuinte europeu. Amplificadores serão usados para fornecer ondas de rádio que são projetadas dentro de estruturas repercussivas conhecidas como cavidades de freqüência de rádio. Exatamente 1232 ímãs bipolares supercondutores de 35 toneladas e quinze metros de comprimento agirão sobre as transferências de energias dentro do LHC.

    ResponderExcluir