27/06/2012

Cientistas propõem olimpíada do conhecimento paralela à Olimpíada de 2016


A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciência (ABC) propuseram ao Governo Federal promover paralelamente aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, uma olimpíada internacional do conhecimento com competições em diversas disciplinas (astronomia, matemática, física, química, biologia, por exemplo) e em diferentes níveis de ensino.
"A ideia é envolver as escolas em um processo de difusão do conhecimento", explicou a presidente da SBPC, Helena Nader. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (25/06), em Brasília, dando início ao diálogo com as instituições organizadoras das distintas modalidades de olimpíadas. A previsão inicial é que o anúncio oficial da iniciativa ocorra durante o Fórum Mundial da Ciência, marcado para novembro de 2013, no Brasil.

Helena quer que, desde o ensino fundamental, os estudantes se inspirem nos cientistas bem como nos esportistas. "Como é que faz para que o jovem deseje não só ser igual ao Neymar, mas também queira subir ao pódio porque fez uma prova sensacional de matemática, português ou ciências?", questionou. Para ela, a olimpíada do conhecimento pode ser um grande estímulo para a aprendizagem e até para a carreira científica.

A proposta dos cientistas foi bem recebida pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, que reúnem os organizadores das diversas olimpíadas que se realizam periodicamente no Brasil, tais como as de Matemática, da Língua Portuguesa e de Astronomia e Astrofísica.

Além de uma olimpíada do conhecimento, a SBPC e a ABC propuseram uma olimpíada de inovação e empreendedorismo e que sejam instalados museus de ciências nos estádios de futebol em construção ou reforma para a copa de 2014. "Podemos ensinar Física com o movimento dos atletas; ou ensinar Química e Biologia com a contração dos músculos", sugeriu Helena.
(Com informações da Agência Brasil e Ascom do MCTI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário