26/06/2011

Engenharia Física


Ao longo desses anos, venho assistindo a alunos que se apaixonam pela Física. Alguns chegam a dizer que vão se tornar professores da matéria; outros, ainda que muito interessados, pensam em carreiras afins, talvez por entenderem a “dureza” do Magistério.

Há poucos dias, presenciei uma transformação no mínimo interessante: um aluno do 2º ano do Ensino Médio do Liceu, Gabriel, havia me mandado um email dizendo de sua vontade em cursar a licenciatura em Física. Para quem não sabe, esse é o caminho para se tornar professor. Ele dizia: Professor, sinceramente, não me importo de ter que trabalhar nem que sejam nos 3 turnos pra ganhar um salário mínimo que for, mas eu quero fazer Física pelo prazer, pela diversão, quero fazer como um hobbie, e a vida é isso, não adianta fazer Medicina só pra ganhar dinheiro, eu tenho que fazer o que eu gosto, o que eu me identifico, e sinceramente, Física, eu não sei cara, é difícil explicar, mas sou simplesmente apaixonado por física, eu me apaixonei perdidamente...

Dias depois, Gabriel me aparece dizendo que já sabe o que vai fazer: Engenharia Física. Trouxe-me um resumo sobre a carreira tirado de um site sobre profissões.

Mesmo que ele se torne um engenheiro Físico, é bem possível que acabe numa sala de aula, pois professores já nascem com esse destino. De qualquer forma, a Engenharia Física é uma ótima opção para quem aprendeu a gostar de Física mas não quer enfrentar o grande desafio de ser professor.

O curso de Engenharia Física já existe, com esse nome, há algumas décadas em muitas das mais renomadas universidades dos países do hemisfério norte, como Cornell, Berkeley, Stanford, Moscou e Grenoble. Na América Latina, entretanto, este curso ainda não está disponível. Assim, estamos propondo criar um cursopioneiro no âmbito continental que, sem dúvidas, trará enormes benefícios para o nosso Departamento de Física e para a própria UFSCar. Mas, sem lugar a dúvidas, o beneficiário final será o próprio Brasil, pois estaremos formando engenheiros altamente capacitados e atualizados, que serão capazes de enfrentar o enorme desafio científico e tecnológico que, com toda certeza, nos depara o novo milênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário