06/04/2013

Provinha do 7º Ano



Avaliação de Laboratório – 7º Ano

1.  Faça uma analogia entre as moléculas de um corpo e um grupo de pessoas em uma festa para explicar TEMPERATURA.

2.  Verificar a temperatura de um corpo com as mãos é uma operação precisa? Por quê?

3.  Qual a diferença entre um termoscópio e um termômetro?

4.  quais são os fenômenos físicos envolvidos no funcionamento de um termômetro?

20 comentários:

  1. 1 - As moléculas de um corpo, por estarem juntas, aquecem o corpo. Um grupo de pessoas em uma festa, por estarem juntos também, aquecem o ambiente, já que a temperatura é a medida da energia cinética associada ao movimento (vibração) aleatório das partículas que compõem o um dado sistema físico, então, se existem muitas moléculas juntas em movimento, a temperatura é maior.

    2 - Não, pois a mão de uma pessoa pode estar quente, enquanto a temperatura do outro corpo é fria, o que confundiria a pessoa, e tornaria impossível calcular a temperatura exata.

    3 - O termômetro é a evolução do termoscópio.

    4 - Para explicar o funcionamento de um termômetro, é preciso saber que todas as substâncias, quando adquirem calor, ou seja, quando aumentam de temperatura, dilatam-se, crescem de volume e, quando perdem calor, restringem-se. Este fenômeno pode ser mais ou menos evidente, segundo as várias substâncias: se nos servirmos de uma substância em que o fenômeno da dilatação seja mais marcante, poderemos medir a quantidade da dilatação ou da restrição pondo-a em contato com um corpo de temperatura diversa, e conhecer, assim, a temperatura deste último corpo.

    Pedro Vaz - 72.

    ResponderExcluir
  2. Oi lafer tudo bem?
    Aqui é a Ana Caroline Lanes da turma 72
    nº 02
    Já mandei as respostas para o seu e-mail ok?
    bjs tchau tchau!!!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de enviar as respostas para o e-mail.
    Paulo Roberto Foster-72

    ResponderExcluir
  4. Ooi lafer aqui é a Camila da 72 n°5
    já enviei as respostas para o seu e-mail
    beijos tchau! :)

    ResponderExcluir
  5. Nome: Jade de Melo - Nº: 09
    Turma: 72
    1-Faça uma analogia entre as moléculas de um corpo e um grupo de pessoas em uma festa para explicar temperatura.
    R- Fazendo uma analogia entre as moléculas de um corpo e de um grupo de pessoas em uma festa , quando a festa está animada e as pessoas dançam agitadas seria o equivalente há uma temperatura mais elevada pois há agitação das moléculas .Porém se a festa estiver monótona e com pouco movimento os corpos estarão “parados” o que representaria uma baixa temperatura. Então podemos concluir que temperatura é a medida de agitação das moléculas de um corpo ou de um meio material.
    2- Verificar a temperatura de um corpo com as mãos é uma operação precisa?Por quê?
    R-Não, nós todos possuímos, nas mãos, nos pés e espalhados por toda a pele que recobre nosso corpo alguns sensores que nos permitem diferenciar o que é quente e o que é gelado. Porém, esses sensores não permanecem calibrados como um termômetro comum: eles vão se ajustando à temperatura em que estão. Uma maneira fácil de provar isso é pegar três tigelas e colocar em uma água temperatura ambiente, uma água quente e a outra com água fria, com uma de suas mãos (direita ou esquerda) coloque na água temperatura ambiente, depois coloque na água quente, fique um tempo até você se acostumar, e novamente na de temperatura ambiente, assim você vai achar que a água temperatura ambiente esta mais fria que antes, depois é só a fazer a mesma coisa com a outra mão e com água fria.
    3- Qual a diferença entre termoscópio e um termômetro?
    R- O termômetro é um termoscópio mais aperfeiçoado, uma das diferença é que termômetro é usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura, já o termoscópio não estabelece valores numéricos para a temperatura, só indica se um corpo está mais quente ou mais frio que outro, tomado como referência.
    4- Quais são os fenômenos físicos envolvidos no funcionamento de um termômetro?
    R- Para explicar o funcionamento de um termômetro, é preciso saber que todas as substâncias, quando adquirem calor, ou seja, quando aumentam de temperatura, dilatam-se, crescem de volume e, quando perdem calor, restringem-se. Este fenômeno pode ser mais ou menos evidente, segundo as várias substâncias: se nos servirmos de uma substância em que o fenômeno da dilatação seja mais marcante, poderemos medir a quantidade da dilatação ou da restrição pondo-a em contato com um corpo de temperatura diversa, e conhecer, assim, a temperatura deste último corpo.
    Isto é justamente o que acontece com o mercúrio contido no bulbo que forma a ponta do termômetro clínico: pondo o bulbo em contato com o nosso corpo, que é de temperatura superior à do mercúrio, este se dilata e se expande ao longo do único caminho da saída que se encontra, ou seja, ao longo do tubo situado ao centro da escala graduada. O mercúrio expande-se proporcionalmente à quantidade de calor que lhe é transmitida e daí, a certo ponto, para. Em correspondência àquele ponto, pode-se ler a temperatura do nosso corpo, medida com a dilatação do mercúrio.
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa Lafer ficou meio confuso de ler e meio complicado é porque eu fiz no word e passei pra cá.
      Jade - 72

      Excluir
  6. Ana Carolina Marques Corrêa Monken Vieira-72

    estou enviando para o email

    ResponderExcluir
  7. Anna Júlia de Araújo Guimarães.
    N°4
    Turma: 72
    Espero que goste do desenvolvimento das perguntas!!!!!!!!
    Bjos estive aqui!!!!!!
    1. Faça uma analogia entre as moléculas de um corpo e um grupo de pessoas em uma festa para explicar TEMPERATURA.
    Uma molécula transmite calor para outra, que aquece o corpo, vários corpos, várias moléculas, transmitindo calor uns para o outros, ou seja, vários corpos aquecidos aquecem também o local onde se encontram.

    2. Verificar a temperatura de um corpo com as mãos é uma operação precisa? Por quê?
    Não, porquê as mãos tem tipo uns sensores que conseguem distinguir se está gelado, normal o quente, mas é como se eles não estivessem ''bem calibrados'' e ele não conseguem medir temperatura e exata.

    3. Qual a diferença entre um termoscópio e um termômetro?
    O termoscópio é um termômetro mais aperfeiçoado, só que:
    TERMÔMETRO
    É um instrumento que mede quantitativamente a temperatura de um sistema. A maneira mais fácil de se fazer isso é achar uma substância que possua uma propriedade que se modifica de modo regular com a temperatura.
    TERMOSCÓPIO
    Eles consistiam de um bulbo contendo um tubo longo com um extremo mergulhado em água colorida (vinho era muito utilizado). Um pouco do ar no tubo era expulso antes de colocar o líquido. Isto fazia com que o líquido subisse no tubo. Quando o ar restante no tubo e no bulbo era aquecido ou esfriado, o nível do líquido no tubo variava, refletindo uma mudança na temperatura do ar. Uma escala no tubo permitia que uma medida quantitativa dessas flutuações fosse feita.

    4. quais são os fenômenos físicos envolvidos no funcionamento de um termômetro?
    O funcionamento de um termômetro: Todas as substâncias, quando adquirem calor se dilatam, crescem, quando perdem calor,se restringem. Este fenômeno pode ser mais ou menos evidente, segundo as várias substâncias: se nos servirmos de uma substância em que o fenômeno da dilatação seja mais marcante, poderemos medir a quantidade da dilatação ou da restrição a pondo em contato com um corpo de temperatura diversa, e conhecer a temperatura deste último corpo.
    Extra:O que faz um professor?
    Alguns só querem ganhar dinheiro, outros, querem ensinar e fazer de seu aluno uma pessoa melhor, uma pessoa esperta que tire notas boas, que tenha uma profissão que ela goste e que um dia possa transmitir o que aprendeu.

    ResponderExcluir
  8. Thiago Kneipp. Número: 21 Turma: 72


    1-Em uma festa bem animada, as pessoas se movimentam muito, causando o aumento da temperatura pois há agitação das moléculas. Mas se for uma festa mais calma, as pessoas não se movimentam tanto, causando baixa temperatura. Por isso podemos concluir que a temperatura é a medida de agitação das moléculas de um corpo ou meio material.

    2-Não. Nós todos possuímos nas mãos, nos pés e espalhados por toda a pele que recobre nosso corpo, alguns sensores que nos permitem diferenciar o que é quente e o que é gelado. Porém, esses sensores não permanecem calibrados como um termômetro comum: eles vão se ajustando à temperatura em que estão.

    3-O termômetro é um termoscópio, só que mais desenvolvido. O termômetro marca a temperatura ou as variações de temperatura, já o termoscópio não estabelece valores numéricos para a temperatura, só indica se um corpo está mais quente ou mais frio que outro, tomado como referência.

    4-Para explicar o funcionamento de um termômetro, é preciso saber que todas as substâncias, quando adquirem calor, ou seja, quando aumentam de temperatura, dilatam-se, crescem de volume e, quando perdem calor, restringem-se. Este fenômeno pode ser mais ou menos evidente, segundo as várias substâncias: se nos servirmos de uma substância em que o fenômeno da dilatação seja mais marcante, poderemos medir a quantidade da dilatação ou da restrição pondo-a em contato com um corpo de temperatura diversa, e conhecer, assim, a temperatura deste último corpo.


    ResponderExcluir
  9. Deixei as respostas no seu email professor , espero que goste .... - Ana Clara 72 n°3!! beijos

    ResponderExcluir
  10. 1-Quando estamos em uma festa com muitas pessoas dançando, o ambiente fica quente e quando vamos a uma festa mais tranquila, que as pessoas não estão se agitando muito, o ambiente fica mais frio. Isso acontece também com o nosso corpo,comparando a festa com o nosso corpo e as pessoas as moléculas.

    2-(você disse pro pessoal da 71,que não era para agente responder essa questão).

    3-Termoscópio não tem escala termométrica, já o termômetro tem.

    4-Temperatura de equilíbrio termico e dilatação do mercúrio.

    As respostas estão ai Lafer ! Maria Clara - 71

    ResponderExcluir
  11. Oi professor,mandei as respostas por email..valeu...Erick Viana turma 72

    ResponderExcluir
  12. 1)Quando estamos em uma festa com bastante gente se agitando,o lugar fica quente,agora quando vamos a uma festa que as pessoas estao mais tranquilas,o ambiente fica mais frio.Comparando a festa com o nosso corpo e as moléculas com as pessoas,fica praticamente igual.

    2)Nao era pra responder.

    3)Que o temomêtro tem a escala termométrica e o termoscópio nao.

    4)Dilatação do mercúrio e temperatura do equilibrio termico.

    Manoela Felix-71
    Ta tudo ai lafer ! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Nome: Júlia Bonifácio Turma: 71

    Avaliação de Laboratório – 7º Ano

    1.  Faça uma analogia entre as moléculas de um corpo e um grupo de pessoas em uma festa para explicar TEMPERATURA.
    Em uma festa com muitas pessoas e muita agitação , o ambiente vai ficar mais quente , e quando uma festa está com poucas pessoas e pouca hagitação , o ambiente vai ficar mais frio . Isso também acontece com o corpo se fizermos uma comparação .

    2.  Verificar a temperatura de um corpo com as mãos é uma operação precisa? Por quê?
    Anulada

    3.  Qual a diferença entre um termoscópio e um termômetro?
    O termoscópio não tem escala termométrica, e o termômetro tem.

    4.  Quais são os fenômenos físicos envolvidos no funcionamento de um termômetro?
    A temperatura de equilíbrio térmico e dilatação do mercúrio.

    ResponderExcluir
  14. 1-Em uma festa com muitas pessoas o ambiente fica mais quente e em uma festa com menos pessoas o ambiente fica mais frio.

    2-não pois a temperatura da sua mão e quente a de outra pessoa e fria então ,por isso,e impossível verificar a temperatura de um corpo com as mãos;

    3- O termoscópio não tem escala termométrica, o termômetro marca a temperatura com valores numéricos, já o termoscópio não estabelece valores numéricos para a temperatura;

    4-A temperatura do equilíbrio térmico e dilatação do mercúrio.

    Lucas Viana 72

    ResponderExcluir
  15. Luísa Lorenzi-71
    1-Uma festa com muitas pessoas o ambiente vai ficar quente e em uma festa com poucas pessoas e menos agitada o ambiente vai ficar mais frio.
    2-Anulada!!
    3-Que o termômetro tem escala e o termoscópio não tem.
    4-Dilatação de mercúrio e a temperatura do equilíbrio térmico.

    ResponderExcluir
  16. Bárbara Salgado - 71
    1-Uma festa com muitas pessoas e bem animada o ambiente vai ficar quente e em uma festa com poucas pessoas e menos animada o ambiente vai ficar mais frio, acontecendo o msm com o corpo, o corpo seria a festa e as moléculas seriam as pessoas agitadas, pois uma molécula nunca esta parada.
    2-Anulada.
    3-Que um termômetro possui escala numérica e um termoscópio não possui.
    4-Dilatação de mercúrio ou álcool e a temperatura do equilíbrio térmico.

    ResponderExcluir
  17. Pamela - 71

    1- Uma festa com muitas pessoas e bem animada o ambiente vai ficar quente e uma festa com poucas pessoas e menos animada o ambiente vai ficar mais frio, acontecendo o mesmo com o corpo, o corpo seria a festa e as moléculas seriam as pessoas agitadas, pois uma molécula nunca esta parada
    2-Anulada
    3-Que um termômetro possui escala termométrica e um termoscópio não possui.
    4-Dilatação de mercúrio e a temperatura do equilíbrio térmico.

    Está tudo ai Lafer!!!

    ResponderExcluir
  18. 1º 1- Uma festa com muitas pessoas e bem animada o ambiente vai ficar quente e uma festa com poucas pessoas e menos animada o ambiente vai ficar mais frio, acontecendo o mesmo com o corpo, o corpo seria a festa e as moléculas seriam as pessoas agitadas, pois uma molécula nunca esta parada
    2º vc disse para a turma 71 que não era para responder
    3º Que um termômetro possui escala termométrica e um termoscópio não possui
    4º Dilatação de mercúrio e a temperatura do equilíbrio
    Victória Botelho 71

    ResponderExcluir
  19. Felipe - 71


    1- Uma festa com muitas pessoas e bem animada o ambiente vai ficar quente e uma festa com poucas pessoas e menos animada o ambiente vai ficar mais frio, acontecendo o mesmo com o corpo, o corpo seria a festa e as moléculas seriam as pessoas agitadas, pois uma molécula nunca esta parada
    2-Anulada
    3-Que um termômetro possui escala termométrica e um termoscópio não possui.
    4-Dilatação de mercúrio e a temperatura do equilíbrio térmico.

    ResponderExcluir