04/06/2011

A Escolha de Livros Didáticos

Quando você recebe seu livro didático na escola pública, não imagina quanta coisa rolou até ali.
Uma equipe de autoridades naquele assunto recebeu dezenas de títulos e os avaliou durante quase um ano. Depois houve um trabalho de divulgação por parte da editora, envolvendo dezenas de profissionais de diversas áreas. Aí o livro chega na escola. É hora de fazer a escolha. Entra em cena a coordenação pedagógica que marca e conduz uma reunião com os professores daquela disciplina. Os professores, bem antes da reunião, devem avaliar os livros escolhidos pelo MEC e, então, decidirem em conjunto qual devem adotar.
O que os professores devem levar em consideração nessa avaliação? Por que esse livro e não outro?
Eu vou lhes dizer, caros alunos, o que tem se passado por aí:
Infelizmente a maioria dos professores nem pensa em vocês; naquilo que lhes garantiria uma melhor e mais atualizada aprendizagem. O que eles levam em conta é a facilidade do trabalho, o quão cômodo será para eles usar um livro que traga exatamente aquilo que eles estão acostumados a dizer e a fazer, ano após ano, décadas a fio.
Esse ano apareceu um livro de Física altamente revolucionário, relegando a um segundo plano a Física Matemática e enfatizando a Física conceitual e contextualizada. Sabe o que aconteceu? A maioria de nossos "brilhantes" professores nem pegaram nele para avaliar. Acharam muito difícil ter que discutir Física Moderna e Cosmologia... E o pior é que colocaram a culpa em vocês, dizendo que "os alunos não têm capacidade para entender isso". Mas a verdade é que o tal livro (coleção Quanta Física) exigiria de todos nós uma reestruturação quase que completa de nossas aulas.
Da minha parte, achei que seria uma ótima oportunidade para mudar esse currículo caduco, velho, sem sentido que temos praticado a tanto tempo.
Queria saber mais desse livro. Mandei um e-mail para o autor e ele, dois dias depois, me respondeu. O resultado dessa conversa foi tê-lo aqui em Petrópolis ( o caro é um dos criadores do ENEM e membro da equipe que seleciona os livros de Ciências para todo o Brasil. Mesmo assim os professores de Petrópolis não deram a mínima à presença dele em nossa cidade). Vieram vários professores do Rio, Friburgo, Teresópolis e Juiz de Fora.
Sabem o que vai acontecer? Vocês terão um livro com o mesmo conteúdo que tinham há 20 anos, com umas figurinhas diferentes e uma capa bonita o suficiente para impressionar os professores que só querem "sombra e água fresca".


Um comentário:

  1. Complicado Lafer !!!
    Têm muitos professores por ai que acham que sabem ministrar aulas !
    Na minha opinião, tinha que existir uma ação realizada pelo governo para testar se todos os professores ainda estão aptos a lecionar ! Excluindo assim os professores "museus" !!!
    E também, a educação pública em Petrópolis está em uma situação lastimável, graças aos nossos queridos prefeitos e vereadores.

    ResponderExcluir