01/08/2012

Ministério da Educação lança manual sobre redação do Enem


O Ministério da Educação (MEC) lançou ontem (30) o manual 'A Redação no Enem 2012 - Guia do Participante' com informações sobre critérios de avaliação da redação do exame. O guia vai orientar estudantes sobre como se preparar para a prova, que será aplicada nos dias 3 e 4 de novembro.
"O guia vai trazer tudo que o aluno precisa saber sobre o que os avaliadores vão considerar para dar nota [na redação]. O estudante vai saber exatamente em que pode perder pontos e qual a estratégia para ter o melhor desempenho possível", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A medida havia sido adiantada pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, na mesa-redonda 'Desafios do Enem', realizada no dia 25 de julho, durante a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Mais detalhes no link: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=83434.

Das 3.700 redações que receberam nota máxima (mil pontos) no Enem 2011, seis foram selecionadas e aparecem no guia com comentários. De acordo com Costa, os autores das redações selecionadas "desenvolveram o tema de acordo com as exigências do texto dissertativo-argumentativo" e demonstraram "domínio da norma culta de língua escrita".

Nenhum comentário:

Postar um comentário