17/02/2012

Sites interessantes que você deveria conhecer



CIÊNCIAONLINE - Atualidade do mundo da ciência, curiosidades, astronomia, metereologia, meio ambiente, notícias, fotos e imagens, história da ciência, ...

ABRADIC - Página da Associação Brasileira de Divulgação Científica. Com informativos mensais, notas científicas e agenda de feiras e eventos, a ABRADIC promove a divulgação e a cultura científica entre os seus leitores e internautas.
Estação Ciência da USP - Oferece ao público a oportunidade de conhecer e analisar os fenômenos científicos. Serve como pólo de difusão de pesquisas geradas na USP. As exposições abrangem várias áreas do conhecimento e têm caráter interativo.
Museu de Ciência e Tecnologia (PUC-RS) - O Museu criado em 1967 encontra-se em fase de instalação de novos espaços numa concepção inteiramente interativa, envolvendo Ciência e Tecnologia. Dentre seus objetivos, destacam-se a divulgação do conhecimento científico e tecnológico com ênfase na promoção da melhoria do ensino de Ciências e Matemática para 1º e 2º graus, através do envolvimento de alunos e professores.
Espaço Museu da Vida (Fiocruz-RJ)- Exposições interativas, jogos, computadores, multimídia, tudo vai estar à disposição para mostrar que a Ciência que se faz nos laboratórios está mais perto de nós e do nosso dia-a-dia do que imaginamos. Venha matar suas curiosidades e se lançar num universo de novas idéias e experiências.
Casa da Ciência (UFRJ) - Divulgação de ciência para o grande público, de forma lúdica, criativa e interativa. Exposições, seminários, debates, workshops, cursos, teatros, shows de ciência e mostras de filmes. Centro de referência para educação à distância com auditório para vídeo conferência. Implementação de uma infoteca de softwares educativos e uma videoteca.
MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins. Exposições, atrações da programação mensal e fenômenos astronômicos
CDCC (São Carlos) – "Site" muito interessante do Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC - que tem como Diretor o Prof. Dr. Dietrich Schiel. O CDCC possui vários setores como Astronomia, Biologia, Audiovisual, Oficinas, Química, Experimentoteca, Biblioteca, Computação e Física.
Exploratorium (San Francisco)- É um museu divertido onde o visitante faz suas descobertas sozinho. Mais de 650 experimentos permitem ao público explorar o mundo a sua volta e aprender como seus sentidos funcionam. No museu não há um caminho obrigatório para visitação: você decide por onde andar e o que investigar. Um lugar onde você faz descobertas divertindo-se.
QUESTACON (AUSTRALIA) - O Centro Australiano de Ciência e Tecnologia em Camberra, recebe cerca de 300 mil visitas por ano. O "site" do Questacon na Internet é super-interessante, cheio de efeitos especiais, um dos mais visitados da Australia.
PAPALOTE (MEXICO) -  Museo del Niño é um museu reconhecido no México e no estrangeiro. Tem-se transformado numa grande alternativa para os estudantes que moram em todo o país.  Tem recebido mais de um milhão de visitantes a cada ano. Tem como objetivo contribuir para o aprendizado e crescimento intelectual dos estudantes e visitantes.
 MALOKA (COLÔMBIA) – Um dos maiores centros interativos de ciencias das Américas, visa contribuir para a apropriação social da ciência, aproximando os conceitos de ciência e tecnologia do cotidiano das pessoas.
UNIVERSUM (MEXICO) – Museu interativo de ciências da Universidade Autônoma do México. Oferece ao público temas e conceitos da ciência em geral e daquela que se desenvolve na Universidade.
El Museo Participativo de Ciencias  (Buenos Aires) é uma instituição dedicada à divulgação das ciências em forma lúdica e participativa. O Museu dispõe de uma importante quantidade de exibições interativas, que incentivam a curiosidade do visitante, oferecendo a libertade de tocar em tudo e aprender. É uma proposta ativa para o público de todas as idades. O Museo abriu suas portas em 1988 e, desde então, foi visitado por mais de 800.000 pesoas.
Ludoteca: A Experimentoteca-Ludoteca (coordenada pelo Prof. Norberto, do Instituto de Física da USP) é um núcleo de trabalho e pesquisa sobre materiais experimentais e brinquedos para o ensino de física nos níveis fundamental e médio. Tem vários programas voltados para o ensino de física disponíveis para "download".
Sugestões para Feira de Ciências - Algumas sugestões para suas apresentações em Feiras de Ciência. Damos preferência a experiências que podem ser realizadas sem necessidade de equipamento caro ou complicado.
FISICA.net - O canal da Física na Internet - Bela página, com exercícios, testes interativos, história da Física, simulações em Java.

Nenhum comentário:

Postar um comentário