28/01/2012

Preparando 2012


Volta às Aulas, de Verdade!!
Janeiro passou rápido demais... Muito rápido para tanta coisa que sonhei durante o ano todo fazer nas férias. Mas não posso reclamar; fiz mais do que faltou.
Fevereiro chega e, com ele, as aulas.
Tenho alguns desejos e sonhos para esse ano, e no que depender de mim, farei o impossível para que eles se realizem.
·        Ver os alunos entenderem que
escola não é castigo, mas uma oportunidade extraordinária de aprenderem coisas que, sozinhos, jamais eles procurariam aprender;
escola não é clube, onde vamos para nos entreter e encontrar pessoas para um bom bate-papo. Escola é – ou deveria ser – o templo do saber e do pensar. Ali, juntos, aprendemos a administrar toda a gama de conhecimentos que o mundo nos oferece.
·        Ver os professores entenderem que:
nossa profissão é gratificante na medida em que nos ocupamos com o aprender a pensar, mais do que em fornecer informações (isso o google faz melhor do que a gente);
escola é mais do que fábrica e que alunos são mais do que números e notas;
os alunos merecem todo nosso respeito, mesmo aqueles que não sabem o que isso significa.
·        Ver coordenadores e orientadores entenderem que:
estamos juntos nessa tarefa nobre de elevar a capacidade de reflexão de nossa juventude;
estatísticas e gráficos são capazes de dizer o que quisermos, por isso o que importa é a felicidade de nossos alunos.
·        Ver diretores entenderem que:
sua relação com os professores não pode mais ser a de capataz e escravo, superior e subalterno; somos todos iguais “braços dados ou não”;
escola não é depósito de gente onde o que importa é que tudo esteja muito arrumadinho, mesmo sem nenhuma produção. É preciso ordem, sem dúvida, mas o mais importante é que os alunos saiam dali maiores e melhores do que entraram.

Para completar, gostaria de nunca mais ouvir um professor falando que “os alunos não querem nada”. Isso não é verdade! Em trinta anos de magistério, nunca ouvi nada mais repugnante. Os alunos sempre querem alguma coisa que lhes seja significante, útil e, por que não, prazerosa. O problema está em oferecermos a eles uma aula enfadonha, sem razão de ser (matérias caducas) e esperar que eles fiquem ali fingindo que estão interessados.

Que esse ano possamos levantar a bandeira da Verdade: um ensino de verdade, uma aprendizagem de verdade, uma escola de verdade.

Feliz 2012 para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário