15/10/2010

Física no Ensino Médio, Por quê?

Aos 28 anos de profissão, todos dedicados ao Ensino da Física, me pergunto sempre que vejo um aluno muito enrolado com essa matéria: por que esse camarada tem que estudar Física? E a pergunta fica mais incisiva quando descubro que esse mesmo aluno é um artista da música, da literatura ou outra área qualquer.
Por isso, ao longo dos anos, fui abandonando aquela Física toda formal, altamente matematicalizada na qual os alunos não têm referencia nenhuma com o cotidiano,com a natureza, com a sua vida, enfim.
Passou da hora de revermos o currículo de Física no Ensino Médio. Temos ensinado essa disciplina como se fazia já há quase 100 anos. Nada mudou! Isto é, na sala de aula... Ali estão presentes Arquimedes, Galileu, Newton, Joule e outros grandes gênios da Ciência. Entretanto, Einstein, Planck, Hawking e outros são proibidos de entrar - acho que eles fariam muita bagunça na cabeça dos professores...
Entendo uma Física conceitual, onde os alunos que curtem música possam entender como se produz o som de seus instrumentos; os alunos desenhistas entendam melhor a teoria das cores e como a luz interfere nelas; aqueles que vivem prá jogar bola possam associar os conceitos de movimento, velocidade, aceleração, massa, gravidade e força ao talento que possuem. E não que continuemos a ter um monte de adolescentes perdidos diante de uma matéria impossível de entender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário