18/11/2017

Nosso Planeta é Lindo


Um comentário:

  1. Prof. Lafer, quanto tempo! Fui sua aluna no Alaor em 2010 e 2011. Não sei se lembra de mim.

    Em meio aos meus devaneios pela internet, reencontrei seu blog. Fico muito feliz ao ver que o sr. ainda publica aqui, como sempre. Estou respirando nostalgia.

    Foi aqui que a minha curiosidade por Ciências, aos meus 10, 11 anos, foi despertada mais ainda. Com seus experimentos naquele laboratório perto das escadas, suas aulas divertidas, giz colorido no quadro, com letra grande e incrivelmente simétrica (...)

    Tudo isso fez com que eu buscasse cada vez mais.

    E adivinhe? Hoje sou uma apaixonada por Ciência. Medalhista do OBA 3 vezes. Aspirante à cientista e professora, rumo ao terceiro período de Química na UFV. (o amor por estudar os elementos e as suas belíssimas combinações venceu... mas ainda estudo 4 físicas aqui na graduação, rumo ao mestrado em físico-química, se tudo der certo!)

    Tanta coisa aconteceu durante todos esses anos. Venho agradecer ao sr. por ter sido um professor de verdade. Mas o que seria um professor de verdade? Aquele que ensina, que tem amor ao que faz, que transparece confiança, que acredita em nós. Um professor que serviu e serve de modelo para mim. Acredita que, com isso, até aula de Física estou dando para pré-vestibular por aqui? É...

    Sei que ainda tenho muito a aprender. E agradeço imensamente por ter me ensinado muitas coisas. Toda vez que estou no meu laboratório de estágio (faço pesquisa em catálise avançada...), lembro-me de quando a sua aula acabava e eu corria para te ajudar a guardar os materiais e lavar algumas vidrarias. Sozinha. Lembro-me também das implicâncias que sofria das outras crianças porque "tirava dez em ciências" e, com isso, era a nerd... Sempre de lado.

    Se soubessem o quão maravilhoso é "ser nerd"! É ser apaixonada pela vida! Ser curiosa! Trabalhar para tentar melhorar a qualidade de vida!

    Seu vídeo me lembrou sobre uma das minhas leituras/reflexões favoritas: https://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8


    Só me resta agradecer, afinal, tudo o que sei, hoje, é parte do que um professor um dia me ensinou. Carrego comigo muitas coisas que aprendi contigo, e tento passar aos meus alunos. Também quero encantá-los pela Ciência.

    Professor, fica aqui o meu muito obrigada e a minha imensa admiração por quem és.

    Espero ser como você "quando crescer".

    Um grande abraço, Rebecca Camara.

    ResponderExcluir