02/12/2015

É POSSÍVEL VIAJAR NO TEMPO ???

1) Paradoxo do Avô: Certamente o mais famoso paradoxo temporal. Suponha um viajante do tempo voltando ao passado para matar seu próprio avô quando este ainda é uma criança, desta forma o pai do viajante não nasceria, tão pouco o viajante. Mas, o que aconteceria ao viajante? Deixaria de existir? E as leis de conservação de massa/energia, seriam violadas?
2) Paradoxo da Acumulação: Imaginemos que alguém volte a um determinado ponto do passado onde, originalmente, ele esteve. Encontraria sua própria cópia (ou melhor, seu original – ou será cópia?). Se voltasse a esse ponto da história outras vezes, veria várias cópias de si.
3) Paradoxo do Deslocamento em Trânsito: Viajantes do tempo levam consigo seu próprio tempo – o presente do modo exato que estava no momento de sua viagem – e não podem ser afetados por alterações ocorridas depois de sua partida. Sofrerão os efeitos dessas alterações quando voltarem ao seu tempo presente, agora modificado.
4) Paradoxo da Descontinuidade: Quando um viajante do tempo encontra no passado um conhecido que partiu de um ponto do futuro diferente do dele. Essa pessoa pode não reconhecer o viajante, pois no presente eles ainda não se encontraram.
5) Paradoxo Final: Criado por um viajante do tempo que muda a História de modo que viagem no tempo nunca seja inventada.
6) Lei dos Paradoxos Menores: Se dois paradoxos mutuamente exclusivos podem ocorrer simultaneamente, acontecerá primeiro o menos paradoxal.
7) Paradoxo da História Retroativa: Quando pessoas do futuro, que não haviam nascido na época de acontecimentos já ocorridos e historicamente registrados, acabarem tornando-se protagonistas desses mesmos eventos.
8) Paradoxo dos Loops de Informação: Acontece quando uma informação é enviada do futuro para o passado de modo a se tornar a fonte inicial da mesma informação tal como existia no futuro.
9) Paradoxo dos Loops Sexuais: Acontece quando um viajante do tempo volta ao passado para fazer sexo com um ancestral e se tornar um ancestral de si mesmo.
10) Paradoxo da Fraude: Quando alguma ação no passado, causada por um viajante do tempo vindo do futuro, afeta a linha do tempo, e depois a versão passada do mesmo viajante decide não realizar a citada ação quando alcança aquele mesmo momento do futuro.
11) Paradoxo das Linhas de Tempo Alternativas: Segundo esse paradoxo, o passado não pode ser modificado, e qualquer tentativa de mudá-lo causará a criação de uma linha de tempo alternativa, de existência paralela à linha de tempo original a partir do ponto de mudança. A mera chegada do viajante no passado já causaria sua mudança.

12) Paradoxo da Causa e Efeito: Se alguém viaja para o passado no objetivo de alterar um evento para mudar o presente, assim que o fizesse o motivo pelo qual se viajou deixaria de existir, e consequentemente a viagem também. Neste paradoxo está baseado o filme “A Máquina do Tempo”.

Um comentário:

  1. (Vinicius Pacheco, 2002): Acho que o Paradoxo das Linhas de Tempo Alternativas seria o "mais certo". Vamos pensar no primeiro paradoxo. Supondo que eu volte no tempo para matar meu avô e complete com sucesso meu objetivo. De certa forma, não teria logica eu deixar de existir. Pensando nesse mesmo exemplo, vamos supor que eu não mate meu avô, mas assista o decorrer da sua vida. Vendo o nascimento do meu pai, meu proprio nascimento e minha propria tentiva de viagem no tempo. Agora, se eu tivesse matado meu avô anos atrás, ao invés de ter assistido aquilo tudo, quem não viajaria no tempo seria eu ou esse outro "eu" que eu veria nascer?
    Com isso, pode se dizer que são linhas do tempo diferentes. Não há como eu matar meu avô. Assim, eu teria começado numa linha A, pulado para uma B e voltaria para uma C, onde a morte do meu avô teria acontecido.

    Acho que o paradoxo do avô, pelo menos, não faz sentido pelo que "sei" (suponho) de Viagem no Tempo, baseando-se em logica. Claro, meu conhecimento não se equipara a um fisico, mas só cheguei a essa conclusão e tive essa duvida. Posso muito bem estar errado kkk

    RECOMENDO O FILME: Projeto almanaque, mesmo sendo um filme """de adolescente"""" (sim, muitas aspas), trata de viagem no tempo de uma forma bem interessante e curiosa.

    ResponderExcluir