01/10/2013

CARDOSO 3º ANO

DEIXE AQUI NOS COMENTÁRIOS SUA TRANSCRIÇÃO


14 comentários:

  1. principio da óptica geométrica .
    óptica e ramo da física que estuda as propriedades da luz como ela produzida ,propagada,detectada e medida.
    FONTES DE LUZ:
    todos os corpos visiveis ao olho humano,são fontes de luz.
    Os corpos luminosos emitem a luz que produzem,por isso são fontes primaras de luz,e caso do sol .
    os corpos iluminados são fontes secundarias de luz,porque emitem a luz que recebem de outros corpos e só podem ser vistos por uma fonte primaria de luz.
    a dimensão de uma fonte de luz pode ser classificada como puntiforme os extenso.
    a fonte que emite luz de uma so cor e uma luz monocromatica,o sol e uma luz policromatica. a luz se propaga mesmo ao um meio vazio.
    GEOMETRIA DA LUZ:
    um feixo de luz pode ser covergente,divergente ou paralelo.qualquer meio onde haja propagação da luz e chamado de meio óptico .
    o meio transparente permiti ver claramente o objeto que estiver atras dele,os translúcidos consegue enxergar objeto mais sem nitidez nos meios opacos,e quando a propagação da luz e não conseguimos enxergar o objeto.
    nos meios transparentes e homogêneos a luz se propaga em linha reta.a sombra se forma porque a fonte de luz e puntiforme já penumbra a fonte e extensa,a trajetória seguida pela luz não depende do sentido do percurso.
    a reflexão e responsável pela formação de imagens como nos espelhos,graças a difusão podemos ver os objetos que nos cercam a reflação e quando a luz muda de meio e velocidade.
    o tamanho da imagem no espelho,e igual ao tamanho do objeto,as imagens formadas em espelhos planos são direitas,objeto e a imagem nos espelhos,são figuras enantiomorfas. Uma lente pode ser covergente ou divergente.na lente divergente a imagem real do objeto e virtual,direita e menos do que objeto,na lente covergente a imagem do objeto e virtual,direita e maior que objeto.
    O olho Humano e um sistema óptico complexo,a miopia ocorre,quando o observador não consegue ver claramente os objetos afastados,mais tem boa visão de perto,a hipermetropia o observador não consegue enxergar claramente o objeto de perto mais consegue enxerga-lo de longe.
    Nome: Ana Ligia Da Silva Henriques Turma:3001 N°: 6

    ResponderExcluir
  2. Continuação ...
    Reflexão: a onda bate e volta.
    Refração: a onda muda de meio.
    Difração: a onda contorna um obstáculo ou fenda.
    Interferência: superposição (construtiva ou destrutiva) de duas ondas.
    Polarização: Uma onda transversal que vibra em muitas direções passa a vibrar em apenas uma direção.
    Dispersão: separação da luz branca nas suas componente (arco-íris e prisma).
    Ressonância: transferência de energia de um sistema oscilante para outro com o sistema emissor emitindo em uma das frequências naturais do receptor.
    Meios ópticos: Transparente, translúcido e opaco.
    Propagação retilínea da luz: Em um meio transparente e homogêneo a luz se propaga em linha reta.
    Independência da luz: Quando dois(ou mais) raios luminosos se cruzam, cada um se movimenta independente do outro.
    Ponto do objeto: Ponto formado pelos raios incidentes em uma superfície ou pelos seus prolongamentos.
    Ponto da imagem: Ponto formado pelos raios emergentes de uma superfície ou pelos seus prolongamentos.
    A Luz e a Visão: Através dos nossos olhos, que permitem captar a luz e transformar essa informação para o cérebro de modo que conseguirmos ver o que está a nossa frente. Nos nossos olhos existem umas células chamadas bastonetes que são responsáveis pela nossa percepção do claro-escuro, e outras células chamadas de cones são responsáveis para que vejamos as cores.
    Um exemplo, quando estamos num sitio iluminado, quando vamos para um espaço escuro não conseguimos ver nada, mas passando uns minutos os olhos habituam-se ao escuro e permite-nos ver de fato alguma coisa.
    A culpa é dos bastonetes que só após alguns minutos é que conseguem de fato voltar a captar alguma luz.
    Óptica/visão: Se uma pessoa tiver miopia ( ver mal ao longe), utiliza-se lentes divergentes. Se tiver hipermetropia (ver mal ao perto) utilizam-se lentes convergentes.
    Espelhos Planos: Quando nós olhamos para um espelho plano de frente, que é aqueles que nós temos no nosso quarto, vemos o nosso reflexo e os objetos que estejam atrás de nós.
    Chamada Lei da Reflexão, que significa que se o espelho for plano,independentemente qual seja o objeto e onde quer que esteja, o ângulo que os raios de luz fazem ao incidir no espelho são sempre iguais,refletindo assim a imagem.
    Espelhos Convexos: Quando os raios de luz incidem num espelho convexo, têm tendência para divergir.
    Posso concluir que em espelhos convexos, seja qual for a distância que esteja o objeto, a imagem virtual criada no espelho é sempre mais pequena. Quanto mais afastado estiver, menor é a imagem.
    Imagem Real e Virtual: Imagem que está "dentro" do espelho chamamos de imagem virtual.
    Nos espelhos convexos também se aplica esta imagem virtual, apesar de a vermos sempre menor do que o objeto. Em relação aos espelhos côncavos, já é diferente, em vez de vermos apenas a imagem virtual, vemos também uma imagem real, dependendo dos casos. Ou seja, é considerada uma imagem real, aquela que está "fora" do espelho, tanto pode estar atrás de nós ou não. A imagem real se aplica somente aos espelhos côncavos, sempre que aparece a imagem é invertida.

    Nome: Ana Beatriz Henriques Fernandes, nº 5 , turma 3001

    ResponderExcluir
  3. Luz: Onda eletromagnética, que não precisa de um meio material para se propagar.
    Fontes de Luz: Existem dois tipos de fonte de luz, primárias e secundárias.
    As fontes de luz primárias são o sol e as estrelas.
    As secundárias são fontes de luz provenientes de energia elétrica e combustão. E vão desde aquecer as resistências (torradeiras, aquecedores, etc), chamada de luz incandescente; até fazer passar eletricidade através de gás ou vapor de modo a que acendam e formem raios de luz, chamada de luzes fluorescentes.
    Tal como o nome indica, objetos luminosos são aqueles que transmitem luz, ou seja, são fontes de luz. Tanto faz que sejam objetos de luz primária e secundária, o que importa é darem luz, como as lâmpadas, velas, o sol, etc.
    Os objetos iluminados são aqueles que não transmitem luz própria, por isso captam a luz proveniente de um objeto luminoso e refletem essa luz.
    Raios de Luz: Segundo o módulo da óptica geométrica a luz propaga-se sempre em linha reta, desde que o meio seja homogêneo, isto é, que o espaço esteja livre de obstáculos que interfiram com o trajeto do raio de luz. Os raios de luz são reversíveis.
    Feixes de Luz: Existem três tipos de raios de luz: divergentes, convergentes e paralelos.
    Divergentes, é quando saem do emissor infinitos raios de luz, cada um na sua direção. Temos o exemplo dos raios de sol.
    Convergentes, é quando os raios de luz convergem para um ponto. Exemplo: a lupa. Quando a usamos para "fritar" as formigas e outros insetos indefesos, estamos a juntar os raios de luz num só ponto. Estes são os raios de luz convergentes.
    Paralelos, seguindo o exemplo da lupa e indo do principio que a luz é uma linha reta, entre a sua saída do emissor até chegar à lupa, esses raios de luz são os paralelos.

    ResponderExcluir
  4. Érika de Paula
    Turma 3001

    Geometria Óptica ou Geometria da luz.
    É a interpretação dos modelos naturais através de modelos geométricos, concluindo assim as leis da natureza que regem o caminho da luz.
    Óptica é o nome da física que estuda as propriedades da luz, como ela é produzida e ou propagada.
    Nós estamos cercados de energia: energia elétrica, energia mecânica, energia química, energia radiante entre outras.
    Ondas eletromagnéticas são as ondas de rádio TV, de micro-ondas, raio laser, a radiação ultravioleta entre outros. A diferença entre essas ondas está na frequência com que elas vibram.
    Fontes de luz são todos os corpos visíveis ao olho humano, portanto todas as coisas que podemos ver, o sol por exemplo, a folha de papel, e que emitem luz. Estes são fontes primárias de luz, pois tem luz própria.
    Corpos Iluminados são fontes secundárias de luz, porque emitem a luz que recebem de outros corpos (qualquer corpo que não emite luz própria é um corpo iluminado) como a Lua e os planetas que recebe a luz do Sol. Eles só podem ser vistos na presença de uma fonte primária de luz.
    Uma dimensão de luz pode ser classificada em: puntiforme (longe) e extensa(perto). Isso depende da distância da fonte e do observador.
    Uma fonte que emite luz de uma só cor chama-se: luz monocromática. Já a luz policromática emite várias cores ao mesmo tempo, como exemplo o Sol.
    A luz pode se propagar em um espaço vazio, como no vácuo (ela se propaga com uma certa rapidez).
    Velocidade da luz 300.000 km/s
    Um raio de luz não existe sozinho, eles são um conjunto de luz.
    Um feixe de luz pode ser convergente, divergente ou paralelo.
    Meio óptico é qualquer meio onde haja propagação de luz.
    Nos meios transparentes, a luz se propaga com mais facilidade já que seguem uma trajetória regular. Através dos meios translúcidos, do fosco, da neblina, papel vegetal, conseguimos enxergar os objetos, mas sem nitidez. É que a luz segue trajetórias irregulares.
    Um meio opaco impede a propagação da luz (madeira).
    A luz se propaga em linha reta.
    O princípio da propagação retilínea da luz explica a sombra, os eclipses, as fases da Lua...
    Princípio da reversibilidade dos raios de luz é quando a trajetória seguida pela luz não depende do sentido de percurso. Assim o caminho do raio de luz não se modifica. O caminho de ida é igual o caminho de volta.
    Princípio da independência dos raios de luz: quando raios de luz de cruzam, cada um deles segue seu trajeto como se nada tivesse ocorrido.
    Ângulo visual é o ângulo no qual o observar ver o objeto, isso depende do tamanho do objeto e a posição no olho. Quanto maior a distância do observador menor o objeto.
    Menor ângulo visual se chama limite de acuidade visual.
    Reflexão (a onda bate e volta), refração (regular ou difusa), difusão e absorção são fenômenos que acontecem quando a luz incide em uma superfície que separa dois meios. Acontecem simultaneamente, em qualquer relação há luz refletida, refratada ou absorvida.
    Um objeto e sua imagem refletida em um espelho são enantiomorfas, ou seja tem formas opostas, por isso não podem se sobrepor.
    Dioptro plano é formado por dois meios homogêneos e transparentes separados por uma superfície plana (vidro de janela).
    A fibra óptica é uma descoberta da geometria óptica; emitida por impulsos luminosos.
    A fabricação de lentes foi um passo para nossa civilização. Uma lente é constituída por 3 meios homogêneos. O meio intermediário é a lente, podendo ser convergente ou divergente.

    ResponderExcluir
  5. Óptica é a parte da física que estuda fenômenos da luz. (Como ela é propagada, medida e, produzida e detectada )

    princípios da óptica geométrica
    todos os corpos visíveis a olho nu são fontes de luz, estes corpos podem ser divididos em corpos luminoso e corpos iluminados.
    Os corpos luminoso são aqueles que emitem a luz que produzem, logo ele são fontes primarias de luz (ex: sol).
    os corpos iluminados são aqueles que emitem a luz recebida de outros corpos por isso são chamados de fontes secundárias de luz (ex: lua)

    a dimensão da fonte de luz pode ser classificada em:

    puntiforme: é quando suas dimensões não são tão importantes com relação a distância existente entre a fonte dos olhos de quem está observando.

    Extensa: é quando suas dimensões são consideráveis em relação à distância do objeto iluminado.

    fonte de luz monocromática é aquela que emite luz apensa de uma cor, já a fonte de luz que emite vários tipos de cores é chamada de luz policromática.

    a luz branca é formada por várias cores monocromáticas.
    cada luz monocromática tem uma velocidade de propagação, que decresce do vermelho para o violeta e uma frequência de vibração que decresce do violeta para o vermelho.

    Geometria da luz

    Raios de Luz: são linhas que mostram o sentido de propagação da luz num meio.
    os feixes de luz são um conjunto de raios de luz.
    os feixes de luz podem ser:
    Convergente: quando os raios de luz convergem para um ponto.

    Divergente: quando os raios de luz divergem de um ponto.

    Paralelos: quando os raios de luz são paralelos.

    Meio optico é qualquer meio em que há a propagação da luz.
    Um meio transparente permite uma visualização nítida do objeto através dele
    meio translucido permite uma visualização sem nitidez
    meio opaco quando não conseguimos visualizar através do objeto.

    princípios da Óptica geométrica
    O princípio da propagação retilínea da luz explica fenômenos como a formação das sombras e das penumbras.

    sombra é uma região onde há ausência de luz

    penumbra é uma região parcialmente iluminada e ocorre quando se tem uma fonte de luz extensa.

    A trajetória seguida pela luz não depende do sentindo de percurso.

    quando raios de luz se cruzam cada um segue seu caminho como se nada tivesse ocorrido.

    Reflexão: a onda de luz vai e volta

    Refração: Quando uma onda se propaga passando de um meio para outro, ela sofrerá uma mudança de direção da propagação

    Difração: é a propriedade que a onda possui de contornar o obstáculo e se propagar.

    Espelho Convexo
    A imagem do espelho convexo é sempre formada por um objeto colocado na frente do espelho. A imagem formada será sempre virtual, menor e direita.

    Espelho Côncavo
    Para a formação de imagens no espelho côncavo existe uma dependência da posição do objeto sobre o eixo principal.

    Nome: Michelle Rodrigues Turma: 3001 Nº : 26

    ResponderExcluir
  6. óptica geométrica é a parte da física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais.
    existem dois tipos de fontes de luz: a primária e a secundária
    Fontes Primárias são aquelas que produzem a própria luz que emitem já as secundárias são aquelas que emitem a luz refletida de outas fontes

    Raios de luz são segmentos de reta orientados que representam o sentido de propagação da luz e auxiliam na construção de imagens, ja o feixe de luz é um conjunto de raios de luz, podendo ser dividido em 3 tipos:
    convergentes, divergentes e paralelos
    Podemos classificar os meios materiais de acordo com a forma com que a luz se propaga nps mesmos:
    Meios Transparentes- permitem que a luz se propague neles também que as imagens ou objetos possam ser vistos nitidamente.
    Meios Translúcidos - permitem que a luz se propague neles mas as imagens não podem ser vistas com nitidez
    Meios Opacos - Não permitem a propagação da luz
    Quando um feixe de luz atinge uma superfície de separação entre 2 meios podem ocorrer uma série de fenômenos, na ópitica geométrica existem 3 principais:
    Reflexão, Refração e a Absorção
    Um feixe de luz pode ser monocromático quando possui apenas uma cor associada a ele ou policromático quando possui várias cores.
    a Luz do sol por exemplo é policromática já que possui infinidades de cores nela.
    são três os principais princípios da óptica geométrica:
    propagação retilínea da luz onde a luz se propaga em linha reta, princípio da reversibilidade onde um raio não depende do sentido de sua propagação e princípio da independência dos raios onde um não interfere na trajetória do outro.
    as consequeências dos princípios da óptica geométrica são
    sombra e penumbra, onde fontes pontuais produzem apenas sombra e fontes extensas produzem sombra e penumbra
    eclipses do sol e da lua
    formação de imagens no interior de camaras escuras e a determinação da altura de objetos por semelhança de triangulos (não sei fazer)

    Alan Castro n°1 turma: 3001





    ResponderExcluir
  7. Óptica geométrica - estuda a trajetória da propagação da luz, considerando-a como um feixe
    A reflexão da luz é um dos fenômenos ópticos mais importantes do nosso cotidiano: graças a ela conseguimos enxergar tudo o que nos rodeia.

    O mecanismo que descreve esse fenômeno é bem simples. Uma fonte de luz emite raios luminosos que incidem nos objetos que estão a sua volta. Após incidirem nos objetos, esses raios voltam ao meio de onde vieram e assim chegam aos nossos olhos.
    Dependendo do objeto, a luz que é refletida chega com maior ou menor intensidade, pois ela pode ser mais ou menos absorvida. Os objetos de superfície clara apresentam uma maior reflexão da luz, enquanto os de superfície escura têm maior absorção.
    Os princípios fundamentais da óptica são:
    - Princípio da Propagação Retilínea: a luz sempre se propaga em linha reta;
    - Princípio da Independência de raios de luz: os raios de luz são independentes, podendo até mesmo se cruzarem, não ocasionando nenhuma mudança em relação à direção dos mesmos;
    - Princípio da Reversibilidade da Luz: a luz é reversível. Por exemplo, se vemos alguém através de um espelho, certamente essa pessoa também nos verá. Assim, os raios de luz sempre são capazes de fazer o caminho na direção inversa.
    A luz pode ser propagada em três diferentes tipos de meios.
    Os meios transparentes permitem a passagem ordenada dos raios de luz, dando a possibilidade de ver os corpos com nitidez.
    A refração da luz ocorre quando os feixes de luz mudam de velocidade e de direção quando passam de um meio para outro. A absorção é o fenômeno onde as superfícies absorvem parte ou toda a quantidade de luz que é incidida.

    Gustavo Luis. número 16. turma 3001

    ResponderExcluir
  8. Professor, Segue no link abaixo o meu resumo ;)

    http://goo.gl/6O6P78

    Patrick Beck - Nº 27 - Turma: 3001

    ResponderExcluir
  9. Óptica Geométrica

    Existem vários tipos de energias, como por exemplo: Energia eólica, mecânica, química, radiante, entre outras.
    A energia radiante é aquela que se propaga atráves da onda eletromagnética (raio x, laser, luz...). A diferença entre as ondas eletromagnéticas está na frequencia como cada uma vibra.
    A energia luminosa é tão importante, que sem ela a vida na terra seria impossível.
    Óptica é o ramo da física que estuda as propriedades da luz. Como ela é produzida, propagada, detectada e medida.
    Todos os corpos visíveis a olho nu são fontes de luz, portando todas as coisas que podemos ver, como o sol ou uma árvore, emitem luz.
    Corpos luminosos emitem a luz que produz, ou seja, têm luz própria, por isso são fontes primárias de luz. (Ex.: Sol, estrelas)
    Corpos iluminados emitem a luz que recebem de outros corpos, ou seja, não têm luz própria, por isso são fontes secundárias de luz. (Ex.: Pessoas, objetos)
    Um feixe de luz pode ser convergente, divergente ou paralelo. Nos meios transparentes e homogênios a luz se propaga em linha reta. A água e o ar são exemplos de meios homogênios.
    A tragetória seguida pela luz não depende do sentido de percurso. É o princípio da reversibilidade dos raios de luz. Quando raios de luz se cruzam, cada um deles segue seu trajeto como se nada tivesse ocorrido. Chamado de o princípio da independência dos raios de luz.
    O ângulo visual, é o ângulo através do qual o observador vê o objeto. Este ângulo depende do tamanho do objeto e de sua posição ao olho. Quanto maior a distância do observador ao objeto, menor o ângulo visual.
    Quando a luz incide em uma superfície que separa dois meios, ocorrem os fenômenos: reflexão, difusão, refração e absorção. Esses fenômenos acontecem simultaneamente.
    Dióptro plano é um sistema formado por dois meios homogênios e transparentes, separados por uma superfície plana. Como a água de um lago e o ar separados pela superfície livre do líquido.
    Lâmina de faces paralelas é o conjunto de três meios homogênios e transparentes separados por duas superfícies planas e paralelas. Como os vidros da janela e as lâminas de miscroscópicos. Já o Prisma, em óptica, é o conjunto de três meios homogênios e transparentes separados por duas superfícies planas não paralelas, que são as faces do prisma.
    Um lente é constituida por 3 meios homogênios e transparentes separados entre si por duas superfícies esféricas ou por uma superfície esférica e outra plana.
    A milpia ocorre quando o observador não consegue ver nítidamente objetos afastados, porém, tem boa visão de perto. Já na hipermetropia acontece o contrário. O observador não consegue ver com nitidez objetos próximos, porém consegue ver bem a distância.
    O astigmatismo é uma imperfeição em que a superfície de que forma o globo ocular tem raios de curvatura diferentes.

    Nome: Carina Vecchi - Nº 07
    Turma: 3001

    ResponderExcluir
  10. Se olharmos ao nosso redor iremos observar que estamos cercados de energia entre ela a mecânica,elétrica,química,radiante entre outras.
    Óptica.é o ramo da física que estuda propriedade da luz .
    Óptica Geométrica: É a parte da física que estuda fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais.
    Todos os corpos aos olhos visíveis aos nosso redor são fontes de luz portanto podemos ver o sol,um brinquedo.a arvore emitem luz.
    Os corpos Luminosos:produzem a luz que enviam .ex.:o sol.corpo luminoso também é conhecido como uma fonte primaria,
    Os corpos Iluminados:são corpos que não produzem luz.esse cporpo também é conhecido como fonte secundaria de luz.
    A dimensão de uma luz pode ser classificada como: Puntiforme ou Extensa e isso dependerá da distancia que separa a fonte do observador.
    Uma lampada vista a uma distancia de 40metros tem uma dimensão displesiva essa é chamada de PUNTIFORME.a mesma lampada observada a 30.cm é chamada EXTENSA. Luz monocrática: É aquela composta por uma cor.
    Luz policromática:Composta por mas de uma cor.
    Qualquer que se seja o tipo de luz a velocidade dela será de aproximadamente 300.000 km/s.
    Geometria da luz: raio de luz não existe sozinho,tem conjunto de raios de feixe de luz.um feixe de luz pode ser DIVERGENTE E COVERGENTE.
    DIVERGENTE:Quando um feixe de luz paralelo ao eixo principal.
    COVERGENTE:Quando um feixe de luz incide na lente de modo que os raios sejam paralelos ao eixo principal.
    MEIOS TRANSPARENTE- permite a passagem da luz de modo que podemods ver o objeto claramente atraves dele.ex.: o vidro trasnsparente.
    MEIOS TRANSLÚCIDOS- permite a passagem parcial da luz,ocasionando a formação de uma a qual não enxergamos com nitidez.
    MEIOS OPACOS- são os meios que não permite que a luz se propague através dele.ex.:o tijolo, madeira.
    RAIO DE LUZ: leis impiricas e construção que representam o percurso da luz por linha.
    ANGULO VISUAL:é o angulo ao qual o observador ver o objeto, este angulo depende do tamanho do objeto.
    Fenômenos ópticos ,difusão,refração e a absorção são fenômenos que acontece quando a luz incide numa superfície que separa dois meios.a refração regular ocorre quando um feixe de raio paralelo que propague no meio um incide numa superfície lisa ou polida.
    Em qualquer situação a uma parcela de luz refratida,retratada ou absorvida sempre acaba predominante sobre a outar.
    Refração:quando a transmissão da luz de um meio para o outro meio é acompanhada de mudança de velocidade.
    Difusão:é responsável pela percepção visual dos objetos.
    Reflexão: A maior parte da luz incidente é refletida.
    DIOPTRO PLANO-é um sistema formado por dois meios homogêneos e transparente separado por duas superfície plana paralela.
    PRISMA EM ÓPTICA-é o conjunto de 3 meios homogênea e transparente separado por duas plana não paralela.
    LAMINA DE FACES PARALELAS-é o conjunto de 3 meios homogêneos transparente separado por duas superfície plana paralela.
    INSTRUMENTO ÓPTICO-a lente é o principal componente dos instrumento óptico que pode ser observação ou propagação lupa,os microscópio são instrumento que fornece imagem virtual.
    C.E.C.F
    NOME: Carla P. Baltar,
    TURMA:3001.
    NUM.08

    ResponderExcluir
  11. NOME: GABRIEL MATHEUS TEIXEIRA RODRIGUES
    TURMA: 3003 n 7

    óptica geométrica .

    é aquilo que vai estudar os fenômenos luminosos: como ela é produzida,medida,propagada e detectada.
    a luz nada mais é, que uma Onda eletromagnética, que não precisa de um meio material para se propagar.

    FONTES DE LUZ!
    são classificadas dois tipos de fonte de luz: primaria e secundaria.
    a primaria é aquela que possui luz propria como o sol.
    a secundaria é aquela que vai refletir a luz de outras fontes, exemplo disso são as pessoas.

    Raios de Luz:
    Segundo o módulo da óptica geométrica a luz propaga-se sempre em linha reta, desde que o meio seja homogêneo, isto é, que o espaço esteja livre de obstáculos que interfiram com o trajeto do raio de luz.

    A cor de um objeto:
    Quando um objeto é iluminado com luz
    branca, ele absorve algumas cores e reflete outras.
    A cor do objeto é determinada pelas cores
    que ele reflete. Assim, por exemplo, um objeto é dito
    verde porque ao ser iluminado com luz branca ele
    reflete a luz verde e absorve todas as demais cores.
    Logo, um corpo que se apresenta branco, reflete as
    luzes de todas as cores. Um corpo negro absorveas totalmente.

    Meios Opticos:
    Transparentes: Permitem a passagem de luz. Os
    objetos são vistos com nitidez. Ex: vidro comum,
    água em pequenas camadas e o ar.
    Translúcidos: permitem a passagem parcial da luz,
    ocasionando a formação de uma imagem sem
    nitidez. Ex: vidro fosco, papel de seda e papel
    vegetal, etc.
    Opacos: não permitem a passagem de luz. Ex:
    madeira e concreto.


    Princípio da propagação retilínea da luz
    Nos meios homogêneos e transparentes, a
    luz se propaga em linha reta.
    A propagação retilínea da luz é facilmente
    observável quando a luz do Sol penetra entre as
    árvores de uma floresta.


    Princípio da reversibilidade dos raios de luz
    A trajetória seguida pela luz independe do sentido
    de percurso.

    Princípio da independência dos raios de luz
    Quando raios de luz se cruzam, cada um
    deles segue seu trajeto como se os outros não
    existissem.

    fenômenos opticos:

    reflexão: se o raio insidi na superficie de separão e refleti para o meio de origem.
    refração: se o raio inside na superficie de separão e atravessa
    absorção: se o raio inside na superfice de separação e absolvida.
    NOME: GABRIEL MATHEUS TEIXEIRA RODRIGUES
    TURMA: 3003 n 7

    ResponderExcluir
  12. Estamos sempre cercados por energias.

    Ótica - É a ciência que estuda os fenômenos luminosos. Essa mesma ciência nos informa como a luz é produzida,medida, detectada e propagada.

    Em todos os lugares temos fenômenos óticos.

    Raio de luz: São linhas orientadas, que representam e indicam a direção e o sentido de propagação da onda luminosa, com origem da fonte luminosa.

    O sol é uma fonte de luz primaria, pois, produz sua própria energia. Já a lua é uma fonte de luz secundária pois apenas reflete a luz recebida

    Feixe de luz: é apenas um conjunto de raios luminosos.

    Temos três tipos básicos de feixes luminosos:

    Raio divergente: os raios de luz se afastam um dos outros ao longo da trajetória. Exemplo: um feixe de luz que atravessa uma lente divergente (lente que afasta os raios de luz).

    Raio convergente: os raios de luz se aproximam um dos outros ao longo da trajetória. Exemplo: um feixe de luz que atravessa uma lente convergente (lente que aproxima os raios de luz), como exemplo, uma lupa.

    Raio paralelo: os raios de luz mantêm uma distância constante um dos outros, ou seja, são paralelos. Exemplo: um canhão de luz.

    Um espelho plano é uma placa de vidro cuja superfície posterior recebeu uma fina película de prata. Quando a luz incide em uma superfície deste tipo, ela é refletida regularmente. Essa regularidade da reflexão é que permite a formação de imagens.

    Espelhos esféricos são superfícies refletoras que têm a forma de calota esférica. São côncavos se a superfície refletora for a parte interna, ou convexos, se a superfície refletora for a parte externa.

    Nome: Luana Giffoni
    Numero: 22
    Turma: 3001

    ResponderExcluir
  13. A ausência da luz. A reflexão é onde a luz vai e volta. A refração ocorre quando uma onda sr propaga passando de um meio para o outro. Difraçao é uma propriedade que a onda possui de contornar o obstáculo e se propaga.
    Óptica é um nome dado a física que estuda as propriedades da luz, como ela é produzida ou propagada. Os corpos visíveis a olho nu são fontes de luz que também podem ser divididos em : corpos luminonos, que são aqueles que emitem luz produzidas por ele mesmo, que são as fontes primárias como o sol. E também por corpos iluminados, que sao aqueles que emitem luz recebida de outros corpos e são chamados de fontes secundarias como a lua. Nós estamos cercados de vários tipos de energia, como a energia mecânica, energia química, energia radiante, energia elétrica, e etc... A kuz pode ser propagada em un espaço vazio, como um vacuo. Qualquer tipo de luz terá sua velocidade de aproximadamente 300.00 km/s.
    Um raio de luz nao pode existir sozinho, ele é um conjunto de luz. O feixe de luz é um conjunto de raios luminosos que podem ser divergente que é quando um feixe de kuz paralelo ao eixo principal. E o convergente, quando um feixe de luz incide na lente de modo que podemos ver o objeto claramente através dele. Os meios translúcidos permitem a passagem parcial da luz, ocasionando a formação a qual não enxergamos com nitidez. Meio opacos são meios que nao permitem que a luz se propague através dele. Os raios denluz sao leis empíricas que representam o percurso da luz por linha. Ângulo visual, ângulo que o observador ver o tamanho do objeto. O princípio da propagação retilinea da luz explica fenômenos como a formação das sombras e das penumbras. Sombra é uma rregião onde existe.

    CECF
    Nome: Elaine Feliz , n 12.
    Turma 3001

    ResponderExcluir
  14. Óptica
    Princípios da óptica geométrica
    Se observarmos ao nosso redor vamos perceber que estamos cercados de energias(elétrica,mecânica entre outras).
    As ondas eletromagnéticas que fazem a luz se propaga tem uma frequência que consegue ser vista pelo olho humano,por isso podemos enxergar a luz (energia luminosa),uma energia muito importante para existência da vida na Terra.
    Óptica é o ramo da física que estuda as propriedades da luz.
    Óptica Geométrica
    Fontes de luz:São todos os corpos visíveis ao olho humano
    Corpos luminosos:Emitem a luz que produzem, por isso são chamados de fontes primarias que produzem luz própria.
    Corpos iluminados:São fontes de luz secundarias,emitem a luz que recebem.
    Dimensões de fontes de luz:Puntiforme e Extensa
    Luz monocromática:uma luz que emite uma só cor.
    Luz policromática:Emite simultaneamente varias frequências de luz.
    Geometria da Luz
    A ideia do raio de luz para representar geometricamente a direção e o sentido de propagação da luz.
    Feixes de luz:
    Convergente:se propaga formando um triângulo para frente.
    Divergente:se propaga formando um triângulo para trás.
    Paralelo:se propaga em linha reta.
    Meio Óptico
    É qualquer meio que a já propagação de luz.
    Princípios de geometria:Nos meios transparentes e homogênicos a luz se propaga em linha reta.A trajetória seguida pela luz não depende do sentido de percurso.É o principio da reversibilidade dos raios de luz.
    Ângulo visual:é o ângulo,no qual,o observador vê o objeto,esse ângulo depende do tamanho do objeto e da sua posição em relação ao olho humano.
    Instrumentos Ópticos
    As lentes são os principais componentes dos instrumentos ópticos,que podem ser de:Observação ou Projeção.
    Fenômenos Ópticos
    São: reflexão,difusão,refração e absorção.
    São os fenômenos que acontecem quando a luz incide em uma superfície que separa dois meios.

    Karolina Benfica N°:20 Turma:3001

    ResponderExcluir