26/03/2012

Brasil sedia evento estudantil internacional pela primeira vez


Estudantes do ensino médio de 30 países participam de 4 a 14 de agosto próximo, no Rio de Janeiro, da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). Munidos de telescópios, calculadoras e muita criatividade, eles disputarão prêmios com estudantes brasileiros no evento que ocorre pela primeira vez no País.
No Brasil, os concorrentes são selecionados a partir da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que existe desde 1998.
Tanto a edição nacional quanto a internacional têm o apoio de diversas entidades, entre elas o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e seus Institutos de Pesquisa e Divulgação em Astronomia, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e o Observatório Nacional (ON); o Ministério da Educação, por meio da Capes, o Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, e da prefeitura de Vassouras (RJ).
Como país sede, o Brasil tem direito este ano a concorrer com duas equipes. Todos os estudantes farão, como todos os anos, as três modalidades de prova: observacional, na qual demonstram seus conhecimentos sobre o céu que podemos ver; teórica, na qual resolvem problemas de astronomia e astrofísica; e a prova prática, na qual utilizam e interpretam dados como um astrônomo profissional.
(Ascom do CNPq)

2º Ano Cardoso Fontes

Moçadinha,
turma 2003 e 2004: entrega das listas de exercícios I, II e III e avaliação no dia 28 de março
turma 2002: entrega das listas de exercícios I, II e III e avaliação no dia 02 de abril

LISTA II

LISTA III

23/03/2012

8º Ano do ALaor


Moçadinha, mais uma vez, desculpa pela falha na postagem.
Agora está tudo certinho e você pode pegar o seu resumo.
Os exercícios irão numa próxima postagem.
RESUMO TEMPERATURA

22/03/2012

Com ajuda da ciência, criatividade para todos





Criatividade pode parecer mágica. Vemos pessoas como Steve Jobs e Bob Dylan e concluímos que eles devem ter poderes sobrenaturais negados a outros mortais, um presente que lhes permite imaginar o que nunca existiu antes. Eles são "tipos criativos". Nós não.
A criatividade, no entanto, não é magia e essa história de tipos criativos não existe. Não é uma característica que herdamos em nossos genes ou uma bênção concedida por anjos. É uma habilidade. Qualquer um pode aprender a ser criativo e melhorar. Novos estudos lançam luz sobre os fatores que permitem às pessoas inventar produtos inovadores e resolver os problemas mais complexos. O resultado é uma série de lições surpreendentemente concretas sobre o que é a criatividade e como podemos estimulá-la em nós mesmos e no que fazemos. (...)

[Ler mais]

20/03/2012

Pesquisa sobre livro didático

Moçadinha,

o prof. Alysson Ramos Artuso (pesquisador - mestre em Educação e doutorando em Métodos Numéricos pela Universidade do Paraná; coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Física) está fazendo uma pesquisa sobre o uso do livro didático nas escolas de Ensino Médio.

Acho que seria muito legal a gente participar desse trabalho. 
Eu já respondi o questionário. Se você quiser participar também, acesse o link: PESQUISA

1º Ano Liceu Municipal

Galera,
a Lista III de exercícios está aí.
Bom trabalho e lembre-se que na próxima semana eu cobrarei as 3 listas.
Em breve publicarei o teste modelo.
Fiquem atentos!!!

3º Ano Cardoso Fontes

Moçadinha,
Nossa segunda lista de exercícios sobre eletrostática está aí.
Em breve postarei o gabarito. Até lá, mãos à obra.
LISTA II - ELETRO
Qualquer problema com o link, por favor me avisem.

18/03/2012

ENEM 2012


O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - deverá acontecer, segundo o INEP, nos dias 03 e 04 de novembro. Pode parecer que está longe, mas a gente sabe como o tempo passa rápido... E o grande lance é começar  a estudar "ontem"!
As inscrições estão previstas para o final de maio e começo de junho. É preciso ficar atento.
Para você que está no 3º Ano do Ensino Médio, o ENEM será sua porta de entrada nas Universidades Federais, através do SISU e nas Particulares através do PROUNI.
Acessando o portal do INEP, você encontra as provas de todos os anos, incluindo os gabaritos. A idéia é fazer todas essas provas, principalmente as de 2009, 2010 e 2011, que vêm no novo formato do ENEM.
Especificamente para Física, você pode acessar a apostila que preparamos com todas as questões dessa disciplina, à direita da tela.

16/03/2012

LICEU 1º Ano - Velocidade Média

Galerinha, vai aí a segunda versão do resumo e exercício sobre velocidade média. Espero que não tenha problema. Se por acaso o link não funcionar, avise-me.
Bom trabalhoRESUMO & EXERCÍCIO

15/03/2012

8º Ano Alaor

Galerinha, para quem ainda não conseguiu pegar o material, vai aí outra opção:
clique no link abaixo e faça o download.
 resumo & exercício

13/03/2012

Física ‘mulherzinha’


Publicado em 10/02/2012 na CH online - com permissão

Pesquisadora do México mostra que é possível ser bonita, popular e gostar de fazer cálculos.

Com vasta cabeleira loira, roupas justas e maquiagem, Deborah Berebichez não é exatamente o estereótipo da cientista. PhD em física e analista de Wall Street, se dedica a inspirar meninas que gostam de ciência. (foto: arquivo pessoal)
“Minha filha, se você estudar ciência, não vai conseguir casar. Os rapazes não querem uma moça mais esperta que eles.” Foi o que disse a mãe de Deborah Berebichez, uma jovem da Cidade do México, quando a filha comentou seu interesse por ciência. “Mas por que você não escolhe uma profissão mais feminina?”, questionaram os professores da escola.
Hoje em dia, Debbie, que é PhD em física e apresenta um programa de ciência no National Geographic Channel, se dedica a inspirar meninas que, como ela, gostam de ciência, mas muitas vezes não têm o apoio necessário para se dedicar a essa carreira. “O que eu quero é encorajar as mulheres a pensar criticamente sobre o mundo, a fazer perguntas”, explica. “Onde cresci, eu era tratada como uma anomalia por me interessar por matemática e gostar de analisar as coisas.”
“Onde cresci, eu era tratada como uma anomalia por me interessar por matemática e gostar de analisar as coisas”
Debbie saiu do México para os Estados Unidos com uma bolsa para estudar filosofia, mas acabou conseguindo o que queria, se formar em física. Com ajuda de um tutor, ela estudou, em dois meses de férias, toda a matéria dos dois primeiros anos da graduação de física e conseguiu se formar nos dois cursos dentro do período de duração da sua bolsa.
“Me apaixonei pela física. Andava pelo campus à noite resolvendo problemas matemáticos na minha cabeça. Tudo à minha volta passou a ter um significado diferente, agora que eu sabia a razão por que as coisas aconteciam. Eu estudava ondas, ou mecânica, e toda vez que via crianças brincando num parque, ou escovava os dentes, ficava pensando na ação das moléculas, ou na força da gravidade.”
Depois disso, foi para a Universidade de Stanford, na Califórnia, onde obteve um PhD na área de reversão temporal, desenvolvendo uma técnica para localizar sinais de rede sem fio em pontos específicos de um prédio. Hoje, continua fazendo pesquisa. “Ainda trabalho com ondas, mas com a propagação de ondas em meios homogêneos. Estamos tentando descobrir maneiras de aprisionar luz, prendendo um laser em um cristal, por exemplo.”

Mensagem às meninas e à sociedade

Debbie é uma das apresentadoras do programa Humanly Impossible (humanamente impossível, em tradução livre para o português), do National Geographic Channel, em que explica a física por trás de façanhas espetaculares, como no caso do homem que foge de uma camisa de força debaixo d´água, entre outros.
Ela também trabalha em Wall Street, na área de análise de risco, aplicando em finanças os conhecimentos de matemática adquiridos estudando física. “É a maneira mais fácil de se conseguir um green card para ficar nos Estados Unidos; existem cerca de 2 mil físicos aqui”, se justifica.
“Em certas comunidades, as meninas nunca viram um cientista, muito menos uma mulher cientista”
O resto do tempo – “Resto?” eu pergunto. “Eu trabalho sem parar, nunca tenho férias”, é a resposta – ela passa viajando pelo mundo, dando palestras e conversando com estudantes. Recentemente, se apresentou no programa de palestras TED, nos EUA; no Instituto de Tecnologia Indiano de Kanpur, na Índia; e também foi a escolas nas Ilhas Virgens dos Estados Unidos, no Caribe.
“Em certas comunidades, as meninas nunca viram um cientista, muito menos uma mulher cientista”, observa. “Às vezes, no começo da palestra, elas estão rindo, mas, aos poucos, vão se interessando, e, no final, algumas vêm falar comigo, fascinadas.”
Com uma vasta cabeleira loira, roupas justas e maquiagem, ela não é exatamente o estereótipo da cientista. Usando o apelido de Sciencebabe, Deborah produziu uma série de vídeos sobre a ciência do dia a dia, sendo que o mais famoso deles explica a ciência por trás do salto alto – uma de suas peças ‘básicas’.
Barbara Axt
Especial para a CH On-line/ Londres

1º Ano Liceu - Velocidade Média

Galerinha, vai aí o resumo e a lista que prometi.
É nossa
2ª ATIVIDADE

Bons estudos!!

12/03/2012

Papo Sério


Presidente da SBPC cobra mais investimentosem educação, ciência e tecnologia

Insatisfeita com os cortes nos investimentos nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação, a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, destacou a necessidade de o País se unir na luta por mais recursos para tais áreas.
Isso porque o governo federal recentemente bloqueou R$ 1,48 bilhão do orçamento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o equivalente a 22% dos recursos da pasta. O Palácio do Planalto cortou também R$ 1,93 bilhão do Ministério da Educação, correspondente a 5,5% da verba do órgão.
"É preciso que todos nos unamos para reivindicar que mais investimentos sejam dedicados para Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação que certamente terão impacto nas condições sócio-econômicas do povo brasileiro", disse Helena, na última sexta-feira (9), em seu discurso quando agradecia o recebimento da medalha de ouro Moacyr Álvaro 2012, concedida pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A cerimônia ocorreu na 35ª edição do Simpósio Internacional de Oftalmologia da Unifesp, realizada no Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista.
A presidente da SBPC aproveitou o momento para defender melhorias nas políticas públicas para educação, ciência, tecnologia e, por tabela, inovação. "Não queremos continuar distribuindo bolsas. As bolsas são provisórias. Nós queremos uma nação com cidadãos que possam, com orgulho, ter salários dignos e escolas de qualidade para seus filhos", disse Helena.
Helena vê com preocupação o recuo nos investimento para essas áreas consideradas estratégicas, uma vez que o País tem como alvo o desenvolvimento sustentável, a competitividade da economia brasileira e o bem-estar "das nossas gerações".
(Viviane Monteiro - Jornal da Ciência)

11/03/2012

Só não aprende quem não quer!


Acho que todo mundo já ouviu falar no americano de origem indiana, chamado Salman Khan, que aos 34 anos de idade é formado em matemática, ciência da computação e engenharia elétrica pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), e que resolveu reinventar aquilo que chamamos de aula.
Ele começou a estudar e dar aulas sobre os mais diversos assuntos, da forma menos complicada possível, e publicá-las em forma de vídeos no Youtube.
O título da matéria publicada na revista Veja – o professor com 200 mil alunos – a meu ver apresenta um número modesto; acho que ele já tem muito mais do que isso.
“Bom, mas ele é americano e faz as aulas em inglês”, você pode estar pensando. É aí que vem o mais legal. A Fundação Lemann, do Brasil, fez uma parceria com a Intel e está traduzindo estas aulas para o português, e elas estão sendo disponibilizadas no endereço: www.fundacaolemann.org.br
O que você está esperando para dar uma olhadinha lá??!!
Aproveite para assistir às aulas sobre os assuntos que você já viu, mas está meio esquecido. Principalmente Matemática.

10/03/2012

Físicos Conseguem 'Enxergar' Antimatéria


Cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) conseguiram "enxergar" pela primeira vez dentro da antimatéria, o que forneceu informações inéditas sobre sua estrutura interna.

Jeffrey Hangst, o porta-voz do experimento que busca a antimatéria, o ALPHA, anunciou nesta quarta-feira, 7, que foi realizada "a primeira, embora modesta", medida do espectro do antiátomo, no caso do antihidrogênio, um "avanço enorme" no caminho para decifrar um dos mistérios mais profundos da física e das partículas e talvez para entender a própria existência do Universo.

"O que estamos fazendo é olhar dentro da antimatéria, dentro de um átomo de matéria, pela primeira vez. Estamos estudando isto da mesma maneira que os físicos atômicos estudaram o hidrogênio, o hélio e outros átomos da tabela periódica, estamos tratando o átomo de antimatéria da mesma maneira", afirmou.

"É um passo enorme que nunca tínhamos conseguido até agora", acrescentou Hangst. As conclusões da pesquisa foram publicadas no último número da revista científica "Nature".

Vivemos num mundo aparentemente formado unicamente por matéria, apesar de antes do Big Bang (a explosão que deu origem ao Universo há 14 bilhões de anos) a matéria e a antimatéria existiram na mesma própria proporção.

Portanto, conhecer a estrutura do antiátomo é penetrar no desconhecido e desafiar as leis vigentes da física.

Cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) conseguiram "enxergar" pela primeira vez dentro da antimatéria, o que forneceu informações inéditas sobre sua estrutura interna.

Jeffrey Hangst, o porta-voz do experimento que busca a antimatéria, o ALPHA, anunciou nesta quarta-feira, 7, que foi realizada "a primeira, embora modesta", medida do espectro do antiátomo, no caso do antihidrogênio, um "avanço enorme" no caminho para decifrar um dos mistérios mais profundos da física e das partículas e talvez para entender a própria existência do Universo.

"O que estamos fazendo é olhar dentro da antimatéria, dentro de um átomo de matéria, pela primeira vez. Estamos estudando isto da mesma maneira que os físicos atômicos estudaram o hidrogênio, o hélio e outros átomos da tabela periódica, estamos tratando o átomo de antimatéria da mesma maneira", afirmou.

"É um passo enorme que nunca tínhamos conseguido até agora", acrescentou Hangst. As conclusões da pesquisa foram publicadas no último número da revista científica "Nature".

Vivemos num mundo aparentemente formado unicamente por matéria, apesar de antes do Big Bang (a explosão que deu origem ao Universo há 14 bilhões de anos) a matéria e a antimatéria existiram na mesma própria proporção.

Portanto, conhecer a estrutura do antiátomo é penetrar no desconhecido e desafiar as leis vigentes da física.

A medida do espectro do antihidrogênio realizada no CERN representa um enorme avanço pois permite comparar o hidrogênio com seu equivalente de antimatéria e poderia explicar "por que a natureza teve uma preferência pela matéria ao invés da antimatéria".

"Demonstramos que podemos comprovar a estrutura interna do antihidrôgenio e agora sabemos que é possível projetar experimentos para fazer uma medida detalhada dos antiátomos", explicou Hangst.

O modelo padrão da física estabelece que o hidrogênio e seu antiátomo deveriam possuir um espectro idêntico. O responsável pelo ALPHA explicou que o objetivo é confirmar ou descartar se existe uma diferença entre os dois espectros, para estabelecer se o modelo padrão -a teoria que descreve as interações fundamentais conhecidas entre as partículas que compõem a matéria- é aplicável também à antimatéria.

"Esta é a primeira medida espectroscópica que se conseguiu. Repetimos o experimento cerca de 300 vezes para obter o resultado", comemorou o cientista, que adiantou que durante os próximos anos se trabalhará para melhorar a exatidão das medidas.

"Com a precisão atual não é possível verificar as diferenças entre as medidas de hidrogênio e antihidrogênio, por isso no futuro empregaremos outros mecanismos de medida, como o laser", disse.

Em junho do mês passado, o ALPHA conseguiu reter pela primeira vez átomos de antimatéria durante mais de dezesseis minutos, tempo suficiente para começar a estudar suas propriedades.
A medida do espectro do antihidrogênio realizada no CERN representa um enorme avanço pois permite comparar o hidrogênio com seu equivalente de antimatéria e poderia explicar "por que a natureza teve uma preferência pela matéria ao invés da antimatéria".

"Demonstramos que podemos comprovar a estrutura interna do antihidrôgenio e agora sabemos que é possível projetar experimentos para fazer uma medida detalhada dos antiátomos", explicou Hangst.

O modelo padrão da física estabelece que o hidrogênio e seu antiátomo deveriam possuir um espectro idêntico. O responsável pelo ALPHA explicou que o objetivo é confirmar ou descartar se existe uma diferença entre os dois espectros, para estabelecer se o modelo padrão -a teoria que descreve as interações fundamentais conhecidas entre as partículas que compõem a matéria- é aplicável também à antimatéria.

"Esta é a primeira medida espectroscópica que se conseguiu. Repetimos o experimento cerca de 300 vezes para obter o resultado", comemorou o cientista, que adiantou que durante os próximos anos se trabalhará para melhorar a exatidão das medidas.

"Com a precisão atual não é possível verificar as diferenças entre as medidas de hidrogênio e antihidrogênio, por isso no futuro empregaremos outros mecanismos de medida, como o laser", disse.

Em junho do mês passado, o ALPHA conseguiu reter pela primeira vez átomos de antimatéria durante mais de dezesseis minutos, tempo suficiente para começar a estudar suas propriedades.

fonte: jornal Estado de São Paulo, edição de 10.03.2012

09/03/2012

7º Ano Alaor

Galerinha, eu havia prometido postar aqui um material para vocês.
Peço que aguardem alguns dias, pois resolvi fazer uma revisão no texto.
Aguardem também as fotos que tiramos na sexta-feira.
Um abraço.

08/03/2012

Brasil: Olimpíadas, copa do mundo e a Educação.



O Brasil sediará os jogos olímpicos de 2016, mas antes disso, teremos a copa do mundo de futebol em 2014. Milhares de estrangeiros, do mundo todo, estarão vindo ao nosso país pela primeira vez. Será a oportunidade que esperavam para conhecer o Rio de Janeiro – “capital fulgurante da Argentina” – e também São Paulo, o estado que poderia ser um país do primeiro mundo.

Antes de sair de seus países eles serão aconselhados a tomar vacina contra febre amarela e a tomar muito cuidado com as cobras e macacos que povoam as ruas de nossas cidades.
Claro que quando chegarem aqui não verão nada disso. Aliás, eles não verão o Brasil real. Esse país que conhecemos muito bem, onde a Educação é tratada com o máximo desrespeito possível, onde a Saúde nem é tratada, a não ser que você tenha dinheiro para compra-la e onde a casta dos políticos tripudia sobre o povo.
E o que mais nos envergonha é que, até lá, todo a montanha de dinheiro que pagamos de impostos, será usada apenas para maquiar as cidades-sede dos jogos. Maquiagem superfaturada que aumentará o patrimônio de nossos governantes e legisladores.

Sobre Brincadeiras e Broncas


Galera,
Eu adoro brincar. Isso mesmo! Aos trinta anos de profissão já cheguei naquela fase de achar que brincando a coisa rende mais.
No entanto, levo muito a sério a Educação e o tempo de meus alunos; procuro respeitar cada um como se fosse o único na sala e também respeito seus pais que esperam que a escola dê o melhor para seus filhos.
É por isso que em meio às nossas brincadeiras, vez e outra vai rolar uma bronquinha. É porque eu já sei o fim da história de não levar a sério as aulas e ficar derramado na carteira odiando o que está acontecendo ali. No fim do ano, toda essa marra vira choro e arrependimento.
É por isso que prefiro ser o chato hoje para que ninguém fique com cara de tacho quando o ano acabar.

07/03/2012

Laboratório Virtual

Galera, se vocês quiserem "brincar" um pouco com a Física, um excelente trabalho é o do departamento de física da universidade do Rio Grande do Sul, que você pode acessar pelo link abaixo:
LABFISICA-UFRGS

Notícias da Universidade

Wikipédia pede ajuda aos universitários


Professores e alunos de Unirio, UFRJ, USP e Unesp aderem a programa educacional.
Tradicionalmente avessas a modernismos na produção do conhecimento, as universidades brasileiras começam a se abrir ao universo da Wikipédia. Mais do que isso, professores de cinco cursos de instituições importantes como Unirio, UFRJ, USP e Unesp estão aderindo a um programa-piloto de educação da Wikimedia Foundation, responsável pela enciclopédia livre, que consiste em melhorar a qualidade dos verbetes na língua portuguesa.

Oficialmente, começa agora em março a versão brasileira do Global University Program, que tem o objetivo de capacitar estudantes, professores e pesquisadores para serem editores e multiplicadores wiki no ambiente acadêmico. O programa já tem adesão de 33 universidades nos Estados Unidos, sete no Canadá, quatro na Macedônia e duas no México. No Brasil, já aderiram professores dos cursos de História, da Unirio; Sociologia, da Unesp; Física, da UFRJ; Física e Filosofia, da USP.

06/03/2012

Vídeos FÍSICA É TUDO

Galera, dois vídeos que preparei para curtirmos a Física de um modo diferente.
(Alguns alunos que já assistiram me pediram para postar).
TUDO É FÍSICA I
FÍSICA É TUDO II

Liceu 2º Ano

Moçadinha, o resumo e o exercício estão no 4shared, que você pode baixar pelos links abaixo.
Links consertados.
Resumo de Dinâmica
Exercícios
TERMOMETRIA
Bons estudos para todos!!

02/03/2012

Alaor 2012

Moçadinha do 8º ano,
o trabalho está na página ao lado.
Não esqueça de deixar seu comentário.