12/03/2012

Papo Sério


Presidente da SBPC cobra mais investimentosem educação, ciência e tecnologia

Insatisfeita com os cortes nos investimentos nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação, a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, destacou a necessidade de o País se unir na luta por mais recursos para tais áreas.
Isso porque o governo federal recentemente bloqueou R$ 1,48 bilhão do orçamento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o equivalente a 22% dos recursos da pasta. O Palácio do Planalto cortou também R$ 1,93 bilhão do Ministério da Educação, correspondente a 5,5% da verba do órgão.
"É preciso que todos nos unamos para reivindicar que mais investimentos sejam dedicados para Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação que certamente terão impacto nas condições sócio-econômicas do povo brasileiro", disse Helena, na última sexta-feira (9), em seu discurso quando agradecia o recebimento da medalha de ouro Moacyr Álvaro 2012, concedida pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A cerimônia ocorreu na 35ª edição do Simpósio Internacional de Oftalmologia da Unifesp, realizada no Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista.
A presidente da SBPC aproveitou o momento para defender melhorias nas políticas públicas para educação, ciência, tecnologia e, por tabela, inovação. "Não queremos continuar distribuindo bolsas. As bolsas são provisórias. Nós queremos uma nação com cidadãos que possam, com orgulho, ter salários dignos e escolas de qualidade para seus filhos", disse Helena.
Helena vê com preocupação o recuo nos investimento para essas áreas consideradas estratégicas, uma vez que o País tem como alvo o desenvolvimento sustentável, a competitividade da economia brasileira e o bem-estar "das nossas gerações".
(Viviane Monteiro - Jornal da Ciência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário