03/09/2010

Sobre a Natureza da Luz

A luz é uma onda eletromagnética ( OEM ), cujo comprimento de onda está na faixa do visível, entre 4000 Å ( Violeta ) e 7000 Å ( Vermelho ).
A luz tem uma natureza dual. Ela se comporta com partícula, e também como onda. Para análise do efeito fotoelétrico, ela é considerada com natureza de partícula. Neste fenômeno, elétrons são ejetados de um metal, após incidir sobre o mesmo luz ultravioleta. Já no caso da difração, a luz é considerado um fenômeno ondulatório.
Issac Newton, foi um dos primeiros a descrever a luz como constituída de partículas. Os fenômenos óticos de reflexão e difração foram explicados por ele considerando a luz como partícula. Suas hipóteses de trabalho falham quando considera a velocidade da luz maior, ao atravessar a água ou o vidro, do que aquela com que atravessaria o ar. Newton rejeitava a propagação ondulatória da luz em vista do fato da propagação aparentemente retilínea da luz. No seu tempo, ainda não se sabia da difração da luz em torno de pequenos obstáculos.
A teoria ondulatória da luz é defendida por Christian Huygens e Robert Hooke. Hyugens usando a sua teoria de propagação ondulatória explica a reflexão e, ao explicar a refração admite que a luz se propaga mais lentamente na água e no vidro, do que no ar.
A aceitação da luz como fenômeno ondulatório é estabelecida por Fresnel através de experiências de difração e interferência, formulando a base matemática da teoria ondulatória. Ele mostrou que a aparente propagação retilínea da luz se deve ao comprimento de onda, muito pequeno na faixa do visível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário