20/04/2008

Sobre o Sol


O Sol não é um corpo sólido. É formado por uma massa de gases quentes e apresenta grande quantidade de partículas eletricamente carregadas. Ele é um milhão de vezes maior e tem cerca de 300.000 vezes a massa da Terra. Sua temperatura média é de 1,1 milhão de graus Celsius. No centro do astro, acontecem reações de fusão nuclear de hidrogênio (elemento que responde por 75% da composição da estrela) e a temperatura é de aproximadamente 14 milhões de graus Celsius.


Fonte: Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, Ed. Nova Fronteira, 1995.

2 comentários:

  1. Caraca Lafer, quando eu olho para o sol, não o vejo como tudo isso que li e aprendi agora sobre ele, vejo-o apenas como uma grande bola que ilumina os lugares e esquenta as coisas. Não sabia que no seu interior se encontram 14 milhões de graus Celsius, caraca, isso é muita coisa! Estava pensando o que isso equivale, o que eu poderia fazer com esta temperatura, depois de algumas pesquisas verifiquei que 1600 graus são o necessário para transformar uma liga de aço em estado líquido, ai imaginei, se 1600 graus derretem aço, imagine 14 milhões de graus, uau!! Não consegui imaginar. Mas parei e pensei realmente ele têm que ser muito quente, afinal ele está á 150 milhões de km a nossa distância e consegue nos esquentar, ou seja, não é pouca coisa.
    Bem Lafer, achei muito maneiro o seu blog, a partir dele me enteressei mais pelas estrelas, principalmente as quentes, hahaha, mas agora sempre vou estar visitando-o para ver as novidades.
    Até a aula, hahha.

    Marcus

    ResponderExcluir