11/02/2008

Por que a Física é difícil?

Se você tiver a sorte de ter alguém que o(a) conduza pelos caminhos da verdadeira Ciência, mostrando cada fenômeno, encadeando os conceitos, para só depois propor a modelagem matemática, você descobrirá que a Física é uma disciplina muito gostosa de aprender.
Agora, se você tiver que resolver problemas matemáticos sem a mínima idéia do que eles representam, aí o troço pega!
Peça a seu professor, ou sua professora, para explicar os porquês daquilo que você está modelando. Física é mais do que decorar um monte de fírmulas sem sentido. Física é a matéria que permitirá a você admirar o Universo com mais propriedade.

10/02/2008

Por que Ciência?

"A natureza guarda sob chaves os melhores segredos, até que alguém se aproxime para investigá-los respeitosamente."
Johnn Ruskin

O Universo está aí, como alguém que deseja ser amado, descoberto, deseja contar seus segredos. O homem e a mulher que se interessa por Ciências, enxergam mais longe e pensam melhor. É por isso que milhares de páginas da Internet estão por aí, assim como essa, para saciar a sede daqueles que já são sábios pelo simples fato de buscar a sabedoria.

O que é o arco-íris e como ele se forma?

Passou a tempestade e restam alguns raios de Sol. Você percebe que o arco-íris só se forma nessas ocasiões e que só o enxergamos quando estamos de costas para o Sol. Pequeninas gotas de água, depois da chuva forte, ainda ficam suspensas no ar. Refletida nelas, a luz solar (que é branca, junção de todas as cores) é decomposta. Surgem então, sempre na mesma ordem, de dentro para fora, faixas de luz nas cores violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Se demorar a chover, faça você mesmo um arco-íris em um dia ensolarado. Basta simular chuva com a mangueira. Mas não durante muito tempo, para não gastar o precioso líquido... Isaac Newton (1642-1727) foi o primeiro cientista a explicar a formação do arco-íris.