24/07/2008

Lógica Divertida

Uma das coisas que me tem preocupado muito no ensino da Matemática é que a galera está perdendo a lógica. Creio que motivada pelo excesso de surrealismo que a TV nos enfia goela abaixo (Cartoon Netwok é o exemplo maior...)
Explicando sobre o absurdo de um número sumir ou aparecer de repente numa equação, perguntei à turma: Moçadinha, vocês acham possível que apareça aqui e agora, sem mais nem menos um hipopótamo azul de bolinhas amarelas? Lamento informar, caro leitor, que vi muita gente balançar a cabeça positivamente.
Lógica é um barato! Mas, como estamos de férias, vamos brincar um pouco com ela:

Deus é amor.
O amor é cego.
Steve Wonder é cego.
Logo, Steve Wonder é Deus.
• Nada é melhor que a felicidade eterna.
Um tomate já é melhor do que nada.
Logo, um tomate é melhor que a felicidade eterna.

• Imagine um pedaço de queijo suíço, daqueles bem cheios de buracos.
Quanto mais queijo, mais buracos.
Cada buraco ocupa o lugar em que haveria queijo.
Assim, quanto mais buracos, menos queijo.
Quanto mais queijos mais buracos, e quanto mais buracos, menos queijo.
Logo, quanto mais queijo, menos queijo!

• Toda regra tem exceção.
Isto é uma regra.
Logo, deveria ter exceção.
Portanto, nem toda regra tem exceção.

• Disseram-me que eu sou ninguém.
Ninguém é perfeito.
Logo, eu sou perfeito.
Mas só Deus é perfeito.
Portanto, eu sou Deus.
Se Steve Wonder é Deus, então eu sou Steve Wonder...


Estava Jesus Cristo no monte da Oliveira meditando com os seus apóstolos quando de repente se levanta e diz:
- y = x² - 3x + 5!
Ao que os seus discípulos perguntam:
- Mas Mestre, o que é isso?
E Jesus responde:
- Ah! Nada, só uma parábola...

Nenhum comentário:

Postar um comentário