Galera,
Vamos começar por um estudo sobre a história da eletricidade.
Vá até a página ao lado e prepare um resumo do texto; anote suas dúvidas; elabore suas perguntas, para que possamos ter uma discussão bem produtiva em sala de aula.
No meu ponto de vista, a Eletricidade, é uma forma invisível, a qual produz corrente e voltagens altas e baixas, para que tenhamos o funcionamento de máquinas, motores, iluminação e equipamentos em geral. existem vários tipos de eletricidade. Alternada, contínua, magnética, raios e etc..., até os cabelos tem eletricidade.
Atualmente há muitas formas de se utilizar a eletricidade, pois o homem já tem bastante conhecimento a seu respeito.
Há muitos termos utilizados quando se fala sobre conexão com a eletricidade. Contudo, os mais importantes, são os chamados positivo e negativo.
Na eletricidade os opostos realmente se atraem, uma vez que tudo aquilo que possui carga negativa atrai tudo o que possui a carga positiva; entretanto, sabe-se que quando existem duas cargas carregadas de igual modo, elas se repelem.
Os elétrons buscam constantemente passar de um ponto negativo para outro positivo. No caso de alguns materiais, como, por exemplo, o cobre e outros metais, é possível que os elétrons circulem facilmente entre as cargas negativas e positivas. Estes metais são conhecidos como condutores. O movimento dos elétrons ao longo de um condutor é chamado de corrente elétrica. A corrente contínua ocorre quando a um fluxo constante de elétrons pelo condutor. Enquanto que a corrente alternada tem um fluxo de média zero, embora este valor nulo não ocorra todo tempo. Neste último caso, o fluxo de elétrons muda de direção continuamente. Há certos materiais, como a borracha, a porcelana e vários tipos de plásticos, que impedem a passagem dos elétrons, estes tipos de materiais são chamadas isolantes.
Catarina Ricardo Guimarães 3003: Tentarei ser o mais simples possivel.
Cada átomo é constituido por um núcleo de prótons e neutrons, e por elétrons que giram á sua volta em vários niveis...
Quando os elétrons da última camada, a que está mais longe do núcleo, são "incitados", eles se movem ao longo de um condutor (normalmente um fio ou cabo eletrico) gerando uma corrente que se chama de eletricidade - palavra derivada de elétron.
O metal do fio condutor não se altera, porque os eletrons que chegam detrás, vão ocupando o seu lugar na constituição dos átomos da matéria do fio, mantendo suas propriedades...
Eletricidade é o movimento dos elétrons em excesso: eles podem fluir como corrente nos fios ou líquidos condutores, fazendo as lâmpadas acenderem e os motores funcionarem; ou podem ficar acumulados como eletricidade estática. Quando a carga é grande o suficiente, ela “pula”, como no choque da maçaneta da porta ou no raio durante uma tempestade.
Um mico subiu em um poste de luz e ficou com suas patas em duas fases diferentes (em fios de alta tenção), quero saber se isso o matou, ou se apenas ficou preso e isso levou a sua morte ?
E por que isso só acontece se encostarmos em duas fases? e não em uma só?
* Como ocorre a descarga elétrica para manter uma lâmpada acesa? * O que acontece com a eletricidade para se criar uma bateria recarregável? Como é feito esse "armazenamento"?
O QUE É ELETRICIDADE? Em grego, a palavra elektron significa âmbar, a partir desse vocábulo surgiram as palavras elétron e eletricidade. Os termos mais importantes quando se falam em eletricidade são chamados positivos e negativos. Na eletricidade os opostos realmente se atraem, uma vez que tudo aquilo que possui carga negativa atrai tudo o que possui a carga positiva; porém, sabe-se que quando existem duas cargas carregadas de igual modo, elas se repelem. Os elétrons buscam constantemente passar de um ponto negativo para outro positivo. No caso de alguns materiais, como, por exemplo, o cobre e outros metais, é possível que os elétrons circulem facilmente entre as cargas negativas e positivas. Estes metais são conhecidos como condutores. O movimento dos elétrons ao longo de um condutor é chamado de corrente elétrica. A corrente contínua ocorre quando a um fluxo constante de elétrons pelo condutor. Enquanto que a corrente alternada tem um fluxo de média zero, embora este valor nulo não ocorra todo tempo. Neste último caso, o fluxo de elétrons muda de direção continuamente. Há certos materiais, como a borracha, a porcelana e vários tipos de plásticos, que impedem a passagem dos elétrons, estes tipos de materiais são chamadas isolantes. O estudo da eletricidade se divide em tres partes: Eletrostática: é a parte que estuda o comportamento das cargas elétricas em repouso. Eletrodinâmica: essa é a parte que estuda as cargas elétricas quando em movimentação, ela estuda o que é corrente elétrica, os elementos de um circuito eletrico. Eletromagnetismo: nessa parte se estuda o comportamento e o efeito produzido pela movimentação das cargas elétricas. É a partir desse estudo que fica possível entender como ocorrem as transmissões de rádio e televisão, bem como entender o que vem a ser campo magnético, força magnética entre outras coisas. OBS: Cerca de 80% da eletricidade gerada no Brasil tem como origem as usinas hidrelétricas. Isso é ótimo para o país, pois trata-se de uma fonte renovável de energia. (Fonte: Ministério de Minas e Energia da Brasil). NOME: Mariana Araujo TURMA: 3002
A eletricidade é o bem e o mal que vem movendo o mundo ultimamente, pois, apesar nos garantir uma evolução enorme em tecnologia e comodidade, nos provendo um outro modo de vida completamente diferente, ela também nos prende tanto a tecnologia quanto ao comodismo, impedindo assim, que vivamos sem ela.
A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica, também pode ser entendida como sendo o fenômeno resultante da interação das partículas que formam a matéria, em especial os elétrons. Na eletricidade os opostos realmente se atraem, uma vez que tudo aquilo que possui carga negativa atrai tudo o que possui a carga positiva; entretanto, sabe-se que quando existem duas cargas carregadas de igual modo, elas se repelem.
È um fenomeno Natural. que se resulta da existencia de cargas eletricas nos atomos que constituem a materia.E o movimento dos eletrons em excesso eles podem fluir como corrente nos fios.
Pergunta :O que pode acontecer quando estar relampeando se estivermos tomando banho? -- Thayna de Souza Nunes (Turma :3002 Cardoso Fontes )
A eletricidade é uma forma de conduzir energia. Uma energia que pode ser utilizada momentaneamente ou pode ser armazenada, porem sempre indispensavel no dia a dia.
Numa resposta objetiva, posso dizer que Eletricidade é um fenômeno causado pela interação entre cargas elétricas em repouso ou em movimento. - Victória Bernardes 3002 - Cardoso Fontes.
A eletricidade é o resultado da existência de carga elétrica nos átomos que constituem a matéria. Como se sabe, um átomo é composto por prótons (cargas positivas), elétrons (cargas negativas) e nêutrons, que não possuem carga. Os prótons e os nêutrons ficam no interior do núcleo do átomo, os elétrons ficam na eletrosfera - ao redor do núcleo.
Professor gostaria que o senhor explicasse um pouco sobre as três partes da eletricidade.
• Eletrostática – estuda as cargas elétricas em repouso; • Eletrodinâmica – é o estudo das cargas elétricas em movimentação, ou seja, o estudo de corrente elétrica e das propriedades dos circuitos que são percorridos por ela. • Eletromagnetismo – nessa parte são estudadas as relações entre a eletricidade e o magnetismo, bem como a ligação entre os fenômenos magnéticos e elétricos.
É o movimento dos elétrons em excesso: eles podem fluir como corrente nos fios ou líquidos condutores, fazendo as lampâdas acenderem e os motore4s funcionarem; ou podem ficar acumulados como eletricidade estática. Quando a carga é grande o suficiente, ela "pula", como no choque da maçaneta da porta ou no raio durante uma tempestade. Emanoelle Silva - 3002 - Cardoso Fontes
A eletricidade é o resultado da existência de carga elétrica nos átomos que constituem a matéria.Como se sabe,um átomo é composto por prótons(cargas positivas),elétrons(cargas negativas) e nêutrons,que não possuem cargas.Os prótons e os nêutrons ficam no interior do núcleo do átomo,os elétrons ficam na eletrosfera-ao redos do núcleo. Tainá de Oliveira Soares turma:3002 Cardoso Fontes
A eletricidade, é a ciência que estuda os fenômenos elétricos que podem ser originados por cargas elétricas estáticas ou em movimento.(Andreza Batista)
Eletricidade é o movimento dos elétrons em excesso: eles podem fluir como corrente nos fios ou líquidos condutores, fazendo as lâmpadas acenderem e os motores funcionarem; ou podem ficar acumulados como eletricidade estática. Quando a carga é grande o suficiente, ela “pula”, como no choque da maçaneta da porta ou no raio durante uma tempestade. Gabriel Ventura Turma: 3003
A eletricidade acontece quando existem uma movimentação dos elétrons. Na eletricidade que existem cargas de elétrons positivas e negativas e nela os opostos se atraem, ou seja, o que possui carga negativa irá atrair tudo que possui carga positiva e vice-versa. Porém, elas se repelem quando as cargas são idênticas. Existem metais que são condutores, pois possuem corrente elétrica, que é o movimento causada pela atração dos elétrons, pos eles estão constantemente em movimento. E existem materiais que são isolantes, pois impedem a passagem de elétrons e com isso não possuem eletricidade. Eles são: a borracha, a porcelana e vários tipos de plásticos.
A electricidade é um fenómeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento e por sua interação. Quando uma carga se encontra em repouso, produz forças sobre outras situadas à sua volta. Se a carga se desloca, produz também forças magnéticas. Há dois tipos de cargas elétricas, chamadas positivas e negativas. As cargas de nome igual se repelem e as de nome distinto se atraem. A eletricidade está presente em algumas partículas sub-atômicas. A partícula mais leve que leva carga elétrica é o elétron, que transporta uma unidade de carga (cargas elétricas de valor menor são tidas como existentes em quarks). Os átomos em circunstâncias normais contêm elétrons, e freqüentemente os que estão mais afastados do núcleo se desprendem com muita facilidade. Em algumas substâncias, como os metais, proliferam-se os elétrons livres. Desta maneira, um corpo fica carregado eletricamente graças à reordenação dos elétrons. Um átomo normal tem quantidades iguais de carga elétrica positiva e negativa, portanto é eletricamente neutro. A quantidade de carga elétrica transportada por todos os elétrons do átomo, que por convenção são negativas, está equilibrada pela carga positiva localizada no núcleo. Se um corpo contém um excesso de elétrons ficará carregado negativamente. Ao contrário, com a ausência de elétrons, um corpo fica carregado positivamente, devido ao facto de que há mais cargas elétricas positivas no núcleo. Eletricidade é a passagem de elétrons em um condutor. Bons condutores são: ouro, prata e alumínio. Já a porcelana, o plástico, o vidro e a borracha são bons isolantes. Isolantes são materias que não permitem o fluxo da eletricidade.
A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica. Esses incluem muitos fenômenos facilmente reconhecíveis, tais como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos. Além disso, a eletricidade engloba conceitos menos conhecidos, como o campo eletromagnético e indução eletromagnética.
Alguns conceitos importantes com nomenclatura específica que dizem respeito à eletricidade são: • Carga elétrica: propriedade das partículas subatômicas que determina as interações eletromagnéticas dessas. Matéria eletricamente carregada produz, e é influenciada por, campos eletromagnéticos. Unidade SI (Sistema Internacional de Unidades): ampère segundo (A.s), unidade também denominada coulomb (C). • Campo elétrico: efeito produzido por uma carga no espaço que a contém, o qual pode exercer força sobre outras partículas carregadas. Unidade SI: volt por metro (V/m); ou newton por coulomb (N/C), ambas equivalentes. • Potencial elétrico: capacidade de uma carga elétrica de realizar trabalho ao alterar sua posição. A quantidade de energia potencial elétrica armazenada em cada unidade de carga em dada posição. Unidade SI: volt (V); o mesmo que joule por coulomb (J/C). • Corrente elétrica: quantidade de carga que ultrapassa determinada secção por unidade de tempo. Unidade SI: ampère (A); o mesmo que coulomb por segundo (C/s). • Potência elétrica: quantidade de energia elétrica convertida por unidade de tempo. Unidade SI: watt (W); o mesmo que joules por segundo (J/s). • Energia elétrica: energia armazenada ou distribuída na forma elétrica. Unidade SI: a mesma da energia, o joule (J). • Eletromagnetismo: interação fundamental entre o campo magnético e a carga elétrica, estática ou em movimento.
Sabemos que a eletricidade funciona, quer dizer, faz as coisas funcionarem mas não a vemos , apenas vemos seus efeitos. A eletricidade se trata do deslocamento dos elétrons em excesso. Existe um corpo positivo e negativo, a eletricidade é nada mais nada menos do que a passagem desses elétrons (+) como corrente nos fios ou líquidos condutores, que fazem com que motores, lâmpadas, eletrodomésticos, funcionem corretamente, ou esses elétrons podem se acumular como eletricidade estática. A eletricidade se divide em 3 grandes partes : eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.
A eletricidade é o resultado da existência de carga elétrica nos átomos que constituem a matéria. Como se sabe, um átomo é composto por prótons (cargas positivas), elétrons (cargas negativas) e nêutrons, que não possuem carga. Os prótons e os nêutrons ficam no interior do núcleo do átomo, os elétrons ficam na eletrosfera - ao redor do núcleo. Thais Rufino Carvalho
a eletricidade é um fenômeno natural. Resulta da existência de cargas elétricas nos átomos que constituem a matéria. No núcleo dos átomos há cargas elétricas positivas fixas e em torno do núcleo há cargas elétricas negativas móveis. Isabela Pereira Bernardes 3002
É o fenômeno físico associado a cargas elétricas ou em movimento. Seus efeitos se observam em diversos acontecimentos naturais, como nos relâmpagos. A constituição elétrica da matéria se fundamenta numa estrutura atômica em que cada átomo é composto por uma série de partículas, cada uma determinada carga elétrica. Karina Avellar - 3002
A eletricidade é uma forma de energia que envolve o fluxo de elétrons. Toda a matéria é feita de átomos, e um átomo tem um centro, chamado um núcleo. O núcleo contém partículas carregadas positivamente chamadas prótons e partículas carregadas chamadas nêutrons. O núcleo de um átomo está rodeado por partículas carregadas negativamente chamados electrões. A carga negativa de um electrão é igual à carga positiva de um protão, e do número de electrões em um átomo é geralmente igual ao número de protões. Quando a força de equilíbrio entre prótons e elétrons é perturbado por uma força externa, um átomo pode ganhar ou perder um elétron. Quando os elétrons estão "perdidos" de um átomo, a livre circulação desses elétrons constitui uma corrente elétrica. Isabela Werneck, 3003 - Liceu
A primeira pessoa a descobrir a eletricidade foi Benjamin Franklin... A eletricidade é um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas,devido ao movimento excessivo dos elétrons;A eletricidade esta presente nas tempestades de raios e trovões (que são faíscas de grande magnitude), esta presente também em fios e até no corpo humano (faíscas de pequena magnitude). EX:cabo elétrico e os impulsos do cérebro para o olho. Quando os elétrons da última camada, a que esta mais longe do núcleo, são "incitados",eles se movem ao longo de um corpo chamado de condutores. EX:fio ou cabo elétrico Gerando uma corrente elétrica chamada eletricidade.
todos os ramos de eletricidade se originam da mesma coisa ? Porque algumas coisas conduzem eletricidade e outras não ? Podemos criar um raio(artificialmente) ?
Através de algumas pesquisas pode-se concluir e ver que a eletricidade é o resultado da existência de carga elétrica nos átomos que constituem a matéria. - Lorena Neves Carneiro da Costa, turma 3002.
A eletricidade é um fenômeno natural. Resulta da existência de cargas elétricas nos átomos que constituem a matéria. No núcleo dos átomos há cargas elétricas positivas fixas e em torno do núcleo há cargas elétricas negativas móveis (eletrões).
O que é eletricidade? Eletricidade é o movimento dos elétrons em excesso: eles podem fluir como corrente nos fios ou líquidos condutores, fazendo as lâmpadas acenderem e os motores funcionarem; ou podem ficar acumulados como eletricidade estática. Quando a carga é grande o suficiente, ela “pula”, como no choque da maçaneta da porta ou no raio durante uma tempestade. Leticia Fecher - 3002 - cardoso
Eletricidade é um fenomeno natural que resulta da existência de cargas elétricas nos átomos que constituem a matéria. No núcleo dos átomos há cargas elétricas positivas fixas(prótons)e em torno do núcleo há cargas negativas móveis (eletrons)
A eletricidade é um termo geral, resultante da carga elétrica, que é a matéria constituída por átomos e que estes, por sua vez, são formados por três tipos de partículas elementares: prótons, elétrons e nêutrons.
É uma forma de energia que se manifesta por forças que se atrem ou se repelem com uma força elétrica, e chamamos de carga elétrica, permitindo inumeras aplicações úteis no nosso dia-a-dia. Os raios são descagas elétricas. A lâmpada, o ferro de passar, a televisão, entre outros, funcionam por ações elétricas.
Professor, estava dando uma pesquisada e encontrei que Benjamin Franklin inventou o para-raios. Que métodos e estudos ele utilizou para esta criação?
ResponderExcluirComo ocorre um curto circuito?
ResponderExcluirPorque a mãe fala quando esta relampeando tem que por uma toalha ou um pano para cobrir o espelho ? Amanda Vieira 3001
ResponderExcluirPor que a borracha isola correntes elétricas? Como por exemplo, se eu estiver dentro de um carro, não serei atingido por um raio, porquê?
ResponderExcluirPedro Johan da F. Borré
3003
Turma: 3003
ResponderExcluirEletrecidade é a movimentação de vários elétrons juntos por isso a eletrecidade pode ocorrer corrente nos fios ou líquidos condutores.
Patricia Avellar 3003:
ResponderExcluirNo meu ponto de vista, a Eletricidade, é uma forma invisível, a qual produz corrente e voltagens altas e baixas, para que tenhamos o funcionamento de máquinas, motores, iluminação e equipamentos em geral. existem vários tipos de eletricidade. Alternada, contínua, magnética, raios e etc..., até os cabelos tem eletricidade.
Atualmente há muitas formas de se utilizar a eletricidade, pois o homem já tem bastante conhecimento a seu respeito.
Há muitos termos utilizados quando se fala sobre conexão com a eletricidade. Contudo, os mais importantes, são os chamados positivo e negativo.
Na eletricidade os opostos realmente se atraem, uma vez que tudo aquilo que possui carga negativa atrai tudo o que possui a carga positiva; entretanto, sabe-se que quando existem duas cargas carregadas de igual modo, elas se repelem.
Os elétrons buscam constantemente passar de um ponto negativo para outro positivo. No caso de alguns materiais, como, por exemplo, o cobre e outros metais, é possível que os elétrons circulem facilmente entre as cargas negativas e positivas.
Estes metais são conhecidos como condutores. O movimento dos elétrons ao longo de um condutor é chamado de corrente elétrica. A corrente contínua ocorre quando a um fluxo constante de elétrons pelo condutor. Enquanto que a corrente alternada tem um fluxo de média zero, embora este valor nulo não ocorra todo tempo. Neste último caso, o fluxo de elétrons muda de direção continuamente.
Há certos materiais, como a borracha, a porcelana e vários tipos de plásticos, que impedem a passagem dos elétrons, estes tipos de materiais são chamadas isolantes.
Vitor Fernandes 3003: Eletricidade é um movimento de elétrons que passam de um corpo negativo para um corpo positivo.
ResponderExcluirEduardo Machado 3003: Eletricidade é o movimento dos elétrons em excesso
ResponderExcluirCatarina Ricardo Guimarães 3003:
ResponderExcluirTentarei ser o mais simples possivel.
Cada átomo é constituido por um núcleo de prótons e neutrons, e por elétrons que giram á sua volta em vários niveis...
Quando os elétrons da última camada, a que está mais longe do núcleo, são "incitados", eles se movem ao longo de um condutor (normalmente um fio ou cabo eletrico) gerando uma corrente que se chama de eletricidade - palavra derivada de elétron.
O metal do fio condutor não se altera, porque os eletrons que chegam detrás, vão ocupando o seu lugar na constituição dos átomos da matéria do fio, mantendo suas propriedades...
Se um fio de alta tensão cair com a ponta no chão, ele ainda conduz corrente até arrebentado ?
ResponderExcluirRayssa Soares - 3003.
Hiago Araujo 3003: Elettricidade é a existencia de eletrons nos atonos que constituem a materia
ResponderExcluirÉ possível usar a energia dos relâmpagos?
ResponderExcluirE mudar a temperatura da água do chuveiro elétrico enquanto ele está funcionando dá choque?
Andréia Mendes Tavares 3003
É perigoso falar no telefone quando estar relampeando?
ResponderExcluirO que pode acontecer quando estar relampeando se estivermos tomando banho?
Carla Passos Baltar 3001
Por que a borracha é isolante?
ResponderExcluirComo a eletrecidade começou a ser estudada? E como foi descoberta?
É possível armazenar a energia da eletrecidade em um local sem gerador?
Lara Candido Alvim 3003
Eletrecidade é um fenomeno físico originado por cargas elétricas estáticas, ou em movimento, e por sua interação
ResponderExcluirMaísa Lacerda 3002
por que quando temos um corte no dedo e vamos abrir o chuveiro tomamos cheque ?
ResponderExcluirYuri P.Araujo 3003
Eletricidade é o movimento dos elétrons em excesso: eles podem fluir como corrente nos fios ou líquidos condutores, fazendo as lâmpadas acenderem e os motores funcionarem; ou podem ficar acumulados como eletricidade estática. Quando a carga é grande o suficiente, ela “pula”, como no choque da maçaneta da porta ou no raio durante uma tempestade.
ResponderExcluirJulia Aguiar 3003
Matheus Teixeira, 3003: Eletricidade é o combustível que move o seculo XXI.
ResponderExcluirQual a relação da Aurora Boreal com a eletricidade??
ResponderExcluirQue voltagem um raio pode alcansar?
A construção de cidades influencia a ocorrência de raios?
Letícia Belo
T:3003
o que acontece se eu colocar uma pilha na língua?
ResponderExcluirlevo um choque?
por que o raio é atraído pelos para-raios?
Luiz Guilherme
T: 3003
Um mico subiu em um poste de luz e ficou com suas patas em duas fases diferentes (em fios de alta tenção), quero saber se isso o matou, ou se apenas ficou preso e isso levou a sua morte ?
ResponderExcluirE por que isso só acontece se encostarmos em duas fases? e não em uma só?
Vitória Lima
turma: 3003
=)
É possível armazenar a energia elétrica de um raio e reutilizá-la ?
Por que a água conduz a eletricidade?
Philippe Carius T:3003
Rebeca A. Martins - 3003 - Cardoso Fontes
ResponderExcluir* Como ocorre a descarga elétrica para manter uma lâmpada acesa?
* O que acontece com a eletricidade para se criar uma bateria recarregável? Como é feito esse "armazenamento"?
O QUE É ELETRICIDADE?
ResponderExcluirEm grego, a palavra elektron significa âmbar, a partir desse vocábulo surgiram as palavras elétron e eletricidade.
Os termos mais importantes quando se falam em eletricidade são chamados positivos e negativos. Na eletricidade os opostos realmente se atraem, uma vez que tudo aquilo que possui carga negativa atrai tudo o que possui a carga positiva; porém, sabe-se que quando existem duas cargas carregadas de igual modo, elas se repelem. Os elétrons buscam constantemente passar de um ponto negativo para outro positivo. No caso de alguns materiais, como, por exemplo, o cobre e outros metais, é possível que os elétrons circulem facilmente entre as cargas negativas e positivas. Estes metais são conhecidos como condutores. O movimento dos elétrons ao longo de um condutor é chamado de corrente elétrica. A corrente contínua ocorre quando a um fluxo constante de elétrons pelo condutor. Enquanto que a corrente alternada tem um fluxo de média zero, embora este valor nulo não ocorra todo tempo. Neste último caso, o fluxo de elétrons muda de direção continuamente.
Há certos materiais, como a borracha, a porcelana e vários tipos de plásticos, que impedem a passagem dos elétrons, estes tipos de materiais são chamadas isolantes.
O estudo da eletricidade se divide em tres partes:
Eletrostática: é a parte que estuda o comportamento das cargas elétricas em repouso.
Eletrodinâmica: essa é a parte que estuda as cargas elétricas quando em movimentação, ela estuda o que é corrente elétrica, os elementos de um circuito eletrico.
Eletromagnetismo: nessa parte se estuda o comportamento e o efeito produzido pela movimentação das cargas elétricas. É a partir desse estudo que fica possível entender como ocorrem as transmissões de rádio e televisão, bem como entender o que vem a ser campo magnético, força magnética entre outras coisas.
OBS: Cerca de 80% da eletricidade gerada no Brasil tem como origem as usinas hidrelétricas. Isso é ótimo para o país, pois trata-se de uma fonte renovável de energia. (Fonte: Ministério de Minas e Energia da Brasil).
NOME: Mariana Araujo
TURMA: 3002
Johnny Mendes do Carmo - T: 3003 - Liceu
ResponderExcluirA eletricidade é o bem e o mal que vem movendo o mundo ultimamente, pois, apesar nos garantir uma evolução enorme em tecnologia e comodidade, nos provendo um outro modo de vida completamente diferente, ela também nos prende tanto a tecnologia quanto ao comodismo, impedindo assim, que vivamos sem ela.
Rayane Kopke 3003 - O que é uma corrente continua?
ResponderExcluire tbm, O que é uma carga elétrica ?
A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica, também pode ser entendida como sendo o fenômeno resultante da interação das partículas que formam a matéria, em especial os elétrons.
ResponderExcluirNa eletricidade os opostos realmente se atraem, uma vez que tudo aquilo que possui carga negativa atrai tudo o que possui a carga positiva; entretanto, sabe-se que quando existem duas cargas carregadas de igual modo, elas se repelem.
Daniele Carvalho da Rocha
T : 3002
È um fenomeno Natural. que se resulta da existencia de cargas eletricas nos atomos que constituem a materia.E o movimento dos eletrons em excesso eles podem fluir como corrente nos fios.
ResponderExcluirPergunta :O que pode acontecer quando estar relampeando se estivermos tomando banho?
-- Thayna de Souza Nunes (Turma :3002 Cardoso Fontes )
A eletricidade é uma forma de conduzir energia. Uma energia que pode ser utilizada momentaneamente ou pode ser armazenada, porem sempre indispensavel no dia a dia.
ResponderExcluirMaria Luiza
Turma: 3003
Numa resposta objetiva, posso dizer que Eletricidade é um fenômeno causado pela interação entre cargas elétricas em repouso ou em movimento.
ResponderExcluir- Victória Bernardes 3002 - Cardoso Fontes.
A eletricidade é o resultado da existência de carga elétrica nos átomos que constituem a matéria. Como se sabe, um átomo é composto por prótons (cargas positivas), elétrons (cargas negativas) e nêutrons, que não possuem carga. Os prótons e os nêutrons ficam no interior do núcleo do átomo, os elétrons ficam na eletrosfera - ao redor do núcleo.
ResponderExcluirProfessor gostaria que o senhor explicasse um pouco sobre as três partes da eletricidade.
• Eletrostática – estuda as cargas elétricas em repouso;
• Eletrodinâmica – é o estudo das cargas elétricas em movimentação, ou seja, o estudo de corrente elétrica e das propriedades dos circuitos que são percorridos por ela.
• Eletromagnetismo – nessa parte são estudadas as relações entre a eletricidade e o magnetismo, bem como a ligação entre os fenômenos magnéticos e elétricos.
Thamires Mussel Raeder - 3002 - Cardoso Fontes
É o movimento dos elétrons em excesso: eles podem fluir como corrente nos fios ou líquidos condutores, fazendo as lampâdas acenderem e os motore4s funcionarem; ou podem ficar acumulados como eletricidade estática. Quando a carga é grande o suficiente, ela "pula", como no choque da maçaneta da porta ou no raio durante uma tempestade.
ResponderExcluirEmanoelle Silva - 3002 - Cardoso Fontes
A eletricidade é o resultado da existência de carga elétrica nos átomos que constituem a matéria.Como se sabe,um átomo é composto por prótons(cargas positivas),elétrons(cargas negativas) e nêutrons,que não possuem cargas.Os prótons e os nêutrons ficam no interior do núcleo do átomo,os elétrons ficam na eletrosfera-ao redos do núcleo. Tainá de Oliveira Soares turma:3002 Cardoso Fontes
ResponderExcluirA eletricidade, é a ciência que estuda os fenômenos elétricos que podem ser originados por cargas elétricas estáticas ou em movimento.(Andreza Batista)
ResponderExcluirEletricidade é o movimento dos elétrons em excesso: eles podem fluir como corrente nos fios ou líquidos condutores, fazendo as lâmpadas acenderem e os motores funcionarem; ou podem ficar acumulados como eletricidade estática. Quando a carga é grande o suficiente, ela “pula”, como no choque da maçaneta da porta ou no raio durante uma tempestade.
ResponderExcluirGabriel Ventura Turma: 3003
A eletricidade acontece quando existem uma movimentação dos elétrons.
ResponderExcluirNa eletricidade que existem cargas de elétrons positivas e negativas e nela os opostos se atraem, ou seja, o que possui carga negativa irá atrair tudo que possui carga positiva e vice-versa. Porém, elas se repelem quando as cargas são idênticas.
Existem metais que são condutores, pois possuem corrente elétrica, que é o movimento causada pela atração dos elétrons, pos eles estão constantemente em movimento. E existem materiais que são isolantes, pois impedem a passagem de elétrons e com isso não possuem eletricidade. Eles são: a borracha, a porcelana e vários tipos de plásticos.
Julia Gomes, turma: 3002 - Cardoso Fontes
A electricidade é um fenómeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento e por sua interação. Quando uma carga se encontra em repouso, produz forças sobre outras situadas à sua volta. Se a carga se desloca, produz também forças magnéticas. Há dois tipos de cargas elétricas, chamadas positivas e negativas. As cargas de nome igual se repelem e as de nome distinto se atraem. A eletricidade está presente em algumas partículas sub-atômicas. A partícula mais leve que leva carga elétrica é o elétron, que transporta uma unidade de carga (cargas elétricas de valor menor são tidas como existentes em quarks). Os átomos em circunstâncias normais contêm elétrons, e freqüentemente os que estão mais afastados do núcleo se desprendem com muita facilidade. Em algumas substâncias, como os metais, proliferam-se os elétrons livres. Desta maneira, um corpo fica carregado eletricamente graças à reordenação dos elétrons. Um átomo normal tem quantidades iguais de carga elétrica positiva e negativa, portanto é eletricamente neutro. A quantidade de carga elétrica transportada por todos os elétrons do átomo, que por convenção são negativas, está equilibrada pela carga positiva localizada no núcleo. Se um corpo contém um excesso de elétrons ficará carregado negativamente. Ao contrário, com a ausência de elétrons, um corpo fica carregado positivamente, devido ao facto de que há mais cargas elétricas positivas no núcleo. Eletricidade é a passagem de elétrons em um condutor. Bons condutores são: ouro, prata e alumínio. Já a porcelana, o plástico, o vidro e a borracha são bons isolantes. Isolantes são materias que não permitem o fluxo da eletricidade.
ResponderExcluirTatiane DE Paula 3002 Cardoso Fontes.
Como se da a condução do raio do solo para a nuvem e da nuvem para o solo?
ResponderExcluirMatheus Starck 3003 Cardoso Fontes
A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica. Esses incluem muitos fenômenos facilmente reconhecíveis, tais como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos. Além disso, a eletricidade engloba conceitos menos conhecidos, como o campo eletromagnético e indução eletromagnética.
ResponderExcluirAlguns conceitos importantes com nomenclatura específica que dizem respeito à eletricidade são:
• Carga elétrica: propriedade das partículas subatômicas que determina as interações eletromagnéticas dessas. Matéria eletricamente carregada produz, e é influenciada por, campos eletromagnéticos. Unidade SI (Sistema Internacional de Unidades): ampère segundo (A.s), unidade também denominada coulomb (C).
• Campo elétrico: efeito produzido por uma carga no espaço que a contém, o qual pode exercer força sobre outras partículas carregadas. Unidade SI: volt por metro (V/m); ou newton por coulomb (N/C), ambas equivalentes.
• Potencial elétrico: capacidade de uma carga elétrica de realizar trabalho ao alterar sua posição. A quantidade de energia potencial elétrica armazenada em cada unidade de carga em dada posição. Unidade SI: volt (V); o mesmo que joule por coulomb (J/C).
• Corrente elétrica: quantidade de carga que ultrapassa determinada secção por unidade de tempo. Unidade SI: ampère (A); o mesmo que coulomb por segundo (C/s).
• Potência elétrica: quantidade de energia elétrica convertida por unidade de tempo. Unidade SI: watt (W); o mesmo que joules por segundo (J/s).
• Energia elétrica: energia armazenada ou distribuída na forma elétrica. Unidade SI: a mesma da energia, o joule (J).
• Eletromagnetismo: interação fundamental entre o campo magnético e a carga elétrica, estática ou em movimento.
Lorran de Oliveira Honorato 3002 Cardoso Fontes
Sabemos que a eletricidade funciona, quer dizer, faz as coisas funcionarem mas não a vemos , apenas vemos seus efeitos.
ResponderExcluirA eletricidade se trata do deslocamento dos elétrons em excesso. Existe um corpo positivo e negativo, a eletricidade é nada mais nada menos do que a passagem desses elétrons (+) como corrente nos fios ou líquidos condutores, que fazem com que motores, lâmpadas, eletrodomésticos, funcionem corretamente, ou esses elétrons podem se acumular como eletricidade estática.
A eletricidade se divide em 3 grandes partes : eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.
Joyce Matieli Athaide
3002
A eletricidade é o resultado da existência de carga elétrica nos átomos que constituem a matéria. Como se sabe, um átomo é composto por prótons (cargas positivas), elétrons (cargas negativas) e nêutrons, que não possuem carga. Os prótons e os nêutrons ficam no interior do núcleo do átomo, os elétrons ficam na eletrosfera - ao redor do núcleo.
ResponderExcluirThais Rufino Carvalho
a eletricidade é um fenômeno natural. Resulta da existência de cargas elétricas nos átomos que constituem a matéria. No núcleo dos átomos há cargas elétricas positivas fixas e em torno do núcleo há cargas elétricas negativas móveis. Isabela Pereira Bernardes 3002
ResponderExcluirÉ o fenômeno físico associado a cargas elétricas ou em movimento. Seus efeitos se observam em diversos acontecimentos naturais, como nos relâmpagos.
ResponderExcluirA constituição elétrica da matéria se fundamenta numa estrutura atômica em que cada átomo é composto por uma série de partículas, cada uma determinada carga elétrica.
Karina Avellar - 3002
A eletricidade é uma forma de energia que envolve o fluxo de elétrons. Toda a matéria é feita de átomos, e um átomo tem um centro, chamado um núcleo.
ResponderExcluirO núcleo contém partículas carregadas positivamente chamadas prótons e partículas carregadas chamadas nêutrons. O núcleo de um átomo está rodeado por partículas carregadas negativamente chamados electrões. A carga negativa de um electrão é igual à carga positiva de um protão, e do número de electrões em um átomo é geralmente igual ao número de protões. Quando a força de equilíbrio entre prótons e elétrons é perturbado por uma força externa, um átomo pode ganhar ou perder um elétron. Quando os elétrons estão "perdidos" de um átomo, a livre circulação desses elétrons constitui uma corrente elétrica.
Isabela Werneck, 3003 - Liceu
É correto afirmar que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar?
ResponderExcluirPor que em dias de tempestades, uma pessoa deve evitar andar descalço?
Wallace do Amaral Faustino dos Santos
T:3003
* O que faz um corpo ser condutor de eletricidade?
ResponderExcluir* Porque alguns chips são sensíveis à eletricidade estática?
Patrick Beck, T.3001
A primeira pessoa a descobrir a eletricidade foi Benjamin Franklin...
ResponderExcluirA eletricidade é um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas,devido ao movimento excessivo dos elétrons;A eletricidade esta presente nas tempestades de raios e trovões (que são faíscas de grande magnitude), esta presente também em fios e até no corpo humano (faíscas de pequena magnitude).
EX:cabo elétrico e os impulsos do cérebro para o olho.
Quando os elétrons da última camada, a que esta mais longe do núcleo, são "incitados",eles se movem ao longo de um corpo chamado de condutores.
EX:fio ou cabo elétrico
Gerando uma corrente elétrica chamada eletricidade.
Marcelo Henrique Ferreira Gonçalves T:3002 Cardoso Fontes
* faz mal usar celular durante uma tempestade?
ResponderExcluir* durante uma tempestade faz mal tomar banho ?
Michelle Rodrigues,T:3001
-por que é mais fácil tomar choque quando estamos com o pé molhado?
ResponderExcluir-por que quando um raio cai na rede elétrica ele "corta a luz" em vez de "aumenta-la"?
Cláudia Nunes, 3003
* Porque não se pode falar ao telefone quando estiver trovejando?
ResponderExcluir* Em dias chuvosos, porque não devemos andar de pé no chão?
Juliana Pereira, 3003.
Porque quando passamos o braço ao lado de uma televisão que acaba de ser ligada nossos pelos do braço se arrepiam?
ResponderExcluirMudar a temperatura da água do chuveiro elétrico enquanto ele está funcionando dá choque?
Frederico Bianchi, 3003
todos os ramos de eletricidade se originam da mesma coisa ?
ResponderExcluirPorque algumas coisas conduzem eletricidade e outras não ?
Podemos criar um raio(artificialmente) ?
Giulia 3002
A eletricidade é um fenômeno físico originado pela interação de cargas elétricas ou seja é o movimento excessivo dos elétrons.
ResponderExcluirMayara 3002
É correto afirmar que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar ? Se sim, por que ?
ResponderExcluirPor que em dias de tempestades devemos evitar andar descalço ?
Wallace do Amaral Faustino dos Santos Turma: 3003
;D
Esta site é muito bom , olhem : http://montideias.blogspot.com.br/2010/01/os-tres-mosqueteiros-httpwww.html
ResponderExcluirMayara
T: 3002
Cardoso Fontes
Acontece alguma coisa comigo se eu estiver perto de um para-raio (aproximadamente 2 metros) no momento exato da queda de um raio?
ResponderExcluirMayara
T:3002
Cardoso Fontes
Tem algum perigo de tomar banho em chuveiros elétricos durante as tempestades?
ResponderExcluirQuais os lugares que estamos mais propícios a ser atingido por um raio?
Wesley Ferreira de Almeida
Turma:3003
Cardoso Fontes
Através de algumas pesquisas pode-se concluir e ver que a eletricidade é o resultado da existência de carga elétrica nos átomos que constituem a matéria.
ResponderExcluir- Lorena Neves Carneiro da Costa, turma 3002.
A eletricidade é um fenômeno natural. Resulta da existência de cargas elétricas nos átomos que constituem a matéria. No núcleo dos átomos há cargas elétricas positivas fixas e em torno do núcleo há cargas elétricas negativas móveis (eletrões).
ResponderExcluirNathália Fliess 3002
O que é eletricidade?
ResponderExcluirEletricidade é o movimento dos elétrons em excesso: eles podem fluir como corrente nos fios ou líquidos condutores, fazendo as lâmpadas acenderem e os motores funcionarem; ou podem ficar acumulados como eletricidade estática. Quando a carga é grande o suficiente, ela “pula”, como no choque da maçaneta da porta ou no raio durante uma tempestade.
Leticia Fecher - 3002 - cardoso
Como é o processo completo, desde o interruptor , até a lâmpada, para ela acender
ResponderExcluirBrendow 3003
Turma 3003
ResponderExcluirAluno: Bruno Miranda Grotz Bastos
Eletricidade é um fenomeno natural que resulta da existência de cargas elétricas nos átomos que constituem a matéria. No núcleo dos átomos há cargas elétricas positivas fixas(prótons)e em torno do núcleo há cargas negativas móveis (eletrons)
Professor, será q o senhor poderia me enviar aqueles vídeos sobre eletrecidade q o senhor passou na última aula??
ResponderExcluirLetícia Belo,3003.
leticia.belo_5@hotmail.com
Turma: 3003
ResponderExcluirLuísa Stumpf Miloski
A eletricidade é um termo geral, resultante da carga elétrica, que é a matéria constituída por átomos e que estes, por sua vez, são formados por três tipos de partículas elementares: prótons, elétrons e nêutrons.
É uma forma de energia que se
ResponderExcluirmanifesta por forças que se atrem ou se repelem com uma força elétrica, e
chamamos de carga elétrica, permitindo inumeras aplicações úteis no
nosso dia-a-dia. Os raios são descagas elétricas. A lâmpada, o ferro de
passar, a televisão, entre outros, funcionam por ações elétricas.
Marcela Otaviano Gomes
Turma: 3003
professor é verdade que a gente não pode tomar banho quando estiver relampiando? E também não podemos ficar de baixo de uma árvore?
ResponderExcluirC.E.C.F
Vitória Fraga
turma: 3003
Turma 3003 - eletricidade é um fluxo de carga eletrica
ResponderExcluirLucas Lima