01/12/2013

Você conhece a CERNlândia?

CERNlândia, o site do CERN projetado para crianças, lançou um novo ambiente de jogo dedicado ao universo. Se você tem entre 7 e 99 anos e gosta de desafios, embarque em uma viagem através da história do Universo e torne-se viciado nesse jogo (muito saudável!

Benvindo a bordo da CERNlandspaceship!
Quinze jogos, uma redação e um ambiente de jogo totalmente novos sobre a evolução do Universo: desde o seu lançamento oficial em 2009 para marcar o 20º aniversário da invenção da Web, a CERNlândia não parou de crescer .
Na CERNlândia , os jogos podem ser acessadas clicando em pontos correspondentes aos locais de experimentação ou em edifícios específicos no site do CERN. Tudo na CERNlândia é animado e interativo, mesmo os tópicos de ensino ("aprender" ), onde o jogador pode encontrar mais explicações detalhadas. Um zoom-in leva você para o site do CERN , enquanto um zoom-out coloca você a bordo de uma nave espacial levando você para as fronteiras do Universo.

Cada personagem único na CERNlândia é especialmente concebido e desenhado para o site, e a programação por trás das animações reproduz com precisão os processos específicos de física nos quais o jogo se baseia. Mas não pense sobre tudo isso. CERNlândia deve ser apreciado sem pensar muito em física . Permita-se sentir como uma criança novamente e começar a jogar. Uma nave espacial bonita está agora lá para recebê-lo a bordo. Não se esqueça de verificar o diário de bordo da viagem de vez em quando e tentar chegar ao Big Bang mais rápido do que os outros!

Pais não devem escolher escola só com base no Enem, diz pesquisador

A posição de uma escola no ranking do Enem não deve ser o principal fator considerado pelos pais ao decidir onde matricular os filhos.
A opinião é de José Francisco Soares, professor de educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Para ele, há muitas escolas que tentam se apropriar da importância preponderante da família para o desempenho dos alunos.
De acordo com Soares, "os fatores que estão fora da escola respondem por mais de 70% do desempenho" dos estudantes.
 
Folha - O Enem deve ser usado para comparar escolas?
José Francisco Soares - Eu acho que os resultados da Prova Brasil, do Enem são importantes porque mostram que há alunos que aprenderam e outros que não aprenderam. Esse retrato é muito importante. Entretanto, o que não é correto é você atribuir apenas à escola o bom desempenho do aluno. Não é correto a escola não reconhecer a importância da família.
Folha - Suas pesquisas mostram que as características pessoais e da família respondem por fatia grande do desempenho dos alunos, certo?
J F S - Exato. O que a criança leva de casa é muito mais determinante do que o que a escola consegue acrescentar. Quem não tem uma boa escola pode não avançar. Mas as escolas não podem riscar a contribuição das famílias. Os números e os resultados variam, mas se você pega o aluno sem fazer nenhuma consideração, os fatores que estão fora da escola respondem por mais de 70% de seu desempenho.
Folha - Se uma criança de família com alta escolaridade for para uma escola ruim, terá o mesmo resultado do que se tivesse ido para uma escola boa?
J F S - Não, porque também importa com quem essa criança vai conviver. Se ela fosse para uma escola pública de baixa qualidade, não perderia seu capital cultural, mas, como iria conviver com pessoas que levam menos, seus resultados seriam puxados para baixo. Ou seja, a contribuição do grupo de alunos para o desempenho de um deles também é relevante.
Parte do sucesso das escolas que ficam muito bem nos rankings não é o sucesso pedagógico. É o sucesso na atração do aluno com grande potencial de aprendizagem.
Folha - E qual fator pesa mais?
J F S - Essas escolas são melhores no marketing do que pedagogicamente. Isso não quer dizer que não sejam boas pedagogicamente. Elas têm tudo muito bem estruturado, coordenador pedagógico que sabe o que está falando, professores muito qualificados. Isso tudo é correto, mas não elimina a enorme vantagem que ela tem por ser bem-sucedida na seleção dos alunos.
A crítica ao ranking é que ele elimina algo que está na escola, mas veio da família e de que a escola se apropriou indevidamente.
Folha - O que a família deve buscar dentro de suas possibilidades? Como deve escolher a escola dos filhos?
J F S - A primeira coisa é que ela perceba que tem muitas opções. A posição das escolas nos rankings é importante, mas não é o elemento que deve predominar. Em primeiro lugar, porque a diferença de desempenho entre as boas escolas é muito pequena.
Além disso, a condição em que algumas dessas escolas se encontram é fruto de políticas detestáveis, que não são educacionais. A política de você atrair só o bom aluno é detestável socialmente.
A outra coisa que precisa ser considerada é que, obviamente, há muitos alunos acima assim como muitos alunos abaixo da média da escola. Acho que é importante que a família procure saber que notas tiraram os alunos da escola que têm os piores resultados.
Folha - Com essa informação, você consegue se perguntar: e se meu filho for pior nessa escola?
J F S - As escolas que vão bem nos rankings colocam um foco muito grande no desempenho dos alunos?

Sim, essas escolas só veem o desempenho do aluno. Seria importante que olhassem outras competências. E os pais precisam saber o que querem para a educação dos filhos. Se a família quer que o filho tenha um sentimento de empreendedorismo, uma escola com foco muito grande em desempenho pode ser ruim para essa dimensão.
(Jornal da Ciência 4865, de 29 de novembro de 2013

Copa do Mundo altera calendário escolar da rede estadual em 2014

A Copa do Mundo do Brasil, que vai ser disputada entre os dias 12 de junho e 12 de julho, vai alterar o calendário escolar da rede estadual de ensino em 2014. Por conta do evento esportivo, as férias escolares do meio do ano, que tradicionalmente ocorrem durante o mês de julho, acontecerão no período de 12 de junho a 27 de junho. Na primeira fase da Copa não haverá aula na rede estadual de ensino nos dias em que o Brasil jogar. Nas demais fases só não terá aula se o Brasil for classificado.
Se qualquer pequeno acontecimento é suficiente para deixar os alunos da Rede Pública sem aula, imagina o maior evento esportivo do País...
O ano de 2014 promete ser um ano difícil para a Escola. Além da Copa, é ano de eleição para presidente e governador e sabe Deus o que eles vão aprontar, uma vez que essa é a única época em que os políticos pensam em fazer algo pela Educação.

Quer ver o calendário do ano que vem? Acesse o link CALENDÁRIO.

11/10/2013

Eighty-one

Meninas, não se esqueçam do nosso pic-nic.
Coloquem nos comentários o que combinamos.
Dia 23, até lá!!!

10/10/2013

A Pós-Modernidade na Escola

Por que termos como Naruto ou Michael Jackson são mais procurados na internet do que Isaac Newton ou Einstein? Por que adolescentes e jovens gastam muuuito mais tempo nas redes sociais do que em pesquisas escolares e/ou científicas? Penso que o mundo vai mal da cabeça e está indo em uma direção muito perigosa.
Os ganhadores do prêmio Nobel de Física desse ano de 2013 têm mais de 80 anos. Outros ganhadores também já ultrapassaram a faixa dos oitenta. Daqui a dez anos, essa galera que curte cosplay estará na idade de encarar o mercado de trabalho. Jogadores inveterados de video game, torcedores fanáticos de futebol e essa rapaziada que enche a cara de vodka com energético também.
Tudo isso fica bem claro quando a gente entra numa sala de aula de terceiro ano do Ensino Médio, às vésperas do ENEM, e vê a galera curtindo um desânimo contagioso.
Juventude sempre foi sinônimo de ânimo, de energia inesgotável, de transformação e mudanças. Cadê esses jovens? Onde estão aqueles que já entenderam que se não se prepararem com afinco serão facilmente trocados por uma máquina e amargarão a falta de trabalho quando estiverem na fase da vida mais produtiva?


16/09/2013

Óculos de realidade aumentada deixam professores mais espertos


Óculos inteligentes
Seu professor talvez não fique com ar de mais inteligente com esses novos óculos, mas ele certamente saberá mais sobre o que se passa na sala.
Ainda sem um banho de design que o torne esteticamente aceitável, o sistema criado por engenheiros da Universidade Carlos III de Madri, na Espanha, mostrou que é capaz de ajudar sobretudo professores que dão aulas para um grande número de alunos.
O sistema foi batizado de ALFS (Augmented Lecture Feedback System), um sistema de realidade ampliada destinado a dar feedbackao professor.
Os óculos de realidade aumentada permitem que o professor veja símbolos acima de cada aluno.
Os símbolos indicam o "estado" do aluno durante a atividade.
"Esses símbolos são ativados pelos próprios alunos através de seus celulares, e são usados para informar ao professor que eles não entenderam a explicação, ou que entenderam, que estão pedindo ao professor para ir mais devagar, ou para dizer se sabem ou não a resposta para a pergunta que o professor acaba de fazer à classe," explica Telmo Zarraonandia, um dos criadores dos óculos.
Dessa forma, simplesmente olhando para o símbolo de um aluno, mostrado acima da sua cabeça, o professor sabe exatamente o que o aluno deseja.
Além disso, na parte superior dos óculos, o sistema mostra um diagrama com a soma das respostas dadas pelos alunos, o que pode ser particularmente útil em salas com grande número de alunos.
Como a ideia é particularmente boa, e com um mercado enorme, é melhor que os pesquisadores espanhóis melhorem logo o visual dos seus óculos, antes que outros "glasses" com maior apelo estético incorporem a ideia.



Bibliografia:
An augmented lecture feedback system to support learner and teacher communication
Telmo Zarraonandia, Ignacio Aedo, Paloma Díaz, Álvaro Montero
British Journal of Educational Technology
Vol.: 44. Number: 4

Aguarde meus comentários...

31/08/2013

Revisão de Elementos de Hidrstática

Galera,
Na falta de aula, a gente aproveita para fazer uma revisão do que já vimos. Para ajudar, gravei um vídeo. Desculpem a falta de qualidade.
AQUI

23/08/2013

09/08/2013

Vídeo de Óptica

Galera,
Esse vídeo está sendo postado para o pessoal do 2º Ano, mas interessa muito para uma revisão dessa matéria com vistas ao ENEM. Você pode assisti-lo aqui ao lado ou acessar o link.
Vídeo no VIMEO.
Agradeceria se comentassem aqui embaixo se assistiram, o que acharam, etc.


16/06/2013

Alaor 9º Ano Centro

Galera, não se esqueça do nosso seminário. Não deixe para a última hora. 
Amanhã é a apresentação dos projetos aqui.

Considerações sobre a Copa das Confederações

Enquanto o Brasil apresenta ao mundo seus novos estádios, a população se manifesta contra os desmandos há muito cometidos pelo governo em todas as suas esferas.
Sou a favor do grito na rua, afinal, cresci em um país sob o autoritarismo militar. Entretanto, não adianta levantar bandeiras se não cumprimos nossas obrigações.
O estudante tem que estudar
O médico tem que pensar mais no paciente do que em sua conta bancária
O advogado tem que primar mais pela justiça do que pelo direito
O professor tem que ensinar e, se possível, educar a despeito do desânimo e da rebeldia do aluno
Quando nossa sociedade estiver assim, nosso grito será mais alto e terá a força necessária para derrubar as muralhas erguidas pela insensibilidade dos políticos corruptos.
Até  lá, é claro, vale gritar e espernear, mas não custa nada refletir um pouco sobre nossos deveres.

Geração de Energia Elétrica



14/06/2013

Exercícios resolvidos de Revisão

Qual será a energia elétrica gasta por um aparelho elétrico que dissipa uma potencia de 250 W se você o deixar ligado durante 70 horas ininterruptas?
Ee = P.Dt
Ee = 250 . 70
Ee = 17500 Wh  (dividindo por 1000 e substituindo pelo prefixo, temos:)
Ee = 17,5 kWh




No circuito abaixo, R3 = 2R1 e R2 = 3R1.





Dessa forma, o que podemos dizer sobre a potencia dissipada pelos resistores?











Partindo do princípio de que quanto maior a reistência, menor a potência, 
Se R3 é o dobro de R1, então P3 será a metade de P1
Se R2 é o triplo de R1, então P2 será a terça parte de P1
Assim, podemos dizer que P1>P3>P2




Os passarinhos, mesmo pousando sobre fios condutores desencapados de alta tensão, não estão sujeitos a choques elétricos que possam causar-lhes algum dano. Qual das alternativas indica uma explicação correta para o fato?
a) 
A diferença de potencial elétrico entre os dois pontos de apoio do pássaro no fio (pontos A e B) é quase nula.
b) 
A diferença de potencial elétrico entre os dois pontos de apoio do pássaro no fio (pontos A e B) é muito elevada.
c) 
A resistência elétrica do corpo do pássaro é praticamente nula.
d) 
O corpo do passarinho é um bom condutor de corrente elétrica.
e) 
A corrente elétrica que circula nos fios de alta tensão é muito baixa.


06/04/2013

Instruções para a avaliação - Alaor

Depois de responder às questões, coloque seu nome na área de comentários e em seguida envie um e-mail com as respostas para lafer@globo.com
Qualquer dúvida use a página do facebook: http://www.facebook.com/Laboratoriodolafer

Provinha do 7º Ano



Avaliação de Laboratório – 7º Ano

1.  Faça uma analogia entre as moléculas de um corpo e um grupo de pessoas em uma festa para explicar TEMPERATURA.

2.  Verificar a temperatura de um corpo com as mãos é uma operação precisa? Por quê?

3.  Qual a diferença entre um termoscópio e um termômetro?

4.  quais são os fenômenos físicos envolvidos no funcionamento de um termômetro?

Provinha do 9* Ano



Avaliação de Laboratório – 9* Ano

1.  Explique por que é tão importante que se tenha um sistema único internacional de unidades.

2.  Que unidades deve-se usar, a fim de obter-se números nem muito grande nem muito pequeno, para medir:
a) um lápis
b) a espessura de um fio de cabelo
c) a distância entre duas cidades
d) a área de um terreno
e) a quantidade de mercúrio em um termômetro
f) a quantidade de água em um lago

3.  Qual a diferença entre massa e peso? Quais são as unidades e os instrumentos usados medir essas grandezas?

4.  Faça uma pesquisa e descubra como se escreve os números 300.000.000 e 0,0000000000016 em NOTAÇÃO CIENTÍFICA.

23/03/2013

2º Ano - Termologia

Galera,
o link para o material sobre dilatação.
Clique na figura clássica sobre a dilatação linear. Observe o que a dilatação pode provocar em trilhos de trem...

19/03/2013

05/03/2013

Termologia

Atenção galera do 2º Ano,
o material de termologia - caso você não tenha recebido, está no link:
https://docs.google.com/file/d/0B77IjPWIBafETHpDVWEwVjkyc0U/edit?usp=sharing
copie e cole no browser. Você entrará na página do Google Docs. Faça o download.

Potências de dez e Prefixos




Múltiplo Prefixo
Símbolo
Nome Comum
1018
exa
E
quintilhão
1015
peta
P
quadrilhão
1012
tera
T
trilhão
109
giga
G
bilhão
106
mega
M
milhão
103
quilo
k
mil
102
hecto
h
cem
101
deca
da
dez
10-1
deci
d
Décimo
10-2
centi
c
Centésimo
10-3
mili
m
Milésimo
10-6
micro
Milionésimo
10-9
nano
n
Bilionésimo
10-12
pico
p
Trilionésimo
10-15
femto
f
Quadrilionésimo
10-18
atto
a
Quintilionésimo
 
Prefixo
Símbolo
Decimal
Valor
Potência de 10
Tera-
T
1,000,000,000,000

1012
Giga-
G
1,000,000,000

109
Mega-
M
1,000,000

106
Quilo-
k
1,000

103
Hecto-
h
100

102
Deca-
da
10

101
(sem prefixo)

1

100
Deci-
d
0
.1
10-1
Centi-
c
0
.01
10-2
Mili-
m
0
.001
10-3
Micro-
µ
0
.000001
10-6
Nano-
n
0
.000000001
10-9
Pico-
p
0
.000000000001
10-12
Femto-
f
0
.000000000000001
10-15