A Sociedade Brasileira para o
Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciência (ABC) propuseram
ao Governo Federal promover paralelamente aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio
de Janeiro, uma olimpíada internacional do conhecimento com competições em
diversas disciplinas (astronomia, matemática, física, química, biologia, por
exemplo) e em diferentes níveis de ensino.
"A ideia é envolver as
escolas em um processo de difusão do conhecimento", explicou a presidente
da SBPC, Helena Nader. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (25/06),
em Brasília, dando início ao diálogo com as instituições organizadoras das
distintas modalidades de olimpíadas. A previsão inicial é que o anúncio oficial
da iniciativa ocorra durante o Fórum Mundial da Ciência, marcado para novembro
de 2013, no Brasil.
Helena quer que, desde o ensino
fundamental, os estudantes se inspirem nos cientistas bem como nos esportistas.
"Como é que faz para que o jovem deseje não só ser igual ao Neymar, mas
também queira subir ao pódio porque fez uma prova sensacional de matemática,
português ou ciências?", questionou. Para ela, a olimpíada do conhecimento
pode ser um grande estímulo para a aprendizagem e até para a carreira
científica.
A proposta dos cientistas foi bem
recebida pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, que
reúnem os organizadores das diversas olimpíadas que se realizam periodicamente
no Brasil, tais como as de Matemática, da Língua Portuguesa e de Astronomia e
Astrofísica.
Além de uma olimpíada do conhecimento, a SBPC e a ABC propuseram uma olimpíada de inovação e empreendedorismo e que sejam instalados museus de ciências nos estádios de futebol em construção ou reforma para a copa de 2014. "Podemos ensinar Física com o movimento dos atletas; ou ensinar Química e Biologia com a contração dos músculos", sugeriu Helena.
Além de uma olimpíada do conhecimento, a SBPC e a ABC propuseram uma olimpíada de inovação e empreendedorismo e que sejam instalados museus de ciências nos estádios de futebol em construção ou reforma para a copa de 2014. "Podemos ensinar Física com o movimento dos atletas; ou ensinar Química e Biologia com a contração dos músculos", sugeriu Helena.
(Com informações da Agência
Brasil e Ascom do MCTI)
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