13/12/2010

Formação do Professor de Física Reflexivo


A satisfação de ver os novos professores de Física sendo formados sob e sobre paradigmas que venho defendendo há tempos é eneorme.
A Física é muito linda para que seja reduzida à mera Matemática aplicada. Explorar os conceitos, a fenomenologia, abordar a história da Ciência, mostrando que o que sabemos hoje não foi elaborado do dia para noite ou ao acaso, tudo isso é bastante promissor.
Creio que, dependendo do CEFET, teremos num futuro bem próximo, professores de Física capazes de fazer com que o estudante do Ensino Médio possa encontrar a beleza do Universo descrito pela Física.

I Encontro de Bolsista do PIBID - CEFET




Nos dias 10 e 11 desse mês (dezembro), aconteceu em Nova Friburgo, o I Encontro de Bolsistas do PIBID-CEFET.

Alunos das unidades das duas cidades (Friburgo e Petrópolis), juntos com seus professores, coordenadores e professores supervisores do programa, encontraram-se para um momento de avaliação e confraternização.

06/12/2010

o ano MMXI está chegando

Psiu!
2010 está acabando. Para alguns foi rápido demais; para outros, nem tanto.
Na verdade, ele teve os mesmos 365 dias, 5horas, 48minutos e 46 segundos de sempre (se não for um ano bissexto). Mas com a vida agitada, cheia de afazeres, compromissos, prazos a cumprir, promessas e propósitos, parece que cada ano fica mesmo menor.
Nessa correria, quase sempre o que deixamos de lado é o essencial: a atenção àqueles que nos amam, nosso interior, a necessidade do outro.
Não temos tempo para uma visita sem demora a uma tia idosa que sempre nos trata com muito carinho; não temos tempo para uma conversa sincera com os pais (eles também não têm tempo...); não temos tempo para uma parada em tudo, ao final do dia, para avaliarmos a quantas anda nossa vida, se temos feito as escolhas certas... Simplesmente vamos vivendo ao som daquele infeliz pagode “deixa a vida me levar, vida leva eu”.
Temos ainda alguns dias para pensarmos em bons propósitos para 2011. Propósitos que nos arranque dessa roda-viva, desse furacão que estraçalha os dias de nossa vida.
Que possamos começar a viver mais intensamente o essencial.

31/10/2010

Biologia superdivertida

Galerinha, essa é prá quem gosta de curiosidades sobre biologia. Achei um blog super maneiro sobre a matéria. Dá uma olhadinha lá clicando no título.

29/10/2010

Galerinha do 7° Ano

Moçadinha, para baixar a matéria é só clicar no título acima. Na página que abrirá, role até o final e clique no link marcado.
Bons estudos.

28/10/2010

16/10/2010

Física e Cinema

Vamos aprender a ver a Física nos filmes? Tecle no título e dê uma olhada nos vídeos. Aceito sugestões.

15/10/2010

Física no Ensino Médio, Por quê?

Aos 28 anos de profissão, todos dedicados ao Ensino da Física, me pergunto sempre que vejo um aluno muito enrolado com essa matéria: por que esse camarada tem que estudar Física? E a pergunta fica mais incisiva quando descubro que esse mesmo aluno é um artista da música, da literatura ou outra área qualquer.
Por isso, ao longo dos anos, fui abandonando aquela Física toda formal, altamente matematicalizada na qual os alunos não têm referencia nenhuma com o cotidiano,com a natureza, com a sua vida, enfim.
Passou da hora de revermos o currículo de Física no Ensino Médio. Temos ensinado essa disciplina como se fazia já há quase 100 anos. Nada mudou! Isto é, na sala de aula... Ali estão presentes Arquimedes, Galileu, Newton, Joule e outros grandes gênios da Ciência. Entretanto, Einstein, Planck, Hawking e outros são proibidos de entrar - acho que eles fariam muita bagunça na cabeça dos professores...
Entendo uma Física conceitual, onde os alunos que curtem música possam entender como se produz o som de seus instrumentos; os alunos desenhistas entendam melhor a teoria das cores e como a luz interfere nelas; aqueles que vivem prá jogar bola possam associar os conceitos de movimento, velocidade, aceleração, massa, gravidade e força ao talento que possuem. E não que continuemos a ter um monte de adolescentes perdidos diante de uma matéria impossível de entender.


11/10/2010

Política, Educação e Mentira

Ganha um doce se me responderem essa: qual é a única classe de trabalhadores que quando faz greve tem que repor?
Pois é. Greve é quando os trabalhadores de comum acordo cessam suas atividades profissionais como forma de protestar, reivindicar ou manifestar-se por outro motivo qualquer. Parou tá parado, pô!
No caso dos servidores da Educação em Petrópolis, a greve acabou e o ganho foi irrisório – prá inglês ver, como diria meu avô.
Depois veio o calendário de reposições. Não concordo, mas achei que era um pouco de covardia para co os alunos da rede. Afinal, eles vão disputar vagas em concursos, enem e vestibular como todo mundo e a greve representava uma desvantagem para eles. Pensando assim, compareci aos primeiros dias de reposição.
Outro doce pra quem adivinhar se a maioria dos alunos estava lá ou não... Cara, os maiores interessados não estavam nem aí. As turmas mais cheias tinham menos da metade de alunos. Isso no turno da manhã e da tarde. À noite, tiveram que juntar turmas, reelaborar horário em cima da hora, pois turmas inteiras faltavam.
Aí comecei a perceber que o objetivo real da reposição não era compensar a perda dos alunos, mas de punir o professor grevista, fazendo com que ele pagasse o dia não trabalhado. Isso mesmo, porque os aqueles que não haviam aderido à greve foram dispensados da reposição (mesmo que durante à greve não tenham feito nada).
Triste, lamentável, uma grande – mais uma – mentira pedagógica que os políticos nos impõem.

12/09/2010

Estudando para a Prova

Cada dia que passa fico mais impressionado com a quantidade de alunos que acredita no estudo instantâneo, como se fosse possível aprender “em cima da hora”.
Essa galera – eu chutaria uns 75% com muita boa vontade – que só vê a matéria em sala de aula e depois de novo em sala de aula, quer dizer, que nem pega no caderno ou livro em casa, ou tem os professores em muita alta conta e acha que somos capazes de “injetar” conhecimento em suas mentes, ou está brincando de estudar. Em qualquer um dos casos, o fracasso é inevitável.
A não ser que você seja um gênio, é preciso trabalhar em cima do que se aprendeu. Na música é assim, nos esportes é assim e por que não o seria na Física, Matemática e outras matérias?
Quinze minutinhos por dia!!! Será que você não tem isso? Procurar inserir aquele conhecimento de sala de aula em sua vida cotidiana – ver a Física por aí, na rua,chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê... Quando isso começar a acontecer, o tempo que você passa em sala de aula terá valido a pena e você terá, de fato, aprendido alguma coisa.
A Física é uma matéria linda! É claro que algumas vezes tem gente por aí com o nariz tão enfiado na Matemática que acaba estragando a beleza da Física. Liga não! Procure ler sobre os caras que, ao desenvolverem a Física, tornaram possível toda essa maravilhosa tecnologia que utilizamos hoje: computador, televisão, celular, etc. Galileu, Isaac Newton, Einstein, foram pessoas interessantíssimas; vale conferir suas vidas e a contribuição de cada um para nosso mundo.
Assim, quem sabe daqui a uns 50 ou 100 anos, alguém estará lendo sobre a sua vida????

10/09/2010

Sobre a Luz

Conceitos
Corpo luminoso ou fonte primária de Luz: são os corpos que emitem luz própria. Exemplo: o Sol, as estrelas, a chama de uma vela, etc.
Corpo iluminado ou fonte secundária de Luz: são os corpos que refletem a luz que recebem a luz de outros corpos. Exemplo: a lua.
Corpos opacos: são os corpos que impedem a passagem da luz.
Corpos transparentes: são os corpos que se deixam atraves-sar totalmente pela luz.
Corpos translúcidos: são os corpos que se deixam atravessar parcialmente pela luz.

Princípios da Óptica Geométrica
1º) Princípio da propagação retilínea da luz: Num meio homogêneo e transparente, a luz se propaga em linha reta.
2º) Princípio da reversibilidade dos raios de luz: O caminho seguido pela luz independe do sentido de propagação ( o caminho de ida é igual ao caminho de volta)
3º) Princípio da independência dos raios de luz: Um raio de luz, ao cruzar com outro, não interfere na sua propagação.

Fenômenos Luminosos
Reflexão da Luz
Refração da Luz
Absorção da Luz

Depois a gente fala de cada um desses fenômenos

03/09/2010

Sobre a Natureza da Luz

A luz é uma onda eletromagnética ( OEM ), cujo comprimento de onda está na faixa do visível, entre 4000 Å ( Violeta ) e 7000 Å ( Vermelho ).
A luz tem uma natureza dual. Ela se comporta com partícula, e também como onda. Para análise do efeito fotoelétrico, ela é considerada com natureza de partícula. Neste fenômeno, elétrons são ejetados de um metal, após incidir sobre o mesmo luz ultravioleta. Já no caso da difração, a luz é considerado um fenômeno ondulatório.
Issac Newton, foi um dos primeiros a descrever a luz como constituída de partículas. Os fenômenos óticos de reflexão e difração foram explicados por ele considerando a luz como partícula. Suas hipóteses de trabalho falham quando considera a velocidade da luz maior, ao atravessar a água ou o vidro, do que aquela com que atravessaria o ar. Newton rejeitava a propagação ondulatória da luz em vista do fato da propagação aparentemente retilínea da luz. No seu tempo, ainda não se sabia da difração da luz em torno de pequenos obstáculos.
A teoria ondulatória da luz é defendida por Christian Huygens e Robert Hooke. Hyugens usando a sua teoria de propagação ondulatória explica a reflexão e, ao explicar a refração admite que a luz se propaga mais lentamente na água e no vidro, do que no ar.
A aceitação da luz como fenômeno ondulatório é estabelecida por Fresnel através de experiências de difração e interferência, formulando a base matemática da teoria ondulatória. Ele mostrou que a aparente propagação retilínea da luz se deve ao comprimento de onda, muito pequeno na faixa do visível.

08/08/2010

Dicas de Mecânica

Vai aí, galera do 2º ano as dicas que prometi
O trabalho de uma força constante que atua em um móvel faz com que ele ganhe aceleração, deslocando-se de uma posição A até uma posição B. Esse trabalho pode ser calculado pela variação de energia cinética desse móvel entre essas duas posições. Legal, né?

Para o 1° ano, eu tenho a dizer o seguinte:
tomem muito cuidado com as unidades; principalmente a unidade de tempo. Não se pode dividir quilômetro por minuto e esperar uma resposta em metro por segundo...

23/05/2010

Para Refletir

Esse é um assunto muito sério que estará presente em meus blogs, minhas salas de aula e em todas as minhas conversas. Como tudo que é óbvio, muita gente não percebe:
O que os bancos de todo o mundo querem é fazer de todos nós ESCRAVOS DA DÍVIDA.

05/05/2010

GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DA FÍSICA - GREF

O GREF é um um grupo que repensa como ensinar Física e já tem uns 20 anos. Hoje ele disponibiliza todo seu material em sua página da Internet. Vale muito dar um pulinho lá clicando no título acima.

Provas da OBA

Para se preparar melhor para a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, dê uma olhadinha nas provas anteriores. Acesse o site www.oba.org.br

14/04/2010

Sobre o conceito de Movimento


Vamos analisar algumas afirmações:
Um livro colocado sobre uma mesa está em repouso absoluto, pois, para qualquer referencial adotado, sua posição não varia com o tempo.
>>> Falar sobre repouso absoluto é meio perigoso já que movimento e repouso dependem de um referencial que pode ser adotado a gosto do freguês. É claro que se o referencial adotado estiver em movimento, a posição do livro estará variando.

Um corpo parado em relação a um referencial pode estar em movimento em relação a outro referencial.
>>> foi o que falamos acima.

Em relação a um edifício o elevador estacionado no terceiro andar está em repouso. Porem, em relação ao sol, o mesmo elevador encontra-se em movimento.
>>> Em relação ao edifício realmente ele está em repouso, mas e se o edifício todo, incluindo o elevador, estiver em movimento? E se a Terra, onde está o edifício também estiver em movimento? Não é isso que acontece em relação ao Sol?

26/03/2010

Por que não se usa o grau para temperaturas em Kelvin?

Essa pergunta acontece sepre que a gente está estudando termometria e sita as três escalas mais usadas atualmente: Celsius, fahrenhit e kelvin.
A coisa é simples: enquanto Celsius e fahrenheit são apenas escalas, Kelvin é uma unidade - usada em temperaturas termodinâmicas.

07/02/2010

Matemática Viva


Essa é prá quem gosta de Matemática e não suporta vê-la presa nos livros.
Vale uma visita ao site do Pavilhão do Conhecimento que fica, infelizmente, em Lisboa. Quem tiver a chance de ir lá, não deve perder a oportunidade de mergulhar de cabeça numa Matemática super interativa.
http://www.pavconhecimento.pt/exposicoes/permanentes