26/06/2014

3º Ano

Galera, enquanto eu não apronto o nosso vídeo, vão aí duas sugestões:



Potência elétrica - Conceitos e exercício resolvido

Aulas ENEM


MRU - 1º Ano Cardoso

Galera,
O vídeo ainda não está pronto, mas acho que já dá pra começar a nossa revisão.
Continuo trabalhando nele e assim que der, postarei a versão completa.
https://www.youtube.com/watch?v=kvFedehS62I&feature=youtu.be

O professor Anderson tem um vídeo bem legalzinho que vale a pena ser visto. https://www.youtube.com/watch?v=aI9qYENJH5g

Se você não se importa com o sotaque gaúcho, o vídeo do ME SALVA também pode ajudar.
https://www.youtube.com/watch?v=Op8XxcxSrD8


15/06/2014

Como resolver problemas de Física



Como resolver problemas de Física
Prof. Luiz Alfredo A Ferraz – 2014
1ª ETAPA: LER O PROBLEMA: É preciso saber ler, quer dizer, ser capaz de imaginar a cena que o enunciado descreve. Nem sempre entendemos tudo o que está escrito, mas podemos estar atentos aos detalhes para "visualizar" corretamente o que se está dizendo.


2ª ETAPA: FAZER UM ESQUEMA: Fazer um esquema ou desenho simples da situação ajuda a visualizá-la e a resolvê-la. Procure indicar em seus esquemas informações básicas como o sentido e os valores envolvidos. Preste atenção que uma frase como "dar ré" indica o sentido do movimento do objeto em questão.

3ª ETAPA: MONTE AS EQUAÇÕES E FAÇA AS CONTAS: Uma equação só faz sentido se você sabe o que ela significa. Sabemos que é possível resolver a nossa questão porque há a conservação da quantidade movimento total de um sistema. Quer dizer, a soma das quantidades de movimento antes e depois do choque deverá ter o mesmo valor. Com isso, você consegue montar as contas.

4ª ETAPA:INTERPRETE OS VALORES. (A ETAPA MAIS IMPORTANTE!) Muito bem, você achou um número! Mas ainda não resolveu o problema. Não queremos saber somente o número, mas também o que aconteceu. O número deve nos dizer isso. Olhando para ele você deve ser capaz de chegar a alguma conclusão.
DESCONFIE DOS NÚMEROS!!! Existe uma coisa que se chama erro nas contas, que pode nos levar a resultados errados. Pense bem no que o número está lhe dizendo e avalie se é uma coisa razoável. Se achar que há um erro, confira suas contas e o seu raciocínio. 

Tenho  observado que a maioria dos erros ocorridos em problemas sobre eletricidade, termologia ou mecânica se deve à falta de pré-requisitos matemáticos.
Galera, não se pode tocar um violão de seis cordas com apenas duas - pelo menos e isso se você for muito bom músico, vai reduzir muito o número de músicas que você pode tocar.
Assim, sem a matemática básica, você até pode entender os conceitos físicos, mas não conseguirá modelá-los matematicamente. Então, o que fazer? A resposta a essa pergunta depende do que você é: aluno ou estudante.
O aluno vai esperar que o professor resolva todos os problemas propostos e torcer para que caiam os mesmos na prova. O estudante vai procurar aprender os tópicos matemáticos que estão faltando em seu conhecimento.
Achei um vídeo muito bom sobre divisão com números decimais. Dá uma olhadinha lá: https://www.youtube.com/watch?v=KG2YwMZrUzY

05/06/2014

6º Ano Alaor

 
Quem quer ir pra Júpiter?
Você pode ganhar uma Júpiter. Basta responder às perguntas abaixo.
 
. Qual a distância da Terra à Júpiter?
. A vida como a conhecemos seria possível na superfície de Júpiter?
. Qual é a relação entre a gravidade da Terra e a gravidade de Júpiter? (quantas vezes maior ou menor)
. Quanto tempo dura o dia em Júpiter? E o ano?
 
Responda as perguntas e torça para ser sorteado. A viagem acontecerá no próximo ano jupteriano.