11/10/2013

Eighty-one

Meninas, não se esqueçam do nosso pic-nic.
Coloquem nos comentários o que combinamos.
Dia 23, até lá!!!

10/10/2013

A Pós-Modernidade na Escola

Por que termos como Naruto ou Michael Jackson são mais procurados na internet do que Isaac Newton ou Einstein? Por que adolescentes e jovens gastam muuuito mais tempo nas redes sociais do que em pesquisas escolares e/ou científicas? Penso que o mundo vai mal da cabeça e está indo em uma direção muito perigosa.
Os ganhadores do prêmio Nobel de Física desse ano de 2013 têm mais de 80 anos. Outros ganhadores também já ultrapassaram a faixa dos oitenta. Daqui a dez anos, essa galera que curte cosplay estará na idade de encarar o mercado de trabalho. Jogadores inveterados de video game, torcedores fanáticos de futebol e essa rapaziada que enche a cara de vodka com energético também.
Tudo isso fica bem claro quando a gente entra numa sala de aula de terceiro ano do Ensino Médio, às vésperas do ENEM, e vê a galera curtindo um desânimo contagioso.
Juventude sempre foi sinônimo de ânimo, de energia inesgotável, de transformação e mudanças. Cadê esses jovens? Onde estão aqueles que já entenderam que se não se prepararem com afinco serão facilmente trocados por uma máquina e amargarão a falta de trabalho quando estiverem na fase da vida mais produtiva?