16/09/2013

Óculos de realidade aumentada deixam professores mais espertos


Óculos inteligentes
Seu professor talvez não fique com ar de mais inteligente com esses novos óculos, mas ele certamente saberá mais sobre o que se passa na sala.
Ainda sem um banho de design que o torne esteticamente aceitável, o sistema criado por engenheiros da Universidade Carlos III de Madri, na Espanha, mostrou que é capaz de ajudar sobretudo professores que dão aulas para um grande número de alunos.
O sistema foi batizado de ALFS (Augmented Lecture Feedback System), um sistema de realidade ampliada destinado a dar feedbackao professor.
Os óculos de realidade aumentada permitem que o professor veja símbolos acima de cada aluno.
Os símbolos indicam o "estado" do aluno durante a atividade.
"Esses símbolos são ativados pelos próprios alunos através de seus celulares, e são usados para informar ao professor que eles não entenderam a explicação, ou que entenderam, que estão pedindo ao professor para ir mais devagar, ou para dizer se sabem ou não a resposta para a pergunta que o professor acaba de fazer à classe," explica Telmo Zarraonandia, um dos criadores dos óculos.
Dessa forma, simplesmente olhando para o símbolo de um aluno, mostrado acima da sua cabeça, o professor sabe exatamente o que o aluno deseja.
Além disso, na parte superior dos óculos, o sistema mostra um diagrama com a soma das respostas dadas pelos alunos, o que pode ser particularmente útil em salas com grande número de alunos.
Como a ideia é particularmente boa, e com um mercado enorme, é melhor que os pesquisadores espanhóis melhorem logo o visual dos seus óculos, antes que outros "glasses" com maior apelo estético incorporem a ideia.



Bibliografia:
An augmented lecture feedback system to support learner and teacher communication
Telmo Zarraonandia, Ignacio Aedo, Paloma Díaz, Álvaro Montero
British Journal of Educational Technology
Vol.: 44. Number: 4

Aguarde meus comentários...