28/09/2012

Leis de Newton, vamos nessa!!!

Galera,
Aqui começa o material para estudo das leis de Newton. São resumos e exercícios e alguns vão além do que já vimos.Não se assustem, é só esperar que a gente chega lá. De qualquer forma, é bom ir fazendo aqueles que correspondem aos tópicos que já vimos.
mais tarde tem vídeo novo.
Leis I  Leis II  Leis III  Leis IV

vídeo

23/09/2012

O caso dos dois sóis


Trata-se de um fenômeno óptico chamado Parhelia. Quem disse que viu, não estava enganado, só se deixou levar por uma ilusão. Consequência disso? No máximo sinal de que vem chuva por aí.

O chefe do CPPMet e doutor em meteorologia, professor Gilberto Diniz, explica que o fenômeno ocorre devido à formação das nuvens cirrus. Constituídas em grande parte por numerosos cristais de gelo que se distribuem em longas tiras pelo céu. Essas nuvens refratam e refletem a luz solar em halos - aquela espécie de coroa que se forma em volta do sol. Da Terra, ilusão de que existem mesmo dois sóis.

O fenômeno pode acontecer também com a luz da lua. "Em qualquer um dos casos representa indício de chuva", informa o professor. E, desta vez, realmente foi o que ocorreu. As pancadas de chuva nas regiões onde ocorreu o fenômeno vieram logo em seguida.
Galerinha, esse é o vídeo piloto para aquele programa de complementação das aulas. Fiz sozinho e por isso não está lá grande coisa, mas o que vale é o conteúdo.
Espero melhorar a qualidade no próximo.

19/09/2012

Galera do 3º Ano Cardoso Fontes


Atenção, moçada,
O trabalho que faremos no IV bimestre consistirá de 4 partes: resumo, pôster e experimento ou vídeo demonstrativo e relato. O tema deve estar incluso nos itens abaixo. Os grupos deverão ter 6 ou 7 participantes que poderão ser de qualquer das 3 turmas.
Na próxima semana (dia 24 ou 26, de acordo com a turma) os grupos já deverão estar montados e o tema escolhido. A partir daí, cada grupo terá um monitor (do Pibid).
Comecem a pensar sério sobre isso, pois a avaliação do bimestre será toda baseada nessa tarefa.
Qualquer dúvida, pergunte aqui. Se você já montou seu grupo e escolheu o tema, post aqui.

Temas:
Mecânica                        Termologia                 
01 Cinemática                 05 termometria
02 Dinâmica                    06 calorimetria
03 Estática                       07 termodinâmica
04 Hidrostática

Óptica
08 Óptica Geométrica          Ondas
09 Óptica da Visão               10  MHS

Eletricidade                          Outros Tópicos
11 Eletrostática                     13 Física Moderna
12 Eletrodinâmica                 14 Física das Partículas                                  15 CERN/LHC 

Trabalho sobre Vetores

Galerinha,
as questões para o trabalho estão à direita.
Divirtam-se

12/09/2012

Tempestade Solar em 2013


      O Congresso dos Estados Unidos alertou os norte-americanos para a necessidade de se prepararem para uma forte tempestade solar, após alerta da NASA.

      O Congresso dos Estados Unidos fez um alerta aos norte-americanos para estes se prepararem para aquilo que está a ser denominado como a "tempestade solar do século". Num documento elaborado pelos parlamentares, foi pedido às comunidades locais para se precaverem com os recursos necessários de modo a poderem abastecer as populações com um mínimo de energia, alimentos e água em caso de emergência. De igual modo, é destacada a importância de tomar medidas de prevenção adequadas a este tipo de fenômenos, articuladas entre as comunidades vizinhas, uma vez que é necessária uma boa coordenação entre todos.
            Segundo avança o jornal espanhol "ABC", o texto do Congresso também cita várias informações elaboradas pela Proteção Civil, pelo regulador de energia elétrica e pelo Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, explicando a forma de atuar perante estes fenómenos. O objetivo é incentivar as práticas preventivas, bem como definir a natureza da ameaça, de forma a que os cidadãos possam estar preparados.
            Espanha, Alemanha, França e Reino Unido, são alguns dos países que, tal como os Estados Unidos, já estão a tomar "importantes medidas ao nível da prevenção".
Este mês a NASA alertou para o fato de que, em 2013, o Sol chegará a uma fase do seu ciclo onde grandes explosões e tempestades solares serão mais prováveis e deverão afetar o nosso planeta.
            O Sol tem ciclos solares com média de 11 anos e atualmente estamos numa fase de aumento da atividade, o que se traduz em maior número de manchas na superfície da estrela. É possível que haja outros ciclos mais longos, mas só existem registos das manchas solares desde meados do século XVIII. Por isso, é difícil fazer previsões sobre a atividade da nossa estrela.

02/09/2012

CERN 2012

É isso aí, galera. Um grande sonho na área profissional realizado. Estar no CERN é uma experiência fabulosa. Espero que muitos de vocês, meus alunos, possam ter um dia essa oportunidade.